No hiper competitivo mundo dos negócios ter estratégias de marketing para vender mais bem definidas é o melhor caminho para se diferenciar e conquistar, cada vez mais, clientes e espaço no mercado.
Então prepare-se!
No artigo de hoje, vou falar de algumas das principais estratégias de marketing para vender mais e fazer o seu negócio bombar.
Seguir essas estratégias e ter sucesso no seu empreendimento, pode não ser uma tarefa simples, fácil e rápida, mas é por isso mesmo que a Tracione existe: para te ajudar nessa missão.
Se tiver alguma dificuldade, é só marcar uma CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA.
Número 1: Faça mais ou menos igual a todo mundo
Esse conselho pode parecer um pouco estranho, é verdade! Fazer igual a todo mundo? Será que dá certo?
Existe, entretanto, um motivo para algumas das principais estratégias de marketing do mercado serem repetidas por empresas de sucesso ao longo dos tempos.
ELAS DÃO CERTO!
O que não quer dizer que você precise fazer igualzinho a essas empresas. Na verdade, se conseguir criar pontos de diferenciação que deixem o seu marketing mais personalizado e único, a chance de ele dar certo e engajar é ainda maior.
No entanto, não vale a pena ficar tentando fugir das estratégias de marketing clássicas. Elas estão de pé, sendo utilizadas até hoje, porque atraem – SIM – mais clientes.
Número 2: Estratégias de Marketing Digital para atrair mais clientes
Quem está fora do meio digital hoje em dia, simplesmente não vende, ou pelo menos, vende muito menos do que poderia.
Então, simples assim:
A primeira e mais clássica das “estratégias de marketing para vender mais” que você deve considerar para o seu negócio é, simplesmente, estar presente.
Sua empresa já tem página nas principais plataformas de redes sociais? Inclusive no Threads? Com que frequência vocês realizam posts? E o quanto seus clientes engajam com esses produtos?
Aqui tem umas dicas “bacanudas” para você aprender a usar a nova rede da moda.
Produzir conteúdo digital, por mais simples que seja, com regularidade e que converse e permita a interação com seu público-alvo, é um ótimo caminho para conquistar novos clientes.
E o melhor de tudo: aumentar a visibilidade e agregar autoridade à sua marca.
E claro, sem deixar de lado os “pequenos detalhes”. Por exemplo, uma identidade visual de primeira, além de uma linguagem acessível acrescentam muitos pontos à sua página.
“Ah, mas não precisa de post todo dia”, “É só isso? Melhor nem postar!” – vai por mim – é melhor postar sim, por mais simples que seja.
Marketing de Conteúdo: confiabilidade e informação como uma das estratégias de marketing para vender mais
Conteúdo informativo, de qualidade, que oriente seu cliente em relação a conhecimentos que você e sua empresa têm. Exatamente como esse texto que você está lendo aqui agora! E sim, eu adoro dar esse exemplo, afinal, quem não gosta de um pouquinho de metalinguagem?
Ah, e claro, se vai começar a produzir conteúdo para a página ou blog da sua empresa, jamais ignore o SEO, ou Search Engine Optimazation!
Número 3: Estratégias de Marketing para vender mais
Agora que já tocamos no assunto da presença online, e quando a pedida é vender mais? Melhor: quais são as estratégias de marketing para convencer o seu cliente ao invés de só atraí-lo?
Claro, não existe mina de ouro quando o assunto é conquistar clientes, mas confiar no que já produzem as grandes empresas, mais uma vez, é uma ótima ideia!
Então, siga os grandes e conheça BEM o seu público-alvo.
Assim, fica mais fácil compreender suas dores. Ou seja: onde você pode realmente convencê-lo que seu produto ou serviço vai ser realmente efetivo para ele.
A partir disso, existem diferentes abordagens, umas mais adequadas que as outras, para utilizar de acordo com o “tipo de cliente”.
Por exemplo, se você tem um cliente pequeno, cuja dor é o preço do seu produto ou serviço, oferecer promoções com tempo limitado é uma ótima abordagem.
Quando a dor do seu cliente for a confiabilidade em outro serviço ou produto que não o seu, é só oferecer garantias de satisfação para aumentar a confiança e fazer com que o lead experimente as suas soluções.
Agora, se a questão é que seu cliente não é fiel, está na hora de oferecer um atendimento de primeira, e claro, descontos por compras ou até ter um programa de fidelidade próprio.
Mas lembre-se, nada disso vale se você oferecer as soluções erradas a determinados clientes. Por isso, conhecer seu público alvo TEM que ser o primeiro e essencial passo.
Exemplos matadores
Sabe qual foi o primeiro banco 100% digital a abrir no Brasil?
Não, não foi o Nubank. Mas então, porque ele veio primeiro à sua cabeça? E vem a maior parte das pessoas. Simples! Ele popularizou o conceito com Estratégias de Marketing para vender mais e conhecer mais.
Sua estratégia de marketing digital foi centrada na experiência do usuário e na transparência.
Eles investiram em mídias sociais, como o Instagram, para se conectar com o público-alvo, fornecer conteúdo educativo sobre finanças e compartilhar informações sobre seus serviços.
Essa estratégia ajudou o Nubank a se tornar uma das empresas mais valiosas da América Latina.
E quando o assunto são Estratégias de Marketing para vender mais?
Nada melhor do que citar uma das maiores varejistas do Brasil, não é?
A Magazine Luiza inovou quando criou o “Compra Certa”, uma estratégia que consistia em ofertas com descontos exclusivos para clientes cadastrados em seu portal.
Hoje, essa é uma abordagem super comum replicada por todos os tipos de comércios. Inclusive, já parou para pensar de quantos desses “clubes” você faz parte?
Conclusão
Não há dúvidas! Estratégias de Marketing para vender mais que dão certo são as bem aplicadas, que atingem o público certo e na hora certa!
Por isso, conheça seu público, faça questão de estar presente e próximo deles através do atendimento e das redes sociais e esteja sempre atento aos resultados e respostas.
E prontinho! Nada pode te impedir de crescer, cada vez mais.
Ah! Quer saber outras dicas matadoras para acelerar o marketing e as vendas do seu negócio? Tem vários conteúdos imperdíveis aqui no blog da Tracione.