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O que é o novo inbound e como ele se diferencia do inbound tradicional

Com a chegada no Novo Inbound, o Inbound Marketing está com os dias contados?

Não entendeu nada do que eu estou falando? Calma, que neste novo artigo do blog da Tracione, você vai ficar por dentro de tudo sobre Inbound Marketing.

O que é, porque está perdendo sua força, e a pergunta de milhões: se ele será substituído pelo Novo Inbound, uma espécie de atualização da estratégia. 

Curtiu? Então, é só seguir por aqui, em mais um artigo do blog da Tracione. E, claro, se está querendo uma ajudinha com o marketing digital ou acelerar as vendas da sua empresa, conte com a gente: é só agendar uma  CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA.

Então vamos lá, o que cargas d’água é Inbound Marketing

o que cargas d’água é Inbound Marketing

Simples! Inbound é qualquer estratégia de marketing para atrair a atenção e o interesse de clientes e potenciais clientes, por meio de conteúdos relevantes e de qualidade. 

Este post, por exemplo, é um produto de uma estratégia de Inbound Marketing. Através da produção de conteúdo de qualidade, visamos entreter e entregar conhecimento a você, cliente ou possível cliente. O objetivo é nos aproximarmos, e gerar confiança na nossa marca e interesse em nossos produtos. 

Funil de vendas

Nessa estratégia, o cliente tende a seguir o antigo “Funil de Vendas” (igual esse da imagem acima). A princípio, o cliente conhece a marca através do contato com seu conteúdo e se torna um lead, ou seja, um potencial cliente ou pessoa interessada em um determinado produto ou serviço da empresa. 

A partir daí, a empresa começa a produzir conteúdo mais específico, mostrando para esse lead oportunidades de negócio, ofertas, entre outros approches que poderão ser o ponto de virada para que ele se transforme em cliente. 

Podemos dizer que o Inbound é a estratégia de marketing mais positiva que existe. Ela não prejudica nem quem produz o conteúdo nem quem o recebe. Aliás, muito pelo contrário, ele ajuda a construir um ambiente de confiança e de compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade.

Então, qual é o problema?

Bom, como tudo na vida, o Inbound não é perfeito. 

Por ser uma estratégia positiva e com bom retorno, uma das maiores questões levantadas sobre o antigo formato do Inbound é a saturação de conteúdo. 

Ao se tornar uma estratégia amplamente adotada, rapidamente o Inbound ajudou a propagar um aumento considerável no número de conteúdos online. 

De forma que o volume de informações disponível chega a níveis tão grandes que o Inbound se torna inimigo dele mesmo. Ou seja: produzir mais conteúdo significa ter cada vez mais dificuldade de tornar o seu conteúdo relevante. 

E tem ainda outros problemas causados pelo aumento no volume da produção: a evolução dos algoritmos de busca e de redes sociais. 

As plataformas têm priorizado conteúdos de maior relevância e engajamento, o que exige um investimento maior de tempo e recursos para criar materiais de alta qualidade, e que se destaquem entre a concorrência.

Dessa forma, o Inbound está se tornando cada vez mais uma estratégia cara e que muitas vezes não é capaz de dar o retorno esperado. 

Agora sim: O que é o Novo Inbound Marketing?

Agora sim O que é o Novo Inbound Marketing

O Novo Inbound Marketing é uma evolução da estratégia original. Ele busca se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e às novas demandas do mercado. Essa abordagem incorpora elementos como personalização, interatividade e experiência do usuário em todos os estágios do Funil de Vendas

No Novo Inbound Marketing, há uma ênfase maior na segmentação de público e na personalização das mensagens. Ao compreender as necessidades específicas de cada cliente, as empresas podem fornecer conteúdo altamente relevante e personalizado, aumentando, assim, as chances de engajar e converter.

E como transformar o meu “Velho Inbound” em um “Novo Inbound”?

Ok! E agora que já sei o que é o “Novo Inbound”, como faço para transformar o meu “velho” em algo “novo”?

Chegou a melhor parte! 

PRE-PA-RA que aí vão: 3 formas de transformar o Inbound da sua empresa:

  • Personalize: O Novo Inbound Marketing reconhece a importância de oferecer conteúdo altamente personalizado, levando em consideração as preferências individuais e necessidades específicas de cada cliente. Isso permite uma abordagem mais direcionada e eficaz. Além, é claro, de criar um diferencial do produto que você entrega contra a concorrência!
  • Interaja: A interatividade é um elemento central do Novo Inbound Marketing. Se você interage diretamente com seu cliente, cria experiências! Você envolve seus clientes de forma ativa e isso fortalece muito o relacionamento.
  • Pense no UX: Pense, e muito, na experiência do seu usuário! Se viajar pelo seu site, redes sociais ou até pela sua loja física mesmo, for uma experiência simples e agradável, é muito provável que o seu lead volte quantas vezes for necessário. E o melhor de tudo: que ele goste disso! Afinal, vai dizer que não conhece ninguém que só vaga por um site de uma loja de roupas, sem comprar nada, só para se divertir? 

Esses novos pontos também alteram a forma como vemos o Funil de Vendas do Novo Inbound, já que o processo deixa de ser linear.

Pode parecer confuso, mas a partir deste momento, pouco importa em que nível do Funil seu lead está, o que importa é o nível de especialização e o contato que ele tem com a sua marca, produto ou serviço. 

O Funil se torna uma espécie de roda maluca. Onde não importa onde o Lead está e nem para onde ele vai. O que importa é como ele enxerga a sua empresa, e como, através dessa nova estratégia, você pode conquistá-lo e convertê-lo em cliente. 

“Aqui jaz o Velho Inbound Marketing?”

Aqui jaz o Velho Inbound Marketing

Isso quer dizer que o “Velho Inbound Marketing” deve ser completamente descartado? 

Não! Definitivamente, não. O “Antigo Inbound” (termo que soa muito estranho, já que essa é ainda uma estratégia super atual) é efetivo, e qualificar o seu lead é uma ótima abordagem para gerar confiança e interesse. 

Aliás, tem até um artigo super legal do Danilo Alba sobre o Velho e o Novo Inbound no LinkedIn. 

O que o Novo Inbound traz é uma nova visão, mais do que necessária. Afinal, se você se contenta em usar estratégias antigas sem criticá-las e sem pensar no novo, bom, simplesmente vai parar de vender. 

Então, não se preocupe! Se o Marketing Digital da sua empresa, hoje, é completamente focado no Inbound Marketing, e obedece ao Funil de Vendas, isso não quer dizer que ela está fadada à falência. No entanto, olhe com otimismo para o Novo Inbound e pense em como você pode mudar o seu negócio para vender cada vez mais.