A Mídia Programática não para de crescer! De acordo com dados do relatório da Interactive Advertising Bereau (IAB), 22% dos US$ 16 bilhões investidos em publicidade online no Brasil em 2022 foram destinados para essa ferramenta.
Mas o que é isso? Por que tem crescido tanto? E o mais importante: é melhor que o modelo antigo?
Bom, isso tudo você descobre aqui e agora, com mais um artigo do Blog da Tracione para te ajudar a saber tudo que você precisa e mais um pouco sobre marketing.
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O que é mídia programática e como funciona?
A Mídia Programática é uma estratégia para “cortar o papo furado” quando o assunto é negociação de espaços publicitários online. É a utilização de softwares para automatizar, e claro, aprimorar a compra de publicidade digital.
Como assim?
Simples! Utilizando um Ad Exchange, que nada mais é do que uma plataforma/software adequado para comercialização de mídia programática, os donos dos espaços publicitários disponibilizam a veiculação de seus canais e os interessados em anunciar adquirem esses espaços por lá.
A venda da divulgação é realizada em um formato de leilão em tempo real, com o preço sendo regulado pelo “Custo de Mil Impressões” (CPM), ou seja, um valor pago para que aquele anúncio chegue a mil pessoas.
O legal disso tudo é que a venda desses espaços fica muito mais ágil, sem precisar de solicitações de propostas ou até daquelas negociações intermináveis. E mais, o processo de entrega dos anúncios é automatizado, utilizando algoritmos para segmentar o público e otimizar a exibição. Em outras palavras, nada de dinheiro mal gasto. O que você paga, você vai receber, ou melhor, seu público vai receber, na hora e do jeito mais eficiente possível.
É hora de se adaptar? 4 Facilidades que a Mídia Programática traz
“Ah, mas no antigo modelo, eu conseguia comprar mais espaço por menos dinheiro!”
Tá bom, até pode ser, mas este é um novo formato, e que vem tomando cada vez mais o espaço do mercado. A IAB revelou que em 2020, 85% das vendas de anúncios digitais nos Estados Unidos ocorreram por meio de mídia programática. Mais do que isso, em 2021, o mercado global de publicidade programática foi avaliado em US$ 418 bilhões pela Statista, nada mais nada menos que o dobro do valor registrado em 2017, e a previsão é que ele quase dobre, mais uma vez, até 2026.
Ainda vale a pena levar em consideração as facilidades se comparada ao modelo antigo de negociação. Inclusive, que tal citar alguns diferenciais que podem mudar sua visão sobre a Mídia Programática! Aqui vão sete deles:
- Automatização do processo: Se você conseguia comprar espaço mais barato através de negociações, agora a Mídia Programática te faz economizar de outras formas: nada de ter que juntar a equipe, realizar reuniões do outro lado da cidade e gastar horas. Seus profissionais, tempo e dinheiro economizados.
- Precisão e segmentação: quando você compra o espaço de um site, por exemplo, terá sua marca, produto ou serviço exibido para qualquer pessoa que entre nesse portal. O que é ótimo e pode levar a um grande reconhecimento do que você faz, mas com a Mídia Programática o seu anuncio é direcionado para público sensíveis, levando em conta dados demográficos, interesse, comportamento e muitas outras variáveis. Assim, o aumento na conversão é certo!
- Otimização em tempo real: se a Mídia Programática ainda não te convenceu, agora é a hora! Já imaginou otimizar seus anúncios em tempo real? Não tá convertendo? Mude a plataforma de exibição na hora. Opa, essa plataforma tá voando, então vamos investir mais nela. Nada de estruturas bem determinadas, tudo é adaptável. Isso sem ao menos citar o quão diversificado o inventário das Ad Exchanges são, com acesso a diferentes formatos, como display, vídeo e áudio em centenas de canais.
- Mensuração de resultados: Por fim, e talvez o mais importante. A Mídia Programática facilita bastante a mensuração e resultados, já que os próprios softwares entregam recursos avançados de mensuração permitindo que os profissionais adequados sejam capazes de analisar o desempenho das campanhas e identificar quais canais, segmentos e anúncios estão gerando os melhores resultados.
E essas nem são todas as facilidades, hein? Ainda poderíamos falar de flexibilidade, transparência e até de uma integração facilitada com outras estratégias de marketing. Uma abordagem moderna de compra de mídia que oferece benefícios significativos para anunciantes de diferentes setores.
No entanto, é importante ressaltar que a implementação eficaz da mídia programática depende de conhecimento especializado e a colaboração de profissionais de marketing experientes! Nada de bater no peito e se virar sozinho, porque se não, seu “rico dinheirinho”, gasto em mídia programática pode “ir pelo ralo”.
A dica é buscar parceria com agências especializadas ou profissionais capacitados para ajudar a planejar, executar e otimizar as campanhas de forma eficiente. E claro, nós da Tracione estamos aqui para te ajudar no que precisar se for a sua pedida.
Conclusão
Os dois modelos de compra de mídia têm suas vantagens, claro. No entanto, se você pretende realizar uma campanha de grande volume, ou tem uma empresa com um modelo de marketing já bem estabelecido, o modelo de Mídia Programática pode economizar uma quantia enorme dos seus recursos e dos esforços da sua equipe.
Por isso, vale a pena consultar sua equipe e estudar a aplicação do novo modelo! Eu te garanto, ele pode fazer milagres por você e sua empresa.
