O varejo físico mudou, e a loja instagramável é tendência pura! Melhor: uma excelente estratégia para se destacar em um mercado competitivo.
Mas como funciona uma loja instagramável? Por que você deveria criar a sua?
O artigo de hoje é todo dedicado a esse assunto. E “tá” bastante detalhado.
Mas antes, é sempre bom lembrar: a Tracione também é uma aceleradora de vendas. Nosso time é expert em criar e planejar estratégias para você aumentar seu faturamento. Quer saber mais? É só agendar uma sessão estratégica gratuita conosco.
Agora, bora descobrir tudo sobre a loja instagramável.
O que é uma loja instagramável?
Antes de entender o que é uma loja instagramável, eu quero falar sobre a loja conceito.
Certamente, você já foi em uma delas. O Boticário e a Lacoste são lojas conceito.
Essas lojas têm um design moderno, super bem projetado e, sobretudo: oferecem experiências imersivas inovadoras. O objetivo? Aproximar a marca do seu cliente, transmitindo sua história, identidade e valores.
Já a loja instagramável está no guarda-chuva da loja conceito. É uma loja “fotogênica”.
O visual é tão bonito e atraente, que estimula você a tirar fotos, gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais.
Ah! Muito além do Instagram, TikTok e até Pinterest também têm bombado quando o assunto são redes sociais de fotos, hein?
Mas por que uma loja instagramável interessa tanto?
O visual da sua loja pode atrair e influenciar novos clientes. Olha, que maravilha!
Quando as pessoas se sentem à vontade de produzir conteúdo visual da sua loja e compartilham nas redes sociais, isso acaba retornando pra você em visibilidade e exposição.
Para vender, seu negócio precisa ser visto. De uma forma marcante, então, aí é que ele será sempre lembrado. Vamos combinar? Algo super importante em um mercado pra lá de acirrado.
A loja instagramável é, assim, uma forma de se destacar, e mais: de criar uma conexão duradoura com seus clientes.
Lembre-se: se seu cliente tira foto e publica nas redes sociais, a chance dele influenciar alguém a visitar a sua loja é grande.
E, segundo pesquisa do Influence Marketing Hub e Upfluence, nem precisa que ele tenha tantos seguidores:
“os nanosinfluenciadores — que tem menos de 15 mil seguidores — têm uma taxa de engajamento de 3,86%. Já os megainfluenciadores — com mais de 1 milhão de seguidores — apresentam a taxa de 1,21%”
Um outro detalhe importante. Você já ouviu falar em neuromarketing, não é mesmo? Pois é, lojas conceitos estão recheadas de estímulos sensoriais, capazes de causar efeitos emocionais conscientes e inconscientes em seus consumidores.
Ou seja: esses estímulos podem ajudar as pessoas a consumirem.
Como criar a sua loja conceito instagramável?
Você deve entender claramente quem é o seu público-alvo e qual o seu objetivo.
A partir daí, é imprescindível procurar um arquiteto ou designer de interiores e apresentar um briefing detalhado sobre o seu propósito.
É este profissional quem vai estudar quais as cores e móveis usar, a iluminação adequada e os melhores sons e cheiros.
Para criar um vínculo emocional com seu cliente, você precisa envolvê-lo e despertar a atenção por meio de estímulos bem equilibrados e, sobretudo, memoráveis.
Lojas para você se inspirar
-
O Boticário Lab
São duas unidades em São Paulo (Pinheiros e no Morumbi) e uma em Curitiba (Batel).
Lá, os clientes podem fazer serviços de salão de beleza, diagnóstico capilar, SPA de mãos, além personalizar e montar presentes.
Tem também o Boti Essence, no qual a pessoa pode descobrir sua fragrância ideal a partir de IA e mapa olfativo. Bacana, né?
Lembra no último post que falamos sobre o uso da tecnologia nas experiências de vendas? Pois é, o Boti Essence d’ O Boticário é um exemplo.
É comum, em datas especiais, a loja oferecer experiências diferenciadas como intervenções artísticas, palestras, dentre outras.
-
Havaianas
A loja conceito da Oscar Freire foi redesenhada para levar inovação, sustentabilidade e liberdade aos clientes.
As pessoas podem personalizar produtos e descartar chinelos para serem reciclados.
A experiência de compra é feita por meio da tecnologia, e sons e imagens contam histórias durante toda a jornada na loja física.
-
Lacoste
Essa, sem dúvidas, é uma das mais inovadoras. A loja do Shopping Iguatemi, em São Paulo, é tão moderna, que não tem vitrines – o espaço é todo aberto.
As paredes são feitas de cimento queimado, os bancos são verde escuro – bem instagramável mesmo – e o pagamento é feito pelo QR Code disponível.
O foco são os novos consumidores, os Millenials e Geração Z.
Viu só como as lojas instagramáveis podem fazer a diferença na hora de vender? Ofereça essa experiência ao seu cliente.
E, claro, conte com a Tracione para caprichar nas vendas.