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Bombando seu varejo: Por que e como criar a sua Loja Instagramável?

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O varejo físico mudou, e a loja instagramável é tendência pura! Melhor: uma excelente estratégia para se destacar em um mercado competitivo. 

Mas como funciona uma loja instagramável? Por que você deveria criar a sua?  

O artigo de hoje é todo dedicado a esse assunto. E “tá” bastante detalhado. 

BOMBANDO SEU VAREJO: POR QUE E COMO CRIAR A SUA LOJA INSTAGRAMÁVEL? | 1 | TRACIONE

Mas antes, é sempre bom lembrar: a Tracione também é uma aceleradora de vendas. Nosso time é expert em criar e planejar estratégias para você aumentar seu faturamento. Quer saber mais? É só agendar uma sessão estratégica gratuita conosco.

Agora, bora descobrir tudo sobre a loja instagramável. 

O que é uma loja instagramável? 

Antes de entender o que é uma loja instagramável, eu quero falar sobre a loja conceito. 

Certamente, você já foi em uma delas. O Boticário e a Lacoste são lojas conceito. 

Essas lojas têm um design moderno, super bem projetado e, sobretudo: oferecem experiências imersivas inovadoras. O objetivo? Aproximar a marca do seu cliente, transmitindo sua história, identidade e valores. 

Já a loja instagramável está no guarda-chuva da loja conceito. É uma loja “fotogênica”.  

O visual é tão bonito e atraente, que estimula você a tirar fotos, gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais. 

Ah! Muito além do Instagram, TikTok e até Pinterest também têm bombado quando o assunto são redes sociais de fotos, hein? 

Mas por que uma loja instagramável interessa tanto? 

O visual da sua loja pode atrair e influenciar novos clientes. Olha, que maravilha! 

Quando as pessoas se sentem à vontade de produzir conteúdo visual da sua loja e compartilham nas redes sociais, isso acaba retornando pra você em visibilidade e exposição. 

Para vender, seu negócio precisa ser visto. De uma forma marcante, então, aí é que ele será sempre lembrado. Vamos combinar? Algo super importante em um mercado pra lá de acirrado. 

A loja instagramável é, assim, uma forma de se destacar, e mais: de criar uma conexão duradoura com seus clientes. 

Lembre-se: se seu cliente tira foto e publica nas redes sociais, a chance dele influenciar alguém a visitar a sua loja é grande. 

E, segundo pesquisa do Influence Marketing Hub e Upfluence, nem precisa que ele tenha tantos seguidores: 

“os nanosinfluenciadores — que tem menos de 15 mil seguidores — têm uma taxa de engajamento de 3,86%. Já os megainfluenciadores — com mais de 1 milhão de seguidores — apresentam a taxa de 1,21%” 

Um outro detalhe importante. Você já ouviu falar em neuromarketing, não é mesmo? Pois é, lojas conceitos estão recheadas de estímulos sensoriais, capazes de causar efeitos emocionais conscientes e inconscientes em seus consumidores. 

Ou seja: esses estímulos podem ajudar as pessoas a consumirem. 

Como criar a sua loja conceito instagramável? 

Você deve entender claramente quem é o seu público-alvo e qual o seu objetivo. 

A partir daí, é imprescindível procurar um arquiteto ou designer de interiores e apresentar um briefing detalhado sobre o seu propósito. 

É este profissional quem vai estudar quais as cores e móveis usar, a iluminação adequada e os melhores sons e cheiros. 

Para criar um vínculo emocional com seu cliente, você precisa envolvê-lo e despertar a atenção por meio de estímulos bem equilibrados e, sobretudo, memoráveis

Lojas para você se inspirar

  • O Boticário Lab 

São duas unidades em São Paulo (Pinheiros e no Morumbi) e uma em Curitiba (Batel). 

Lá, os clientes podem fazer serviços de salão de beleza, diagnóstico capilar, SPA de mãos, além personalizar e montar presentes.  

Tem também o Boti Essence, no qual a pessoa pode descobrir sua fragrância ideal a partir de IA e mapa olfativo. Bacana, né? 

Lembra no último post que falamos sobre o uso da tecnologia nas experiências de vendas? Pois é, o Boti Essence d’ O Boticário é um exemplo. 

É comum, em datas especiais, a loja oferecer experiências diferenciadas como intervenções artísticas, palestras, dentre outras.

  • Havaianas 

A loja conceito da Oscar Freire foi redesenhada para levar inovação, sustentabilidade e liberdade aos clientes. 

As pessoas podem personalizar produtos e descartar chinelos para serem reciclados. 

A experiência de compra é feita por meio da tecnologia, e sons e imagens contam histórias durante toda a jornada na loja física.

  • Lacoste 

Essa, sem dúvidas, é uma das mais inovadoras. A loja do Shopping Iguatemi, em São Paulo, é tão moderna, que não tem vitrines – o espaço é todo aberto. 

As paredes são feitas de cimento queimado, os bancos são verde escuro – bem instagramável mesmo – e o pagamento é feito pelo QR Code disponível. 

O foco são os novos consumidores, os Millenials e Geração Z. 

Viu só como as lojas instagramáveis podem fazer a diferença na hora de vender? Ofereça essa experiência ao seu cliente. 

E, claro, conte com a Tracione para caprichar nas vendas.