Eu ainda não estou cansado de dizer: empresa sem presença digital é empresa sem relevância.
Fazer um bom trabalho de conteúdo e presença digital, no entanto, pode ser exaustivo. Pode demandar uma atenção maior do que aquela que seus funcionários podem oferecer, e mais, expertises que eles podem não possuir.
E como disse Paulo Charles Schaefer, Diretor de Engenharia da Edvisor, no Podcast Tracione Seu Negócio: “O carinha do marketing digital que faz tudo não existe”.
O processo fica bem mais desafiador e doloroso, sobretudo, no caso de empresas menores.
Mas é aí que entra a Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas.
Um serviço que pode ajudar MUITO a sua empresa a promover a grande virada na sua comunicação digital, atraindo, convertendo e fidelizando cada vez mais clientes!
E sim, a Tracione oferece o serviço de Consultoria de Marketing Digital, e se for do seu interesse, você já pode agendar agora mesmo uma sessão gratuita para conversarmos sobre o Marketing Digital da sua empresa.
Mas se você ainda não tem toda aquela certeza do mundo, e quer saber mais sobre a Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas e sua importância, segue aqui com a gente.
O que é Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas?
Vamos começar pelo básico: o que é a Consultoria de Marketing Digital?
Como qualquer outra consultoria, a de Marketing Digital se baseia em um serviço estratégico e tático, que busca melhorar a forma como uma empresa se comunica e se posiciona no ambiente online.
Em outras palavras: é como ter um profissional de “controle de qualidade” para a comunicação digital da sua empresa.
O profissional ou grupo responsável pela consultoria, avalia processos, pensa em soluções e propõe novas abordagens para transformar a comunicação online da sua empresa.
Mas e quando o assunto é a Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas, o que muda?
A-BOR-DA-GEM!
O consultor responsável conhece muito as dores das empresas de pequeno porte que recorreram ao seu serviço. Sabe que vai ser difícil – pelo menos, agora no início – para que a empresa absorva grandes demandas, e com uma produção de conteúdo intensa.
Ou seja: o trabalho a ser desenvolvido vai respeitar o momento digital daquela empresa, oferecendo as melhores estratégias. E, sim, de uma forma progressiva, sempre acompanhando o crescimento, claro!
Por isso mesmo, a sua proposta tem que ser diferenciada!
Cabe à pessoa consultora procurar processos que facilitem a comunicação digital no dia-a-dia; e que possam ser escalonáveis.
Mais do que isso: a consultoria também será capaz de melhorar o material produzido pela comunicação da sua empresa, levando em consideração objetivos, público-alvo e recursos disponíveis.
Pontos Positivos da Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Expliquei de um modo geral os pontos importantes de se contar com uma Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas. No entanto, é essencial ter ainda mais clareza neste assunto.
Afinal de contas, estamos falando de dinheiro investido! E você, claro, vai querer saber como ele vai retornar para você.
Certo?
Então, vamos citar e explicar alguns dos principais pontos.
Assim, você será capaz de entender como essa metodologia pode impactar no seu negócio.
- Aquela ajudinha de experts: Sabemos que montar uma equipe de Marketing Digital pode ser um grande desafio – inclusive, falamos desse tema no artigo anterior. Por isso, contar com profissionais com experiência na área, guiando a sua equipe, é uma ótima maneira de potencializar seus resultados e garantir o sucesso da sua produção, a um custo mais baixo, do que contratar toda uma equipe de marketing ou profissionais plenos.
- Estratégias adaptadas a sua realidade: Como já disse antes, seguir modelos de marketing digital bem estruturados tende a ser uma boa, afinal, eles estão vivos porque dão certo. No entanto, para pequenas empresas, às vezes, adaptações simples são o suficiente para transformá-la em um case de sucesso. A única questão é que você precisa dos insights para fazer a “chave virar”. Uma Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas pode ser a solução para isso!
- Maximização do Orçamento: Dinheiro não tá fácil, não é? Por isso, com recursos limitados, pequenas empresas precisam otimizar cada centavo investido. Uma Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas é a melhor pedida para adaptar seu orçamento de forma inteligente e eficaz.
- Acompanhamento de resultados constante: A consultoria monitora e analisa constantemente o desempenho das estratégias, fazendo ajustes conforme necessário para melhorar os resultados.
- Aprendizado Contínuo: A melhor parte! A consultoria permite que sua equipe aprenda! E logo logo, ela não será mais necessária. Em outras palavras, estamos falando de um investimento que potencializa seus resultados, enquanto ensina sua equipe a performar cada vez melhor!
Esses são os principais pontos positivos a serem citados. A boa notícia? Não fica só nisso, não, viu?
Ainda não falamos sobre nenhum impacto positivo direto da aplicação da Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas, como: aumento na visibilidade online da empresa, mais engajamento, geração de leads qualificados, maior conversão e vendas; posicionamento de marca bem estruturado… e por aí vai! O céu é o limite!
Custo da Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas:
Agora vamos falar de um ponto importantíssimo e que também joga a favor da Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas:
CUS-TO!
O valor da Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas varia de acordo com diversos fatores: extensão de serviços necessários, tamanho da empresa, tamanho da equipe de marketing digital da empresa, entre outros.
No entanto, quase que 100% das vezes, a consultoria será uma alternativa mais econômica do que contratar uma agência de marketing digital em tempo integral.
Ei, calma! Não estou falando que contratar uma agência para cuidar do seu marketing digital é besteira. Claro que não é, mas isso pode simplesmente não te atender.
Imagine: você está montando a sua equipe de marketing digital. Nesse sentido, de que forma contratar uma agência pode auxiliar os seus funcionários a se desenvolverem?
Se você já tem uma equipe bem estruturada, mas está com problemas, vale mais contratar uma agência e desenvolver uma campanha ou contar com a consultoria e resolver essa questão permanentemente?
Considere sempre o seu ROI, ou retorno sobre investimento, e analise bem!
Muita gente já perdeu muito dinheiro por simplesmente não conhecer a possibilidade de contar com um Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas.
Conclusão: impulsionando Pequenos Negócios rumo ao sucesso digital
A consultoria de marketing digital para pequenas empresas é uma ferramenta essencial para:
- Otimizar a presença online;
- Aumentar o impacto;
- Maximizar o retorno sobre o investimento.
Por meio de estratégias personalizadas, aprendizado contínuo e acompanhamento meticuloso, as pequenas empresas podem competir em um ambiente digital em constante evolução.
Se você busca expandir sua presença online e impulsionar o crescimento do seu negócio, considerar a Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas é um passo inteligente em direção a resultados sólidos e significativos.