Marketing DigitalVoltar

Construa sua equipe de marketing digital do zero em apenas 5 passos

Compartilhe nas redes sociais:

Eu não me canso de dizer, porque é a verdade:

“Empresa sem presença digital hoje, não vende!”

Por isso, ter uma equipe de Marketing Digital bem estruturada é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Neste artigo do Blog da Tracione, vou falar da importância de se formar a equipe de Marketing Digital perfeita, capaz de levar seu negócio de 0 a 100 quando o assunto é presença virtual. 

E ainda vão ter dicas exclusivas sobre como montar esse “Dream Team” do Marketing Digital, e alavancar as vendas.

E claro, se tiver alguma dúvida, a nossa equipe está preparada para te receber: é só agendar uma CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA.

Quais são os componentes de uma equipe de Marketing Digital?

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DE UMA EQUIPE DE MARKETING DIGITALQUAIS SÃO OS COMPONENTES DE UMA EQUIPE DE MARKETING DIGITAL

Existem diferentes jeitos de formar uma equipe de Marketing Digital. Até mesmo porque também há a possibilidade de sua equipe de Marketing e de Marketing Digital não serem completamente dissociadas.

Dessa forma, cargos como redator e designer, vão fazer parte das duas equipes.

MAS, se você quer a minha opinião sobre o assunto, tem quatro especialistas que são a chave do sucesso na formação do seu time de Marketing Digital:

  1. Gerente de Marketing Digital: Coordena a equipe e cria estratégias certeiras.
  2. Analista de SEO: Otimiza o site para melhorar o posicionamento em sites de busca.
  3. Social Media Manager: Administra e traz insights sobre as mídias sociais.
  4. Analista de Métricas: Analisa dados e identifica oportunidades.

Esses quatro integrantes podem ser a diferença entre uma equipe de Marketing Digital  “xoxinha” e uma “destruidora”, capaz de fazer sua empresa bombar online.

E claro, não ligue para os termos e nomes dos cargos. Se a sua equipe está estruturada e as funções acima estão ocupadas, quem é que liga para o nome do cargo?

Só não vale encher um ou dois colaboradores de funções, e esperar que eles sejam a Equipe de Marketing Digital perfeita, afinal, eles são uma dupla, e não uma equipe. 

Trabalho em equipe é fundamental! Afinal, o número de integrantes também é muito importante para possibilitar novas ideias.

É como diz aquela famosa frase: duas cabeças pensam melhor do que uma.

 O Que Faz uma Equipe de Marketing Digital?

O QUE FAZ UMA EQUIPE DE MARKETING DIGITAL

Pode ser que você não tenha a resposta da pergunta acima muito clara na sua mente. Mas acho que ela é importantíssima de ser respondida, ainda mais, antes de falarmos de como formar a sua equipe.

Então, lá vai!

Uma equipe de Marketing Digital de sucesso deve se preocupar em cuidar da presença da sua empresa online e da imagem que passa, mas não só isso!

Também cabe a essa equipe estar antenada no mundo digital, trazendo novas abordagens para a empresa. Além, é claro, de elaborar estratégias digitais que impactem de forma efetiva em como os seus clientes e leads enxergam a empresa.

Em outras palavras, é sim cuidar da imagem digital, mas é também ter certeza de manter um contato próximo com seu cliente, aumentando a conversão, confiabilidade e conhecimento.

Tudo que toda empresa quer.

Isso sem nem citar o monitoramento de métricas.

A Importância de ter uma Equipe de Marketing Digital Perfeita

Uma equipe de Marketing Digital realmente boa é como ter um camisa 10 craque no seu time. 

Eles serão responsáveis por gerar leads qualificados, fidelizar clientes, aumentar o conhecimento da sua empresa.

E mais! Pode parecer um investimento “caro”, mas “caro” mesmo é não investir na sua equipe de Marketing Digital. Lembre-se: essa equipe é responsável por maximizar o ROI da sua empresa

Vale o investimento!

Como montar a equipe de Marketing Digital mais vendedora do mercado?

COMO MONTAR A EQUIPE DE MARKETING DIGITAL MAIS VENDEDORA DO MERCADO

Esse é um processo que leva tempo, por isso, nem pense em sair criando anúncios do LinkedIn para os cargos que citei acima e se dar por satisfeito.

Antes de tudo: faça um estudo da sua equipe e descubra as áreas onde existe maior deficiência.

Você produz bem, mas não tem relatórios de desempenho, nem novos insights? Hora de investir em um Analista de Métricas.

E por aí, vai! 

Também vale traçar seus objetivos, não só para saber em quais posições vale mais investir, mas para que toda a equipe esteja alinhada e focada em alcançar os mesmos resultados. 

Por último, fazer uma boa seleção de profissionais é essencial – e isso não é segredo para ninguém. Mas também é importante acrescentar variação.

Não encha a sua equipe de sêniores, que ganham muito, e muito menos deixe os estagiários de lado, largados às traças.

Procure pessoas criativas, analíticas e atualizadas às tendências do mercado, mas com diferentes idades, culturas, experiências de mercado e etc. Isso só tem a agregar! 

Conclusão

Uma equipe de Marketing Digital bem montada é um dos principais ativos de um negócio que busca sucesso no mundo digital.

Através de profissionais qualificados e estratégias bem definidas, é possível impulsionar a presença online, aumentar a visibilidade da marca e conquistar um público engajado.

Investir em uma equipe de marketing digital competente não é apenas um gasto, mas um investimento que traz resultados concretos para o negócio.

Comece a formar sua equipe com base nas necessidades do seu negócio, valorizando a expertise de cada profissional e incentivando a colaboração. 

Com uma equipe alinhada e comprometida, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios do mercado digital e alcançar o sucesso almejado.