Eu não me canso de dizer, porque é a verdade:
“Empresa sem presença digital hoje, não vende!”
Por isso, ter uma equipe de Marketing Digital bem estruturada é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Neste artigo do Blog da Tracione, vou falar da importância de se formar a equipe de Marketing Digital perfeita, capaz de levar seu negócio de 0 a 100 quando o assunto é presença virtual.
E ainda vão ter dicas exclusivas sobre como montar esse “Dream Team” do Marketing Digital, e alavancar as vendas.
E claro, se tiver alguma dúvida, a nossa equipe está preparada para te receber: é só agendar uma CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA.
Quais são os componentes de uma equipe de Marketing Digital?
Existem diferentes jeitos de formar uma equipe de Marketing Digital. Até mesmo porque também há a possibilidade de sua equipe de Marketing e de Marketing Digital não serem completamente dissociadas.
Dessa forma, cargos como redator e designer, vão fazer parte das duas equipes.
MAS, se você quer a minha opinião sobre o assunto, tem quatro especialistas que são a chave do sucesso na formação do seu time de Marketing Digital:
- Gerente de Marketing Digital: Coordena a equipe e cria estratégias certeiras.
- Analista de SEO: Otimiza o site para melhorar o posicionamento em sites de busca.
- Social Media Manager: Administra e traz insights sobre as mídias sociais.
- Analista de Métricas: Analisa dados e identifica oportunidades.
Esses quatro integrantes podem ser a diferença entre uma equipe de Marketing Digital “xoxinha” e uma “destruidora”, capaz de fazer sua empresa bombar online.
E claro, não ligue para os termos e nomes dos cargos. Se a sua equipe está estruturada e as funções acima estão ocupadas, quem é que liga para o nome do cargo?
Só não vale encher um ou dois colaboradores de funções, e esperar que eles sejam a Equipe de Marketing Digital perfeita, afinal, eles são uma dupla, e não uma equipe.
Trabalho em equipe é fundamental! Afinal, o número de integrantes também é muito importante para possibilitar novas ideias.
É como diz aquela famosa frase: duas cabeças pensam melhor do que uma.
O Que Faz uma Equipe de Marketing Digital?
Pode ser que você não tenha a resposta da pergunta acima muito clara na sua mente. Mas acho que ela é importantíssima de ser respondida, ainda mais, antes de falarmos de como formar a sua equipe.
Então, lá vai!
Uma equipe de Marketing Digital de sucesso deve se preocupar em cuidar da presença da sua empresa online e da imagem que passa, mas não só isso!
Também cabe a essa equipe estar antenada no mundo digital, trazendo novas abordagens para a empresa. Além, é claro, de elaborar estratégias digitais que impactem de forma efetiva em como os seus clientes e leads enxergam a empresa.
Em outras palavras, é sim cuidar da imagem digital, mas é também ter certeza de manter um contato próximo com seu cliente, aumentando a conversão, confiabilidade e conhecimento.
Tudo que toda empresa quer.
Isso sem nem citar o monitoramento de métricas.
A Importância de ter uma Equipe de Marketing Digital Perfeita
Uma equipe de Marketing Digital realmente boa é como ter um camisa 10 craque no seu time.
Eles serão responsáveis por gerar leads qualificados, fidelizar clientes, aumentar o conhecimento da sua empresa.
E mais! Pode parecer um investimento “caro”, mas “caro” mesmo é não investir na sua equipe de Marketing Digital. Lembre-se: essa equipe é responsável por maximizar o ROI da sua empresa.
Vale o investimento!
Como montar a equipe de Marketing Digital mais vendedora do mercado?
Esse é um processo que leva tempo, por isso, nem pense em sair criando anúncios do LinkedIn para os cargos que citei acima e se dar por satisfeito.
Antes de tudo: faça um estudo da sua equipe e descubra as áreas onde existe maior deficiência.
Você produz bem, mas não tem relatórios de desempenho, nem novos insights? Hora de investir em um Analista de Métricas.
E por aí, vai!
Também vale traçar seus objetivos, não só para saber em quais posições vale mais investir, mas para que toda a equipe esteja alinhada e focada em alcançar os mesmos resultados.
Por último, fazer uma boa seleção de profissionais é essencial – e isso não é segredo para ninguém. Mas também é importante acrescentar variação.
Não encha a sua equipe de sêniores, que ganham muito, e muito menos deixe os estagiários de lado, largados às traças.
Procure pessoas criativas, analíticas e atualizadas às tendências do mercado, mas com diferentes idades, culturas, experiências de mercado e etc. Isso só tem a agregar!
Conclusão
Uma equipe de Marketing Digital bem montada é um dos principais ativos de um negócio que busca sucesso no mundo digital.
Através de profissionais qualificados e estratégias bem definidas, é possível impulsionar a presença online, aumentar a visibilidade da marca e conquistar um público engajado.
Investir em uma equipe de marketing digital competente não é apenas um gasto, mas um investimento que traz resultados concretos para o negócio.
Comece a formar sua equipe com base nas necessidades do seu negócio, valorizando a expertise de cada profissional e incentivando a colaboração.
Com uma equipe alinhada e comprometida, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios do mercado digital e alcançar o sucesso almejado.