No sétimo episódio do nosso podcast “Tracione Seu Negócio’, nosso CEO Felipe Martins bateu um papo com a Gerente de Marketing do EAG (Empresa Autogerenciável), Aline Decker, sobre tudo relacionado ao conceito “empresa autogerenciável”.
Aline Decker e o EAG
Aline inicia o podcast se apresentando e contando qual a sua função hoje em dia dentro da empresa autogerenciável.
“Atualmente meu papel é de Gerente de Marketing. Neste momento, eu estou aqui representando, servindo como porta voz da empresa, apresentando muitas das coisas que fazemos aqui dentro.”
Em seguida, Aline Decker explicou o que é o EAG.
“O EAG foi fundado pelo Marcelo Germano, que é o rosto da empresa, né? Existe um método por trás, claro, mas foi fundado por ele. Nós criamos um movimento criado em 2019, que é o “movimento da empresa sem caos”. Acreditamos que a maioria das pequenas e médias empresa que têm em torno de 5 funcionários, os donos da empresas vivem no meio do caos, e não conseguem ter uma empresa autogerenciável.”
Os 6 pilares de sustentação do EAG
Mais para frente, a Gerente de Marketing destaca os 6 pilares de sustentação da empresa autogerenciável.
Domínio pessoal
“O primeiro é domínio pessoal. A empresa é reflexo do dono. O dono precisa trabalhar a mentalidade de dono da empresa. É como uma consultoria, que muitas vezes não funciona porque o consultor faz um trabalho, e o dono não tem mentalidade para manter o trabalho e a empresa volta a ser o que era.”
Cultura da empresa
O segundo é a cultura. O jeito que as coisas funcionam. Como as pessoas trabalham? De que maneira? Quais os comportamentos? Como a gente vive? Como a gente comemora?
Liderança
Liderança é outro pilar. É trabalhar a liderança do dono e das outras lideranças do time. Não se constrói uma cultura forte com liderança fraca, e sim com liderança forte.
Gestão
O quarto pilar que a Gerente de Marketing Aline Decker explica é o de gestão que é saber de onde vêm os processos, meta, plano de ação e execução, todo esse trabalho que, muitas vezes, as pessoas acham que só trabalhar a gestão tá resolvido, só mudar o processo na empresa e tá resolvido, mas quem executa os processos? As pessoas. Para fazer que as pessoas executem, eu preciso de ser um dono que faz um papel de dono, uma cultura, e lideranças que façam esses papéis serem executados.
Finanças
Depois, entra a parte de finanças, porque é preciso olhar para o caixa. Como o Marcelo Germano fala, “faturamento é vaidade, lucro é sanidade e caixa é rei”, e a gestão é a rainha de tudo isso. Você precisa ter controle dos seus números.
Tração
E, por fim, vem a tração, muito parecido com o nome do podcast, que está pautado nesse lado de, como eu atraio as pessoas, como eu converto, e como eu mantenho essas pessoas.
Outro assunto abordado no podcast foram os canais de tração que foram validados pelo EAG. Felipe Martins pergunta para Aline o que mudou de antigamente até chegar ao ponto de colocar mais de 800 funcionários dentro de um evento em SP.
A Gerente de Marketing Aline explica:
“O que mudou foi trabalhar as bases sólidas do Marketing. Antes, fazíamos muitos eventos, como lançamentos, webinars, etc, mas sem a base sólida do marketing. Qual a base sólida do marketing? Um posicionamento definido, e uma produção de conteúdo consistente. Na metade de 2019 veio a virada de chave. Tomamos a decisão de que, o nosso foco não seria criar novos produtos, e sim criar conteúdo com consistência.”
Os livros que transformaram a vida de Aline Decker
Neste momento, Felipe Martins pede que Aline Decker indique 3 livros que mudaram a sua vida na parte profissional como Gerente de Marketing, e na parte pessoal. De bate-pronto, como se já tivesse os 3 na ponta da língua, Aline fala:
“O primeiro é ‘O Mito do Empreendedor’, de Michael E. Gerber. O segundo, ‘A coragem para liderar’, de Brené Brown, é um livro fantástico. E o terceiro livro é ‘O Posicionamento’, de Jack Trout e Al Ries. Esse livro foi o que virou a nossa chave no EAG.”
Gostou do nosso conteúdo? Dá uma olhada nos outros posts do nosso blog, ouça o podcast no Youtube e no Spotify. Se preferir, ouça logo abaixo no post!
Ouça o episódio completo da Gerente de Marketing do EAG Aline Decker no Spotify:
Ou assista no Youtube: