Marketing OdontológicoVoltar

Script de vendas para tratamento odontológico: dicas para convencer seus pacientes

Compartilhe nas redes sociais:

Um bom script de vendas para tratamento odontológico pode definir o sucesso da sua clínica ou consultório. 

E é claro que você quer descobrir como fazer aquele script de milhões e aumentar o seu número de pacientes, certo? Então, bora seguir leitura que eu separei algumas dicas pra você caprichar na hora de criar seu roteiro de vendas

Antes de tudo, um spoiler: um script de vendas para tratamento odontológico bem elaborado tem que ser capaz de encantar: ou seja despertar o interesse da pessoa em agendar uma consulta ou horário com você. 

A primeira pergunta a ser feita, portanto, é: 

Qual o diferencial do seu tratamento odontológico?  

As outras eu compartilho ao longo do texto. 

Ah! Quer criar novas estratégias de marketing digital da sua clínica ou consultório? É só clicar neste link

Dito isso, vamos falar de script de vendas para tratamento odontológico

O que é um script de vendas para tratamento odontológico?

SCRIPT DE VENDAS PARA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

SCRIPT DE VENDAS PARA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Um script de vendas para tratamento odontológico é um grande aliado na hora de negociar com o seu paciente. 

É um roteiro criado com perguntas e argumentos, que vão direcionar a conversa com a pessoa para, claro, convencê-la a fazer o tratamento com você. 

O script, entretanto, deve ser bem estruturado: focado em driblar possíveis questionamentos e persuadir o paciente.  Só assim para a conversão ser bem-sucedida. 

Ah! Detalhe: são vários tipos de script, viu? Você pode criar um script para aquele primeiro contato, feito online, aplicado junto às estratégias de marketing digital. E um script para a primeira consulta presencial: aquela em que o paciente vai fazer o orçamento, e ainda não fechou o tratamento odontológico com você. 

Resumindo: Um bom script de vendas para tratamento odontológico é, portanto, um roteiro bem estruturado, que vai ajudar você, dentista, a negociar com o seu paciente. Com perguntas estratégias e argumentos certeiros, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

Mas, por que fazer um script para captar mais pacientes? 

Bom, agora que você já sabe o que é script de vendas para tratamento odontológico, é hora de descobrir qual o objetivo deste roteiro: Por que fazer um script de vendas? Ele vai ajudar a trazer mais pacientes mesmo? 

Acredite! Muitos dentistas não vêem propósito no script e, infelizmente, acabam perdendo um potencial imenso de conquistar novos pacientes. Mas você não é esse profissional, certo? 

São vários os motivos que fazem do script de vendas para tratamento odontológico uma estratégia essencial. Você pode compartilhá-lo com toda a equipe da sua clínica ou consultório. Ou seja: todo mundo vai falar a mesma língua. Melhor: vai ficar com a língua afiada pra convencer os pacientes. 

O script também é super flexível. Ele pode ser alterado e melhorado a cada nova situação. Direcionando a rota e aplicando melhorias, é o segredo para conseguir captar cada vez mais novos pacientes. 

O terceiro – e principal – motivo para você fazer um script de vendas para tratamento odontológico é a capacidade de convencer, persuadir, converter aquele lead em paciente. 

Como você pôde ler, um script, quando bem elaborado e aplicado, pode aumentar o número de pacientes na sua clínica ou consultório odontológico. Por isso, pense duas vezes antes de dispensar essa estratégia. 

Aplicações! 

O script de vendas para tratamento odontológico pode ser usado para as várias etapas do funil de captação de pacientes. 

  • Prospecção online de novos pacientes – ou seja: convencer a pessoa a agendar um horário; 
  • Prospecção presencial após o primeiro agendamento; 
  • Pesquisar as necessidades antes de entrar em contato;
  • Driblar as adversidades da negociação; 
  • Para cobrar o seu paciente; 
  • Elaborar o follow up. 

Enfim, um script pode ser usado em qualquer uma das fases do processo de vendas. Em síntese: super flexível. E sabe o que é o melhor? É super fácil de fazer! Pode ser escrito em uma folha de papel ou no app do seu consultório. 

Mas como elaborar um script de vendas para tratamento odontológico

Como elaborar um script de vendas para tratamento odontológico de milhões? 

A melhor parte sempre vem no final! Sim! Agora, vou compartilhar aquelas dicas infalíveis que vão ajudar você a fazer um script de vendas para tratamento odontológico de milhões

Para elaborar um script de vendas cujo objetivo é a prospecção online, comece buscando inspiração nas melhores clínicas e consultórios de odontologia que utilizam de uma estratégia de marketing digital robusta. Observe tudo: linguagem adotada, argumentação, de que forma os diferenciais são destacados.

O cliente marcou a primeira visita? É hora de caprichar no script para convencê-lo a fechar o tratamento odontológico com você. 

Uma dica sempre boa é analisar todo o seu desempenho durante a consulta. Assim, você consegue visualizar os pontos fortes e o que precisa melhorar e, assim, corrigir a rota, deixando os argumentos mais persuasivos. 

Elaborando o script de vendas 

Mas e aí, quais as dicas práticas para elaborar o  script de vendas para tratamento odontológico? Em primeiro lugar, você deve conhecer quem é o seu paciente em potencial: perfil, o que busca, quais as suas dores, enfim, todas as informações relevantes. 

Importante! É fundamental saber qual a renda do seu lead, assim, você tem dois caminhos: ou elimina o contato ou cria estratégias para driblar as barreiras financeiras. 

Depois disso, é hora de botar a mão pra escrever e caprichar na argumentação, destacando, é claro, seus diferenciais. 

  • Breve apresentação: da clínica e de quem é você como profissional da odontologia;
  • Por que ele deve fazer o tratamento? Claro, destacando os benefícios para a saúde e qualidade de vida. 
  • Por que ele deve fazer o tratamento odontológico com você? Por que você é a melhor escolha? Quais os diferenciais? 
  • Compartilhe seus tratamentos de sucesso.

Em caso de objeções, você pode preparar a argumentação, seguindo o roteiro abaixo: 

  • Qual a faixa de preço, o sr. ou sra. pretende pagar pelo tratamento odontológico? 
  • Mas é caro em comparação a qual tratamento? O que é caro para o sr. ou sra.? Aqui vale retomar os seus diferenciais, e oferecer condições especiais de pagamento, se possível. 
  • O que acha de prosseguirmos com o tratamento? 
  • Posso agendar seu retorno para começarmos?

Seguindo essas etapas, você vai conseguir elaborar um bom script de vendas para tratamento odontológico, e aumentar, assim, as chances de fechar negócio com seu paciente. Ah! E ainda vai padronizar o atendimento de sua clínica ou consultório. 

Conclusão 

E aí, pronto para elaborar o script de vendas para tratamento odontológico? Siga as dicas e elabore seu roteiro de maneira eficiente. Sem dúvidas, você vai conseguir conquistar novos pacientes. 

Continue no blog da Tracione e mergulhe nos nossos artigos para caprichar no marketing digital do seu consultório ou clínica odontológica.