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Estratégia de ABM Marketing: o guia completo para planejar e executar uma campanha de sucesso

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No último post aqui no blog da Tracione, falei sobre o ABM Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio a decolar.

Inclusive, se você ainda não conhece o Account-Based Marketing, é só dar um pulinho no artigo anterior e descobrir TUDO sobre a conversão de grandes clientes e gastando pouco. Mas se você já sabe como ela funciona, se prepare para conhecer os 5 passos necessários para implementar sua estratégia de ABM Marketing

E vai mais uma dica! Depois de conhecer esses 5 passos para implementar uma campanha de Account-Based Marketing na sua empresa, é só agendar uma  CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA com a gente.

Então, bora conhecer os 5 passos essenciais para criar sua estratégia de ABM Marketing?

Passo 1: Por que implementar o Account-Based Marketing na sua empresa?

O primeiro ponto a se levar em consideração antes de implementar qualquer estratégia de ABM Marketing no seu negócio é o: “vale a pena”?

Por isso, é muito importante relembrarmos dos pontos altos do Account-Based Marketing  e refletir se essa é a estratégia certa para fazer sua empresa decolar. 

Quem são meus clientes e leads? Faz sentido “potencializar”?

Refletir quem são seus leads e clientes, e a importância deles para o seu negócio, é um ótimo lugar para começar.

Você tem clientes com alto potencial de compra, ou sente que seus leads podem chegar a este ponto? Essas são características ideais para uma arrasadora estratégia de ABM Marketing.

Simplesmente porque o Account-Based Marketing  foca em “Contas”, ou seja, clientes e potenciais clientes com grande poder de conversão e valor, o que normalmente os torna mais exigentes.

Com um atendimento personalizado, o ABM Marketing é capaz de atender a todas as expectativas, até dos clientes mais rigorosos. Além disso, é um ótimo passo para conquistar sua fidelidade e, assim, converter cada vez mais.

Conheça a equipe responsável pelo ABM do seu negócio

Uma estratégia de ABM Marketing tem grande potencial de conversão, falamos disso no tópico anterior. No entanto, é necessário garantir que a equipe responsável pela aplicação saberá como executar as tarefas necessárias para garantir o sucesso dessa metodologia. 

Esse passo é essencial, uma vez que a produção de conteúdo pode ser intensa. Mais do que isso: você deve conhecer bem seus clientes e suas demandas. Por isso, sua equipe deve estar sempre antenada.

Uma equipe capaz, junto a uma boa análise de contas e uma bela produção, é sinônimo de sucesso!

ROI

Dependendo do número de clientes e da demanda de trabalho, avaliar o ROI da sua campanha de Account-Based Marketing é um ponto crucial.

Ninguém quer pagar muito e ter pouco retorno. Mas saiba, que se bem elaborado, o ROI do ABM tem potencial para ser um dos melhores do mercado! Uma excelente notícia, certo? 

“Pesquisas apontam que o ROI do ABM costuma ser entre 26% e 50% superior do que o das iniciativas de marketing tradicionais”

Dados da Rock Content

Isso por um motivo muito simples. Ao se concentrar em menos contas, é possível personalizar a produção de conteúdo e a estratégia de vendas de forma muito mais eficiente, o que pode levar a um aumento – e dos grandes – na receita. 

E o melhor de tudo: mesmo que sejam investidos recursos em uma estratégia de ABM Marketing, o custo ainda deve ser menor do que a produção de conteúdo em massa para um grande público.

Passo 2: Identifique as Contas-Alvo

O ABM Marketing é a estratégia certa para sua empresa? Ótimo! Agora, é hora de identificar quais são as “Contas-Alvo” do seu negócio.

Mas, o que são “Contas-Alvo”?

Contas-Alvo são os clientes que realmente “valem a pena”. Empresas que possuem maior potencial de compra. São aqueles clientes que dependem do que seu negócio produz ou que valorizam os diferenciais do seu produto/serviço em relação aos demais concorrentes. 

As possibilidades são inúmeras, o céu é o limite. Por isso, uma avaliação criteriosa da equipe de vendas em parceria com o marketing é a pedida certa.

Contas com essas características, ou que podem desenvolver essas características, têm grande potencial para serem fidelizadas, e mais: aumentar o quanto compram de você.

Além disso, clientes que ainda não consomem o seu produto podem ser motivados por um atendimento personalizado e descomplicado.

Passo 3: Desenvolva uma estratégia personalizada para cada Conta

Cada conta tem necessidades específicas e diferentes. 

Potenciais clientes precisam conhecer seu produto, seus diferenciais e entender por que deveriam comprá-lo.

Clientes fiéis querem estar atualizados sobre as novidades e receber um atendimento de qualidade em caso de problemas.

Para atender essas necessidades é essencial desenvolver uma estratégia de ABM Marketing personalizada para cada conta. Isso inclui não só o conteúdo, mas também as plataformas que serão utilizadas para disseminá-lo, como campanhas, e-mail marketing e eventos específicos.

É importante garantir que cada conta tenha acesso a informações relevantes e pertinentes para ela.

Passo 4: Hora de monitorar a produção e corrigir!

PASSO 4 HORA DE MONITORAR A PRODUÇÃO E CORRIGIR!

Montou uma campanha fera de Account-Based Marketing e já está executando com as Contas de sua escolha? Ótimo! Agora, o jeito é esperar. Esperar para ver quais serão as reações aos seus novos conteúdos.

Se algo der errado, é hora de ajustar. Talvez mudar a forma como o conteúdo está sendo distribuído. Por exemplo, substituir um e-mail marketing por uma mensagem pelo WhatsApp.

Mudar as contas selecionadas, personalizar mais os conteúdos ou até personalizar menos, são outras possibilidades de mudanças que podem ser o segredo.

Lembre-se: é essencial verificar regularmente e utilizar todas as ferramentas disponíveis para analisar os dados e avaliar o impacto das produções nas Contas-Alvo.

Passo 5: O Retorno foi o esperado? Então, bora acelerar!

Por fim, avalie o ROI da sua estratégia de ABM Marketing para determinar se ela está gerando o retorno esperado!

Isso envolve avaliar o desempenho de vendas das Contas-Alvo e  comparar esses resultados com o custo da implementação dessa estratégia.

Com base nessa análise, você pode determinar se continua a investir na estratégia ou se ajusta sua abordagem, ou até mesmo, tenta uma nova estratégia.

Conclusão

Seguindo esses 5 passos, a campanha de Account-Based Marketing da sua empresa vai estar prontinha para decolar o número de vendas. E o principal: sem precisar aumentar muito o número de clientes, e com pouco investimento. 

Gostou, não é? Então vague por aí! Tem muito mais conteúdo aqui no blog da Tracione para te auxiliar na sua jornada pelo Marketing Digital e para aumentar as suas vendas.