Você já ouviu falar do código de ética de odontologia? Sabe para que serve?

Se tornar um dentista vai muito além de simplesmente fazer o curso superior e formar.

O mercado de trabalho odontológico é o verdadeiro desafio de quem exerce essa grande profissão.

E um dos principais desafios é agir de maneira ética com todos os pacientes, parceiros, e colegas.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto onde falamos sobre 5 pontos importantes sobre o código de ética de odontologia.

Currículo profissional

Na era das redes sociais em que vivemos, é bem comum vermos várias pessoas tentando impressionar seus seguidores utilizando seus diplomas e títulos autodeclarados.

Mas, o que muitos dentistas não sabem é que o código de ética de odontologia também trata desta área.

O dentista ou qualquer profissional da odontologia pode intitular-se especialista, mas apenas depois que sua especialização for inscrita no Conselho Regional de Odontologia. Caso contrário, o profissional estará burlando o código de ética de odontologia.

Nos casos de atendimentos encaminhados por outro profissional, só pode atuar no campo da especialidade o profissional que for realmente especialista na área.

Internet

código de ética de odontologia2
5 pontos importantes sobre o Código de ética de odontologia 4 - TRACIONE

Muita gente ainda acredita que a internet é uma terra sem lei em que se pode postar qualquer coisa, a qualquer momento e sobre qualquer assunto.

No começo da internet, isso era verdade. Por ser uma ferramenta nova, não existiam muitas formas de controlar o que era postado.

Hoje em dia, as coisas mudaram. Precisa-se de muita responsabilidade para postar algo na internet, pois todos são cobrados.

Na odontologia não é diferente.

O código de ética de odontologia diz que a livre propaganda nos meios digitais é permitida, mas com algumas ressalvas.

5 pontos importantes sobre o Código de ética de odontologia - TRACIONE

É necessário que obedeça a alguns critérios, como a não indicação de publicações que mostram o antes e depois dos pacientes através de imagens.

Outro ponto muito importante também é em relação a valores. Não é permitido veicular valores explícitos dos procedimentos e serviços oferecidos pela clínica.

Sigilo total profissional

código de ética de odontologia3
5 pontos importantes sobre o Código de ética de odontologia 5 - TRACIONE

Quando falamos de código de ética de odontologia, existe um ponto que muitos dentistas e profissionais da área não prestam atenção, gerando grande desconforto e sérios problemas.

O dentista não pode exibir imagens e fotos dos pacientes em meios de comunicação em geral. Inclusive, não é permitido nem a veiculação de qualquer tipo de elemento que seja possível identificar o paciente.

Um exemplo desse caso muito utilizado por vários profissionais da odontologia é colocar a imagem do paciente em propagandas da clínica. Tome muito cuidado, pois pode gerar problemas sérios.

A única exceção para utilizar imagens de pacientes é em publicações científicas, desde que o paciente ou o responsável legal autorize.

Honorários e pagamentos

código de ética de odontologia
5 pontos importantes sobre o Código de ética de odontologia 6 - TRACIONE

Agora, chegamos em um tópico que gera problema em qualquer meio: dinheiro.

Na odontologia não é diferente.

De acordo com o código de ética de odontologia, o dentista deve considerar vários fatores importantes para estabelecer quais os seus honorários.
Custo operacional, quais as circunstâncias em que ocorreu o atendimento, a complexidade do caso, o tempo gasto durante o atendimento, dentre vários outros.

E para que tudo ocorra dentro do que diz o código de ética de odontologia, o dentista ou profissional da odontologia deve deixar claro para o paciente previamente todos os custos do tratamento.

Relacionamento com os clientes

Outro ponto que o código de ética de odontologia trata é sobre o relacionamento existente entre os clientes e o profissional.

Neste caso, o profissional e o paciente devem ser transparentes em todos os aspectos da prestação de serviço. O dentista ou profissional da odontologia deve deixar claro para o pacientes todos os riscos, custos, objetivos e alternativas ao tratamento requerido pelo pacientes.

Outra infração que o código de ética de odontologia estabelece é a de realizar procedimentos sem autorização do paciente ou de responsável legal, a não ser que seja uma situação de extrema emergência.

E por último, o profissional precisa entender que não pode utilizar materiais ou técnicas que não tenham comprovação científica.

5 pontos importantes sobre o Código de ética de odontologia - TRACIONE
Avatar of Felipe Martins
Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

Pin It