Em nosso terceiro episódio do podcast “Tracione Seu Negócio”, nosso CEO, Felipe Martins, conversou com o gestor de marketing, Charles Schaefer, sobre gestão de marketing para empresários.
Em uma conversa entre 2 gestores, já podemos esperar um nível altíssimo de informações, insights, e muito aprendizado.
Quer captar mais clientes para a sua clínica odontológica, ou realizar uma mentoria de marketing? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto onde falamos sobre o 3º episódio do podcast “Tracione Seu Negócio”.
O que é gestão de liderança?
Charles já começa o podcast explicando o que é gestão de liderança, sob seu olhar:
“Existem os termos ‘gestão de marketing para empresários, gestão de tecnologia, gestão de empresas, gestão disso, daquilo. Mas, não tem outra gestão que não seja ‘gestão de gente’. Toda gestão é liderança. Você vai lidar com gente o tempo todo, pois quem vai fazer a coisa acontecer são seres humanos. Então, na minha visão, ‘gestão de liderança’ é a capacidade de conectar e entender as pessoas da sua equipe; se entregar para essas pessoas para que elas consigam crescer, e assim façam a empresa crescer também.”
Dia a dia de um gestor de marketing
O papo continua fluindo de maneira natural, e em certo ponto, Felipe Martins pergunta ao Charles sobre o dia a dia de um gestor de marketing em uma empresa.
Charles explica que quando começou a ir para a área do marketing, ele trouxe muito a mentalidade do ágil para dentro da gestão de demandas, que se aplica em gestão de marketing para empresários.
Ele aplicava o scrum, e a equipe tinha uma semana de produção baseado em uma reunião realizada. No fim da semana, eles faziam uma revisão da sprint: o que conseguiram e não conseguiram entregar, quais as dificuldades, o que está bloqueando a entrega dos profissionais, etc.
Quando algum projeto tinha uma falha muito grande, eles faziam uma reunião mais demorada chamada “post mortem” para entender, na raíz do problema, o que levou a esta falha.
Os principais livros que um gestor deve ler
Chegando ao final do podcast, Charles comenta alguns livros sobre gestão de marketing para empresários que o gestor deve ler para se aperfeiçoar em sua área, como o “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.
Outro livro interessante citado é o “A startup enxuta”, que fala sobre o conceito de construir algo com base em uma hipótese, para testar a hipótese, validá-la e ficar nesse ciclo. É um livro que não serve apenas para quem tem ou trabalha em uma startup, e sim, para quem trabalha na área do marketing.
Esse papo sobre “gestão de marketing para empresários” está simplesmente INCRÍVEL! Clique aqui para ser direcionado para o youtube, ou aqui para o Spotify. Se preferir, pode utilizar o player abaixo.