Você tem uma loja online? O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial na sua estratégia de marketing digital. Ela ajuda a atrair mais clientes, aumentando – e muito – as chances de fechar negócio. Definitivamente: não dá pra deixá-la de fora do seu planejamento.
Você já pesquisou por uma empresa no Google Maps na sua região, certo? Ou mesmo procurou por um tipo de empresa para conhecer opções mais próximas. O resultado mostrou informações relevantes de serviço como: nome do local, telefone, endereço e horário de funcionamento.
Isso só acontece porque aquelas empresas já estão cadastradas no Google Meu Negócio.
Pois é! Agora você me pergunta: mas o Google Meu Negócio também funciona para loja online? Funciona demais, e é sobre isso que vou falar no artigo desta semana, aqui no blog da Tracione.
Se você já usa e é expert no Google Business para e-commerce, mas quer descobrir outras estratégias infalíveis para tracionar a sua empresa, agende uma SESSÃO ESTRATÉGICA GRATUITA conosco.
Agora, para quem quer dominar a ferramenta e caprichar nas vendas online, bora seguir a leitura.
O que é o Google Meu Negócio?
Como você já deve saber, o Google Meu Negócio é aquela ferramenta que faz com que o perfil comercial de qualquer empresa seja exibido nos serviços do buscador: tanto nos resultados de pesquisa, como no Google Maps.
Com ele, as pessoas conseguem saber informações relevantes do seu negócio, como endereço, funcionamento, preço e formas de pagamento e até a avaliação dos clientes.
Você se cadastra gratuitamente, e pode se destacar entre o público local, e mais: criar um canal de relacionamento com seu cliente em potencial.
Mas por que usar o Google Meu Negócio em uma loja online?
Pode parecer estranho, já que sua loja é virtual, mas usar o Google Meu Negócio em um e-commerce faz toda a diferença!
Lembre-se: as pessoas sempre procuram o Google quando têm alguma dúvida. Se elas buscam informações sobre lojas físicas, por que é que não fariam em relação à uma loja online? E é nisto que você tem que pensar na hora de incluir o Google Business na sua estratégia de vendas.
Ainda não se convenceu? Então, confira os inúmeros benefícios do Google Business para loja virtual.
Credibilidade
Quando as pessoas pesquisam e encontram a sua loja online no Google Meu Negócio, elas tendem a percebê-la como uma empresa séria e de grande potencial a ser procurada e consumida.
Detalhe: segundo informações da própria ferramenta, as empresas que marcam presença no Google Business têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Já pensou, então, se tiver somente boas avaliações? Aí, é sucesso na certa!
Por isso, não dê mole, hein? Ofereça sempre um atendimento de excelência seja nas vendas, perguntas e dúvidas e até mesmo para as críticas publicadas no perfil da sua loja virtual no Google Meu Negócio.
Visibilidade
Sua loja online “tá” no Google Meu Negócio? A visibilidade aumenta, gerando, óbvio, novas possibilidades de vender.
Isso tudo porque, o perfil comercial da sua empresa vai aparecer quando as pessoas buscarem por palavras relacionadas ao seu serviço, produto ou oferta.
As taxas de cliques vão aumentar!
Quem posta fotos da empresa recebe 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que outras empresas. Isso segundo dados do próprio Google Business.
Bom, você pode não ter uma loja física, mas colocar fotos dos seus produtos, do estoque, dos serviços sendo executados, ou mesmo do espaço, pode estimular o consumidor, além de aumentar a credibilidade.
Ah! Mas para conquistar aqueles bons cliques, as fotos devem ser de qualidade, hein?
Você vai conseguir informações importantes do seu cliente
Com o Google Meu Negócio, você consegue entender melhor o comportamento do consumidor da sua loja online. E mais: pode executar melhorias no seu SEO.
Se uma pessoa procurar por algo bem específico como tênis de corrida em BH, as chances dela fechar a compra caso goste de algo são imensas. Sua loja online vende esse tipo de produto? Provavelmente, ela vai aparecer no resultado das buscas!
Fica a dica: a partir dos dados sobre as interações com seu perfil, dá pra descobrir as palavras-chaves usadas pelos consumidores. Assim, fica fácil dar um upgrade no seu site e conteúdo. O resultado? Você melhora o posicionamento da sua loja online no ranking, e sua empresa aparece no topo das buscas.
Relacionamento com os clientes
O Google Meu Negócio é um canal de comunicação direta entre a sua loja online e o seu cliente.
Por lá, o público interage por meio de notas, opiniões, dúvidas, críticas e elogios. E como fazer para que o Google Meu Negócio gere interações com o meu cliente? Você pode – e deve – acompanhar tudo e sempre responder os comentários. Ah! Também dá pra postar as novidades e ofertas, e aumentar ainda mais o engajamento.
E esse relacionamento ajuda a destacar ainda mais a sua loja online, alcançando cada vez mais clientes em potencial.
E aí: como cadastrar sua loja virtual no Google Business?
Agora que você sabe da importância do Google Meu Negócio para a sua loja online, é hora de botar a mão na massa e criar uma conta na ferramenta.
Aqui, vou explicar passo-a-passo como cadastrar o seu e-commerce na ferramenta.
- Acesse Google Business e clique em “Gerenciar agora” no canto superior direito;
- Clique na opção “Inclua sua Empresa no Google” e coloque os dados da sua empresa. Ela já está cadastrada? Busque pelo nome, e clique em “Próxima”;
- Aí, é só preencher com o “Nome” da sua loja online. Em “Categoria”, selecione a que melhor se adequa e clique em “Próxima” para seguir seu cadastro;
- Uma tela vai oferecer a opção de incluir um local para visita de clientes. Clique em “Sim” para preencher o endereço. Importante! Mesmo que sua loja online não tenha um espaço físico, você pode incluir o endereço da sua casa ou do seu centro de distribuição. O imóvel é alugado? Avalie as condições do contrato e sobre o seu uso comercial.
- Nas etapas seguintes, você deve preencher as informações de acordo com o funcionamento da sua loja online. Lembre-se: alguns dados são opcionais. Caso não queira completar, é só “Pular”. Mas o recomendável é que você mantenha o seu perfil o mais completo possível, assim, o desempenho fica bem melhor!
- Pronto! Chegamos na parte de confirmação. Nesta etapa, o Google envia um código de verificação pelo e-mail ou Correios. O prazo para o envio da carta com o acesso é de 15 dias úteis.
É isso, a Página Inicial da sua loja online no Google Meu Negócio foi criada. Agora, é só configurar e gerenciar todos os seus dados, selecionando “Concluir o seu perfil Empresa”.
A atualização deve fazer parte da rotina!
Não adianta nada criar o Google Meu Negócio da sua loja online e deixá-lo parado, sem atualizações, hein? Comunique sobre as novidades, poste fotos e interaja com todo mundo que deixar um comentário por lá.
Quanto mais completo e atualizado for o perfil, melhor a impressão que as pessoas vão ter do seu e-commerce.
Acompanhe tudo o que está acontecendo. Recebeu críticas? Não se preocupe! Responda, tente entender os motivos e procure melhorar ainda mais seu serviço ou produtos. Assim, você vai alcançar resultados ainda melhores.
Conclusão
Viu só como o Google Meu Negócio é uma estratégia poderosa para a sua loja online? Então, inclua-a na sua estratégia de vendas!
Agora que você já sabe como fazer, é só criar o seu cadastro e manter tudo atualizado por lá.