Marketing de ConteúdoVoltar

Inbound Marketing o que é e como ele pode ajudar a atrair novos clientes

Compartilhe nas redes sociais:

Provavelmente você já ouviu falar de inbound marketing e pensou: “Inbound Marketing o que é”, certo? Essa forma de fazer marketing ganhou grande destaque nos últimos anos, depois que a internet se popularizou de vez.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto onde damos algumas dicas para que você possa se destacar no mercado.

Inbound x Outbound

INBOUND MARKETING O QUE É
INBOUND MARKETING O QUE É E COMO ELE PODE AJUDAR A ATRAIR NOVOS CLIENTES 1

Antes de explicarmos “Inbound marketing o que é“, vamos para explicar de outra vertente do marketing: o Outbound.

O Outbound marketing é o marketing que todos nós conhecemos e crescemos com ele.

Sabe quando estamos assistindo televisão e na hora do intervalo aparecem diversos anúncios publicitários dos mais variados produtos?

Esse é o Outbound Marketing.

Anúncios que são entregues para todos os tipos de público-alvo, sem qualquer tipo de distinção. Qualquer um que estiver assistindo à televisão terá contato com o anúncio, mas nem todos serão impactados e muito menos convertidos em clientes.

Da mesma forma que os outdoors colocados em grandes avenidas, os anúncios veiculados em rádios, telemarketing, e qualquer outra forma de apresentar um produto sem distinção de público-alvo é Outbound Marketing.

Agora, voltamos à pergunta principal: “Inbound marketing o que é?”

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias e práticas que, através da produção e compartilhamento de conteúdos direcionados para um público-alvo específico, consegue atrair as pessoas até a marca, facilitando a criação de um relacionamento e uma possível conversão futura.

Como o Inbound Marketing funciona?

INBOUND MARKETING O QUE É
INBOUND MARKETING O QUE É E COMO ELE PODE AJUDAR A ATRAIR NOVOS CLIENTES 2

Em vez de apresentar os anúncios para todos os públicos-alvos existentes na esperança de converter uma parcela, o Inbound Marketing trabalha atraindo o público-alvo para os anúncios que os interessam.

No Inbound Marketing, a marca produz e compartilha conteúdos relevantes através das redes sociais, blogs, google e vários outros canais. Dessa forma, através dos algoritmos configurados previamente, esses conteúdos são apresentados para as pessoas que fazem parte do público-alvo, com o objetivo de impactar.

Por que devo investir em Inbound Marketing?

INBOUND MARKETING O QUE É
INBOUND MARKETING O QUE É E COMO ELE PODE AJUDAR A ATRAIR NOVOS CLIENTES 3

Uma das perguntas que vêm acompanhadas de “Inbound marketing o que é”, é “por que investir em Inbound Marketing?”.

Um dos principais motivos é que, hoje em dia, tudo é baseado na internet e no digital.

As pessoas vivem o dia inteiro com o smartphone na mão, utilizando a internet para fazer praticamente todas as suas atividades. É muito mais fácil de impactá-las hoje em dia do que na década de 90, em que a pessoa tinha que prestar atenção em uma tv, ou encarar um outdoor.

Outro motivo é que, diferente do que muitas pessoas pensam, Inbound Marketing é investimento, e não custo.

Isso porque, todas as ações realizadas no Inbound Marketing podem ser medidas e avaliadas.

É possível entender o quão as suas estratégias e ações estão dando certo através da quantidade de pessoas que clicaram, que leram, que interagiram, que foram convertidas.

Dessa forma, é possível monitorar e adequar o seu ROI (retorno sobre investimento) com base nas métricas adquiridas.

“82% dos profissionais de marketing observam um ROI positivo para seus esforços de marketing de entrada.”

fonte: wsiworld

Por isso que, além de se perguntar “inbound marketing o que é“, é importante procurar entender os motivos de utilizá-lo.

Para que serve o Inbound Marketing?

Aqui vamos um pouco além da nossa pergunta inicial “Inbound Marketing o que é”, e destrinchamos melhor para que serve o inbound Marketing.

O primeiro ponto é: diminuir o custo de aquisição de novos clientes.

Quando você trabalha com uma estratégia que impacta APENAS o seu público-alvo, gasta-se menos dinheiro, e a porcentagem de conversão aumenta.

Além de não gerar ruídos e enganos através de pessoas que achavam ser uma coisa e era outra, transformando-as em detratoras da marca.

O Inbound Marketing também aumenta a visibilidade do seu negócio, pois as ações serão mais certeiras ao impactar o público-alvo certo. Dessa forma, as pessoas impactadas começarão a falar sobre a sua marca para outras pessoas.

Outro ponto importantíssimo que faz as empresas investirem em Inbound Marketing é a possibilidade de gerar conteúdo relevante e que faz a diferença. Dessa forma, além de estar ajudando milhares de pessoas, sua empresa pode virar referência no mercado.

Agora você não precisará mais perguntar “inbound marketing o que é“. Gostou do nosso texto? Visite nosso blog e leia outros sobre marketing digital e marketing digital odontológico!