Provavelmente você já ouviu falar de inbound marketing e pensou: “Inbound Marketing o que é”, certo? Essa forma de fazer marketing ganhou grande destaque nos últimos anos, depois que a internet se popularizou de vez.

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Inbound x Outbound

inbound marketing o que é
Inbound Marketing Descomplicado 4 - TRACIONE

Antes de explicarmos “Inbound marketing o que é“, vamos para explicar de outra vertente do marketing: o Outbound.

O Outbound marketing é o marketing que todos nós conhecemos e crescemos com ele.

Sabe quando estamos assistindo televisão e na hora do intervalo aparecem diversos anúncios publicitários dos mais variados produtos?

Esse é o Outbound Marketing.

Anúncios que são entregues para todos os tipos de público-alvo, sem qualquer tipo de distinção. Qualquer um que estiver assistindo à televisão terá contato com o anúncio, mas nem todos serão impactados e muito menos convertidos em clientes.

Da mesma forma que os outdoors colocados em grandes avenidas, os anúncios veiculados em rádios, telemarketing, e qualquer outra forma de apresentar um produto sem distinção de público-alvo é Outbound Marketing.

Agora, voltamos à pergunta principal: “Inbound marketing o que é?”

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias e práticas que, através da produção e compartilhamento de conteúdos direcionados para um público-alvo específico, consegue atrair as pessoas até a marca, facilitando a criação de um relacionamento e uma possível conversão futura.

Como o Inbound Marketing funciona?

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Inbound Marketing Descomplicado 5 - TRACIONE

Em vez de apresentar os anúncios para todos os públicos-alvos existentes na esperança de converter uma parcela, o Inbound Marketing trabalha atraindo o público-alvo para os anúncios que os interessam.

No Inbound Marketing, a marca produz e compartilha conteúdos relevantes através das redes sociais, blogs, google e vários outros canais. Dessa forma, através dos algoritmos configurados previamente, esses conteúdos são apresentados para as pessoas que fazem parte do público-alvo, com o objetivo de impactar.

Por que devo investir em Inbound Marketing?

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Inbound Marketing Descomplicado 6 - TRACIONE

Uma das perguntas que vêm acompanhadas de “Inbound marketing o que é”, é “por que investir em Inbound Marketing?”.

Inbound Marketing Descomplicado - TRACIONE

Um dos principais motivos é que, hoje em dia, tudo é baseado na internet e no digital.

As pessoas vivem o dia inteiro com o smartphone na mão, utilizando a internet para fazer praticamente todas as suas atividades. É muito mais fácil de impactá-las hoje em dia do que na década de 90, em que a pessoa tinha que prestar atenção em uma tv, ou encarar um outdoor.

Outro motivo é que, diferente do que muitas pessoas pensam, Inbound Marketing é investimento, e não custo.

Isso porque, todas as ações realizadas no Inbound Marketing podem ser medidas e avaliadas.

É possível entender o quão as suas estratégias e ações estão dando certo através da quantidade de pessoas que clicaram, que leram, que interagiram, que foram convertidas.

Dessa forma, é possível monitorar e adequar o seu ROI (retorno sobre investimento) com base nas métricas adquiridas.

“82% dos profissionais de marketing observam um ROI positivo para seus esforços de marketing de entrada.”

fonte: wsiworld

Por isso que, além de se perguntar “inbound marketing o que é“, é importante procurar entender os motivos de utilizá-lo.

Para que serve o Inbound Marketing?

Aqui vamos um pouco além da nossa pergunta inicial “Inbound Marketing o que é”, e destrinchamos melhor para que serve o inbound Marketing.

O primeiro ponto é: diminuir o custo de aquisição de novos clientes.

Quando você trabalha com uma estratégia que impacta APENAS o seu público-alvo, gasta-se menos dinheiro, e a porcentagem de conversão aumenta.

Além de não gerar ruídos e enganos através de pessoas que achavam ser uma coisa e era outra, transformando-as em detratoras da marca.

O Inbound Marketing também aumenta a visibilidade do seu negócio, pois as ações serão mais certeiras ao impactar o público-alvo certo. Dessa forma, as pessoas impactadas começarão a falar sobre a sua marca para outras pessoas.

Outro ponto importantíssimo que faz as empresas investirem em Inbound Marketing é a possibilidade de gerar conteúdo relevante e que faz a diferença. Dessa forma, além de estar ajudando milhares de pessoas, sua empresa pode virar referência no mercado.

Agora você não precisará mais perguntar “inbound marketing o que é“. Gostou do nosso texto? Visite nosso blog e leia outros sobre marketing digital e marketing digital odontológico!

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Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

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