Entrevista com Paulo Tenório da Trakto: Startup com +500 mil usuários em +20 países - TRACIONE

No quinto episódio do nosso podcast “Tracione Seu Negócio”, Felipe Martins conversou com o Paulo Tenório Trakto. Durante o papo, eles falaram sobre os segredos dos canais de atração da Trakto.io, que fizeram a empresa alcançar  +500 mil usuários em mais de 20 países.

O início de sua carreira do Paulo Tenório Trakto

Para começar, Paulo Tenório Trakto conta sobre a sua carreira e o início da empresa.

Eu fui designer a minha vida toda, trabalhei com computação gráfica, motion design, e foi quando eu decidi tirar a trakto do papel. Fazer um software mais simples para permitir que empreendedores pudessem criar seus materiais de marketing mais fácil.

O que são canais de atração?

Entrevista com Paulo Tenório Trakto
Entrevista com Paulo Tenório Trakto

Logo em seguida, Paulo Tenório Trakto fala um pouco sobre o que são os canais de atração.

A tração para uma startup significa você conseguir começar a testar as suas hipóteses de negócio.

Por exemplo: eu vou criar um site. A partir do momento que eu criei um site, quantas pessoas estão visitando o site por dia? Dessas pessoas, estão realmente utilizando, testando, ou têm interesse no produto? Quantas dessas depois que eu liguei, realmente se interessaram em dar o próximo passo e a pagar o produto ou o serviço?

Então, no começo, tração significa ter pessoas interessadas no seu produto ou serviço. À medida que a startup vai passando por um período de maturidade, você começa a pensar em escala de canais de aquisição.

No mesmo assunto, Felipe complementa a fala do Paulo Tenório Trakto.

Eu até costumo dizer que, canais de atração de tráfego, que têm vários por aí, você também tem o ponto de conversão e a satisfação do cliente. Resumindo, é isso, esse tripé. Canais de atração, conversão e satisfação do cliente.

iFood como cliente da Trakto.io

Mais pra frente, Paulo Tenório Trakto comenta sobre o desafio de ter o iFood como cliente da Trakto.io.

O iFood chegou pra gente com uma dor: os restaurantes com dificuldade de criar os seus materiais de marketing, e o iFood quer ajudar esses restaurantes a ter uma ferramenta que tivesse dentro do ecossistema deles.

Livros inspiradores

Já mais pro final do episódio, Paulo Tenório Trakto comenta quais os livros fundamentais que o ajudou em sua trajetória empreendedora, e até para descobrir os segredos dos canais de atração da Trakto.io.

Um deles é “O melhor vendedor do mundo”, um livro que fala sobre vendas.

Outro muito interessante é o “The Messy Middle”, que só existe em inglês.

Quando você está no meio do processo, todo “engalfinhado”, que você precisa desatar vários nós, sabe? Ele foi super importante na minha jornada.

Aqui, nós comentamos apenas uma pequena parte do que foi esse episódio INCRÍVEL. Você PRECISA ouvir esse super papo de extrema qualidade sobre os canais de atração da Trakto.io.

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Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

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