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Podcast para empresas: o que é, como funciona e por que você deveria investir nessa estratégia

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Será que um podcast para empresas é realmente uma estratégia de marketing de conteúdo digital eficaz? A resposta é sim! Os motivos? Você vai descobrir agora ao ler este post. Vem comigo, que vou explicar tudo!  

Antes disso, “apenas” um panorama bem animador sobre o podcast no Brasil: Só nos últimos dois anos, o País ganhou mais 8MI ouvintes de podcasts e é o segundo mercado mundial em produção e consumo, com destaque para… Adivinha? Os podcasts corporativos, ou podcasts para empresas, é claro! 

E não para por aí, não, viu? 50 milhões de brasileiros disseram já ter ouvido um episódio de podcast nos últimos anos, segundo o Ibope. 

  • 63% das pessoas já compraram produtos anunciados em podcast 
  • 58% afirmam dar mais atenção do que em outras mídias
  • 30% é o crescimento mensal da audiência nacional segundo o Spotify 

Esses são os dados da PodPesquisa e Report Spotify de 2020

Vamos combinar, gente? O podcast é uma plataforma promissora, que não merece ser desprezada NUNCA! 

Caso você já seja expert na criação de conteúdo para podcast, mas deseja dar aquela tracionada na sua empresa, aí é só agendar uma SESSÃO ESTRATÉGICA GRATUITA conosco. 

Senão, bora seguir leitura para descobrir todos os benefícios e vantagens de fazer um podcast para empresas!

O que é um podcast corporativo? 

Bom, com um crescimento tão exponencial no Brasil, dificilmente você não deve saber o que um podcast. Melhor: provavelmente você já ouviu um podcast. Mas e um podcast para empresas, é a mesma coisa? 

Exatamente! São transmissões feitas em áudio, organizadas em episódios e publicadas nas mais variadas plataformas de streaming disponíveis. Podem ser atualizados diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Vai depender do assunto e para quem você fala, o que não vale é não manter uma frequência regular. 

A duração pode variar, em média, de cinco minutos a uma hora. Sendo que existem podcasts, sobretudo os de bate-papo, de mais de 5 horas, por exemplo. 

O céu é o limite! E a variedade de formatos e temas é uma de suas principais características. Existem podcasts de notícias, bate-papo, histórias, entrevistas, dentre outros. 

Apesar de ser corporativo, um podcast para empresas não deve ter como objetivo principal vender um produto ou serviço, mas, sim, agregar valor: construir reputação! Você deve levar assuntos de interesse do seu público, e que são capazes de posicionar a sua empresa em expert naquele tema. Ah! E o formato escolhido também deve ser atraente, e ser a cara da sua marca. 

Para ouvir, e ver: os videocasts! 

O alcance do podcast foi tão grande nos últimos anos, que as empresas, jornais e criadores de conteúdo foram além, elas passaram a gravar também em vídeo. 

Um formato que alcançou grande sucesso na internet. Mas também pudera! No Brasil, 99% dos internautas brasileiros acompanham vídeos, segundo dados da Kantar Ibope. 

Programas como Flow e PodPah são, sem dúvidas, as principais referências no videocast e, atualmente, dominam a audiência no online. 

Vale lembrar, entretanto, que podcast e videocast são coisas distintas. O formato em áudio tem uma linguagem diferente do audiovisual, com várias possibilidades de produção e edição para deixarem-nos ainda mais instigantes. Já os videocasts costumam priorizar o formato de bate-papo, sem cortes ou edições mais elaboradas. 

Por que criar um podcast para empresas? 

São inúmeras as possibilidades de conteúdo digital para você se relacionar com o seu público. Então, por que não criar um podcast para empresas, que é um formato que está ganhando mais visibilidade e abrindo novos caminhos?  

O áudio é uma mídia extremamente versátil e foi, por isso mesmo, que ele conquistou o público. As pessoas podem ouvir no carro, no ônibus, enquanto malham, trabalham, ou simplesmente pelo hábito de saber mais sobre um assunto interessante. 

Da mesma forma que ele é versátil para as pessoas, ele é versátil para quem produz, uma vez que é super fácil de ser captado e produzido. Aí sim: o match perfeito!   

Dessa forma, o alto alcance somado à facilidade de produção motivaram várias pessoas e empresas a criarem um podcast sobre um assunto específico. Detalhe importante: a segmentação é crucial para conquistar uma audiência qualificada, realmente interessada em consumir determinado conteúdo por meio de áudio.

E é claro que a sua empresa quer se manter inserida no mercado e antenada às tendências do marketing digital. O tema, a linguagem e o formato, ou seja, a linha editorial, você escolhe. Dica: eles vão depender da sua marca e tipo de negócio, e daquilo que você deseja comunicar. 

Quais as vantagens? 

Mas e aí, quais as vantagens de um podcast para empresas

Produzir custa barato! 

Para fazer um podcast para empresas, você não precisa de equipamentos caros, super tecnológicos. Sabe o bom e velho fone de ouvido? Pois é, pois é! Com ele, é possível gravar uma conversa de áudio com qualidade, e editar de forma simples em um app, seja no computador ou celular. Grátis, e sem um estúdio profissional. Você pode gravar a conversa via chamada ou por meio de algum site que realize chamadas com gravação. Mas, claro, tudo isso vai depender da linguagem do seu podcast e do investimento disponível para a produção. Mas se, inicialmente, a ideia é manter custos baixos, você vai conseguir produzir sem nenhum problema. 

Você vai virar referência no assunto

Sem dúvidas, criar autoridade para a marca é um dos processos mais difíceis do marketing de conteúdo. O podcast para empresas pode te ajudar nessa, porque é um canal que oferece liberdade para falar sobre praticamente tudo. É possível, por exemplo, convidar um especialista em determinado assunto para compartilhar experiências, discutir ou tirar dúvidas, fazendo, assim, com que a audiência veja o seu podcast como referência.  Criar um podcast para empresas é uma forma de virar autoridade na sua área, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo. 

E ainda constrói um relacionamento mais próximo do seu cliente em potencial 

Um podcast para empresas é uma estratégia para criar afinidade e dar um tom mais humanizado para a empresa. Definiu o assunto?  Ótimo! Assim, você segmenta o seu público-alvo e consolida a relação com a audiência. Assim, você conquista pessoas que estão realmente interessadas no conteúdo, que poderão se converter em clientes e mais: recomendar a sua marca ou negócio para os conhecidos. 

São vários os formatos de podcasts para a sua empresa escolher 

O podcast para empresas é tão versátil quanto qualquer outro. Ele permite a produção de  debates, entrevistas, documentários, narração, dentre outros. 

E os canais ideais: quais são? 

Você pode fazer como as grandes marcas e criar um podcast só para a sua empresa. Natura, Folha, Bradesco e Itaú são exemplos bem-sucedidos de empresas que produzem seus próprios podcasts. Elas levam informação e geram identificação com os seus ouvintes. 

Mas a sua empresa pode optar também pela parceria comercial, apoiando um podcast de relevância na internet. Habib ‘s, Ragazzo, Neosaldina e iFood são adeptas desse formato. 

Ah! E qual streaming escolher? A ideia é disponibilizar seu podcast nas plataformas mais conhecidas como Deezer e Spotify, assim, você consegue capilaridade. 

Casa de ferreiro espeto de pau? Aqui na Tracione não! 

Quando eu ressalto a importância de podcast para empresas, não falo da boca pra fora, não. Aqui na Tracione, nós produzimos o nosso podcast, o Tracione seu Negócio

Lá, eu converso com profissionais que são referências nas mais variadas áreas do marketing digital: criação de conteúdo, tráfego, vendas e negócios. Por meio de bate-papo de alto nível, a gente oferece um conteúdo de qualidade para donos de pequenas e médias empresas, que desejam acelerar suas vendas de forma inteligente na internet.

E o desempenho tem sido satisfatório. Em 8 episódios, já alcançamos (…). TEMOS ESSES DADOS? 😀

Quais as tendências do podcast para 2023? 

Andre Gaigher, CEO do Estúdios Flow, destacou algumas para o podcast agora em 2023: 

  • As pessoas vão consumir cada vez mais os podcasts como forma de aprendizado. Tudo com a leveza que o formato é capaz de proporcionar; 
  • Os podcast serão cada vez mais segmentados. Ou seja: a oportunidade perfeita para você se comunicar de forma assertiva; 
  • As plataformas de podcasts vão melhorar seus algoritmos; 
  • Conteúdo ao vivo e transmídia; 
  • A interação direta com o seu público-alvo; 
  • O branded content continua como modalidade em alta, cada vez mais escolhida pelas marcas para alcançar seus consumidores; 
  • A profissão de podcaster vai ser mais valorizada! 

Conclusão

O podcast para empresas não é apenas um hype, é tendência! É presente, e é futuro no marketing de conteúdo digital. E o mais legal é que o formato abre possibilidades múltiplas. Como eu disse, “o céu é o limite” na hora de produzir o seu podcast corporativo. Ele ajuda a construir autoridade e a criar uma relação mais próxima com o seu público-alvo, potencializando, assim, as chances de fechar negócio.