Como criar uma Newsletter no Linkedin? Sim! Caso você ainda não saiba, é possível, sim, criar uma News no LinkedIn. E o melhor de tudo: elas são uma excelente estratégia para você ampliar o seu público e aumentar o engajamento.
E olha o potencial GIGANTESCO a ser explorado: Mais de 850 milhões de pessoas ao redor do mundo usam o LinkedIn, e ela é a rede social mais popular para objetivos profissionais. É por isso que você e seu negócio precisam marcar presença urgente por lá. E claro: criar uma News por lá. E eu estou aqui pra te ajudar nessa!
Caso você já tenha uma presença consolidada no LinkedIn, mas deseja dar aquela tracionada na sua empresa, aí é só agendar uma SESSÃO ESTRATÉGICA GRATUITA conosco.
E aí, bora descobrir os segredos infalíveis pra como criar uma Newsletter no Linkedin? Boa leitura!
O que é uma News do LinkedIn?
Antes de descobrir como criar uma Newsletter no Linkedin, é importante que você saiba quais são suas particularidades dessa ferramenta em relação tanto ao conteúdo que você publica no feed quanto à News convencional, aquela que você envia por e-mail periodicamente aos seus clientes.
Em primeiro lugar, assim como a Newsletter de e-mail, a Newsletter do LinkedIn é uma série de artigos com temas relevantes ao seu público. E, sim, qualquer pessoa pode assiná-la. Quando você publica a sua News por lá, o usuário recebe a notificação tanto na rede social quanto pelo e-mail. Ou seja: muito mais chance da pessoa lê-la.
E é aí que está a principal diferença em relação ao post no feed, e ao potencial de engajamento. Quando você publica um texto, ele fica na sua linha do tempo. Suas conexões só conseguem vê-lo se o conteúdo aparecer para elas no feed.
Quando você publica uma Newsletter no LinkedIn, as pessoas vão ser notificadas e seu conteúdo tem um potencial muito maior de ser consumido.
Por que você tem que criar uma Newsletter no Linkedin?
Como já falei no início do texto, são 850 milhões de pessoas conectadas no LinkedIn ao redor do mundo. O Brasil é o 4º país com maior presença nessa rede, apresentando um crescimento de 14% ao ano. Mas as vantagens de criar uma Newsletter no Linkedin não param por aí, não, viu?
Você vai ampliar o seu público: Sabe quando você começa a ser impactado com artigos de conexões de segundo e terceiro grau no LinkedIn? Isso é porque suas conexões diretas interagiram com eles.
Com a News é a mesma história! Quanto mais gente interagir com a sua, mais gente em potencial, ela vai poder alcançar. Dessa forma, você e sua empresa vão se tornando conhecidos, e construindo relações mais consolidadas.
News no LinkedIn gera engajamento: Ela é uma estratégia valiosa para otimizar sua lista de contatos. Afinal, só as pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo vão assiná-la. Assim, vai ficar muito mais fácil engajar as conexões na hora de se relacionar e vender. Ah! Quando elas perceberem o conteúdo interessante e criativo da sua News, certamente, também vão querer conhecer mais seus artigos e posts.
Ela também agregam valor à sua marca: A News do LinkedIn coloca você frente a frente com as pessoas certas. É um jeito bacana de fazer as suas conexões lembrarem da sua empresa e ajuda a mostrar as soluções e produtos que você oferece, aumentando – e muito – as chances de fechar negócio.
Com a News do LinkedIn, você vai construir autoridade: Ao produzir e publicar conteúdo de qualidade, você se transforma em uma fonte de informação confiável. E o que isso significa? Que na hora de comprar, as pessoas vão se sentir muito seguras em fechar negócio com você.
Você vai gerar leads: Vamos combinar? Sem leads, seu negócio não deslancha. E uma Newsletter no LinkedIn é uma estratégia de Inbound Marketing que pode ajudar muito nesse momento. Sabe por quê? O LinkedIn é 277% mais eficaz na geração de leads que o Facebook ou o Twitter, por exemplo. Adotando uma estratégia bem planejada na hora de criar uma Newsletter no LinkedIn, esse número pode subir.
Viu só porque você deve investir pesado na criação de Newsletter no LinkedIn.
Agora sim: Como criar uma Newsletter no Linkedin?
Aposto que você já estava ansioso, e ansiosa, por este momento, certo? Então, vamos lá: como criar uma Newsletter no Linkedin?
As dicas práticas são bem simples, apenas 3 passos. Olha só:
- Na página inicial do seu LinkedIn, clique em “Escrever um artigo” e depois em “Escrever Newsletter”
- Adicione o título e a descrição
- Escreva o conteúdo
Caaaalma! Criar uma Newsletter no Linkedin que vai cair no gosto do seu público envolve várias outras estratégias, além de MUITA criatividade! Eu vou te ajudar nessa. Mas antes, alguns detalhes BEM importantes:
- Você deve receber um convite para publicar uma News no LinkedIn;
- É possível criar e manter apenas uma Newsletter por vez;
- O LinkedIn só permite enviar uma News a cada 24h.
A News tem que engajar, e a gente te ensina como
A News tem que engajar. Mas como criar uma Newsletter no Linkedin perfeita e envolvente? É isso que vou explicar!
4.1 A escolha do nome
O nome certo explica sobre sobre o quê é a sua News, e deve ter a linguagem do seu público. Ah! Ele deve ser curto e fácil de lembrar.
Por isso, pense em um nome instigante, que provoque a curiosidade e, sobretudo, o desejo das pessoas em assinarem a sua News do Linkedin.
É importante que o nome traduza os problemas que sua marca, produto ou serviço resolve. Pode apostar: Isso vai ajudar a atrair gente certa e gerar leads.
4.2 A descrição tem que ser provocativa
Na hora de criar uma Newsletter no Linkedin, você deve pensar em uma descrição matadora. Afinal, é ali que está a chance de ganhar novos leitores e leitoras. E claro: deixá-los ansiosos para a próxima edição.
Vão aí três dicas infalíveis:
- Ela tem que soar exclusiva: os assinantes devem ter a sensação que fazem parte de um clube VIP;
- Sua descrição deve explicar de forma clara o assunto da sua News;
- Ser curta, direta, objetiva
4.3 Imagens de qualidade!
Você tem que oferecer a melhor experiência para quem lê a sua Newsletter no Linkedin. Dito isso, utilize imagens de qualidade, chamativas e que deixem seu conteúdo inesquecível.
Lembre-se: elas devem ser usadas em três lugares:
- Logo: Ajuda a fixar sua marca.
- Foto de Capa ou Topo: Para enfatizar sua mensagem.
- Ao longo do seu conteúdo: Ilustram os assuntos abordados.
4.4 Crie conteúdos relevantes
É e-mail, redes sociais, mensagens de Whatsapp… Pense no tanto de informações que as pessoas são bombardeadas todos os dias. A concorrência é imensa. É por isso, que o seu conteúdo deve ser original, criativo, envolvente e, sobretudo, agregar valor para quem vai ler.
Para mandar bem nessa etapa, você deve entender quem é o seu público-alvo e abordar as principais dores dele.
Não se esqueça, hein? É preciso investir tempo para criar uma Newsletter no Linkedin que envolva o público de verdade.
4.5 A periodicidade também é importante
Na hora de criar uma Newsletter no Linkedin, você deverá definir também com que frequência vai enviá-la.
Mas existe frequência correta? O que as marcas mais têm feito é enviar uma News por semana, ou a cada duas semanas. Mas isso, claro, vai depender muito do perfil da pessoa para quem você fala.
Bom senso é tudo nessa vida, vamos combinar! E você não pode cansar o público, enviando conteúdos a todo momento.
4.6 Os títulos devem ser criativos
Sabe amor à primeira vista? O título da sua News no LinkedIn deve fisgar o leitor, ou leitora, de cara e fazê-lo clicar de primeira.
Como dar títulos costuma ser a parte mais difícil da redação, vão aí algumas dicas para te ajudar na hora de criar uma Newsletter no Linkedin:
- Utilize palavras-chave que sejam usadas pelo seu público-alvo em suas buscas;
- Inspire urgência;
- Enfatize vantagens, benefícios e outras soluções que seu conteúdo pode entregar.
4.7 Ah! Tem que ter CTA, hein?
O objetivo é engajar, certo? Por isso, sua News no LinkedIn deve ter uma chamada de ação. Você pode pedir que as pessoas comentem, compartilhem ou leiam um artigo mais detalhado em seu blog, ou no próprio LinkedIn.
Fica a Dica: o engajamento é uma métrica super valorizada pelo LinkedIn. Então, bora caprichar no CTA!
Conclusão
O LinkedIn é uma estratégia de marketing super valiosa, e que não pode ficar de fora do seu planejamento digital. Por isso, se você vai aderir ou já aderiu à essa rede social, invista para criar uma Newsletter no LinkedIn, e deixe sua comunicação ainda mais assertiva.