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SEO além do Google: Por que você deve incluir TikTok e Youtube na estratégia este ano?

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É claro que você quer conquistar resultados ainda melhores este ano, não é mesmo?

Então, segura essa tendência quentíssima para 2024: além do SEO tradicional, aquele que você “tá” careca de saber, focado no Google, TikTok e YouTube estão se tornando cada vez mais importantes para esse tipo de estratégia.

SEO ALÉM DO GOOGLE: POR QUE VOCÊ DEVE INCLUIR TIKTOK E YOUTUBE NA ESTRATÉGIA ESTE ANO? | 1 | TRACIONE

Ah! Se a sua empresa investe em vídeos e conteúdo visual, aí é que tudo faz mais sentido ainda, viu? Quer saber por quê? Bora seguir leitura!

Sim! Quem trabalha com SEO não tem um minutinho de paz!

Toda hora, aparece uma atualização diferente do Google, crescimento da Inteligência Artificial generativa e a novidade da vez vem da relevância de plataformas como o TikTok e o YouTube.

Isso tudo porque o Google não reina mais em absoluto como ferramenta de busca! A forma como os consumidores buscam informações está mudando. A todo vapor.

Já tem um tempo que o YouTube vem se destacando, em especial para aquelas empresas que investem em vídeos.

Você sabia? O YouTube é MUITO importante na jornada de compra de alguns setores, sobretudo o de automóveis. 

Agora, há um movimento super intenso para SEO no TikTok. Já existem palavras mais buscadas na rede social do que no próprio Google, segundo pesquisa divulgada recentemente.

Antes de continuar o assunto, bora ver alguns dados da pesquisa 

SEO ALÉM DO GOOGLE: POR QUE VOCÊ DEVE INCLUIR TIKTOK E YOUTUBE NA ESTRATÉGIA ESTE ANO? | 3 | TRACIONE

 

A Rise at Seven, agência de buscas, fez uma pesquisa com 5 mil palavras-chave em diversos setores, e destacou 100 termos que as pessoas procuram mais no TikTok do que no Google.

Das 100 mais buscadas: 73% são informativas e 21% comerciais.

PASMEM! Pesquisas comerciais no TikTok são 10X maiores do que no Google. Um potencial avanço da rede quando o papo é venda online.

Alguns termos:

  • MODA: 503% mais pesquisas de moda do que o Google.
  • BELEZA: “makeup” no TikTok são 238% maiores do que no Google, são 2,8 milhões de buscas adicionais.
  • AUTOMOTIVO: 75 milhões de buscas a mais no TikTok por BMW, e 62 milhões a mais por Audi.
  • TECH: 123 milhões a mais para iPhone
  • FINANÇAS: “how to invest” (como investir), têm quase 3X mais buscas no TikTok (133.000) do que no Google (49.500)

Mas e aí: por que isso interessa tanto? Como investir em SEO no TikTok? 

Muito mais do que entretenimento, esses números revelam que o TikTok é uma rede completa: as pessoas pesquisam, aprendem e sim: fazem transações!

E é por causa disso mesmo que a sua empresa precisa criar uma estratégia digital que abarque SEO para TikTok, SEO para YouTube e outras plataformas de vídeo.

Como usar SEO no TikTok? 

Analise tendências para direcionar os conteúdos a serem produzidos: o Creative Center do TikTok te ajuda com buscas por indústria: hashtags, músicas, criadores e vídeos.

Pesquise palavras-chave e identifique os termos procurados pelo seu público-alvo. Google Keyword Planner, Semrush, Ahrefs e a própria barra de pesquisa do TikTok oferecem termos relevantes.

Use hashtags e seja encontrado pelo seu target.

Conteúdo de qualidade! Vídeos originais, criativos e envolventes. O tempo de permanência, ajuda no rankeamento!

Envolva com o seu público-alvo! O TikTok favorece vídeos com curtidas, comentários e compartilhamentos.

Publique em horário de pico do seu público, e aumente os views do seu vídeo!

Incorpore o vídeo no site, blog ou outra plataforma e aumente as chances de ser visto em outros buscadores.

“Tá” na dúvida de como inserir o TikTok na sua estratégia de marketing digital? Quer criar uma estratégia completa e bacanuda de SEO na rede social?

A Tracione te ajuda nesta!

É bom se atentar, hein? 

Confiabilidade dos dados! O TikTok é tendência, “tá” caindo no gosto das pessoas, maaaas:

Os dados de busca no TikTok, extraídos de ferramentas, não são confiáveis. Inclusive em alguns testes que fiz pareciam bem errados. (Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion)

Então, fica a dica: o Google ainda domina (seguido pelo YouTube) e os esforços no TikTok devem consumir no máximo 20% dos seus investimentos (sejam intelectuais ou financeiros).

Tracione recomenda a leitura! 

Além do YouTube e TikTok, existem várias outras tendências de SEO 2024. E o E-commerce Brasil fez um artigo super legal e completo, explorando essas tendências para você ficar de olho!

Leia e saia na frente da concorrência.

Acelere suas vendas de forma inteligente pela internet!