Você já ouviu falar em branding para dentistas?

O conceito de “branding” já é antigo no Marketing.

Falando de forma geral, “branding” significa construção e gestão da marca. É investir em práticas e estratégias que construam uma marca forte no mercado, onde as pessoas o reconhecem como autoridade em seu meio.

Ser bem sucedido como dentista é relativo. Para muitos, é ganhar muito dinheiro; para outros, é ser famoso.

Todas as opções são válidas, mas para alcançar qualquer meta dentro da profissão, é necessário ter um grande banco de dados de pacientes que confiam incondicionalmente em seu profissionalismo a ponto de se tornarem seu divulgador: falam sobre você para outras pessoas de graça, simplesmente por confiar.

Como diz o site “brandingmag”, o branding conecta sua marca com pessoas:


O Branding é importante porque, não só é o que causa uma impressão memorável nos consumidores, mas também permite que seus clientes saibam o que esperar de sua empresa. É uma maneira de se diferenciar dos concorrentes e de esclarecer o que você oferece que o torna a melhor escolha.

O trabalho bem acurado e detalhado em uma marca pessoal odontológica é um dos principais pontos responsáveis pelo rápido crescimento do dentista em todos os aspectos.

Isso é branding!

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto onde falamos como fazer um branding para dentistas!

Construção da imagem

branding para dentistas
Branding para Dentistas de forma descomplicada 4 - TRACIONE

Para começar, é preciso que você cuide da sua imagem na hora de iniciar o branding para dentistas!

Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, é muito importante criar uma identidade visual, tanto digital quanto real, que valorize os seus principais pontos e passe uma ótima impressão.

O primeiro ponto é escolher quais cores você quer utilizar em sua marca. Escolha cores que você goste, mas que tenham a ver com o mercado odontológico. Nessa hora, é preciso equilíbrio.

Escolhida as cores, preocupe-se com a apresentação pessoal, tanto sua quanto do consultório.

Mande fazer uniformes para você e para todos os colaboradores que trabalham na empresa. No branding para dentistas, esse ponto demonstra organização e seriedade com o trabalho.

Outra ação que pode deixar o seu negócio mais profissional é pintar a fachada e a recepção da clínica com as cores escolhidas, e até mesmo com a logomarca da empresa (próximo ponto que vamos discutir).

Pronto, agora é a hora da parte digital.

Contrate um bom designer e crie uma logomarca que representa tudo o que você deseja como profissional. A logomarca deve ser exclusiva, para que você possa se destacar dos demais, mas tem que ter um visual que chame a atenção.

O último passo é entrar nas redes sociais. Crie um perfil nas principais redes utilizadas hoje em dia: Instagram, Facebook, Linkedin. Esse passo é fundamental para criar o branding para dentistas.

Branding para Dentistas de forma descomplicada - TRACIONE

Posicionamento

Branding para Dentistas de forma descomplicada - TRACIONE
Branding para Dentistas de forma descomplicada 5 - TRACIONE

Após definir a sua identidade visual, chegou a parte do posicionamento. É o momento que o cliente vai ver se concorda com o que você acredita ou não. Esta parte é essencial para o branding para dentistas.

Primeiro, é importante você definir os seus valores. Através dele, o público poderá se conectar com a marca.

Depois, pense muito bem na linguagem que utilizará para se comunicar com seu público. Nesta hora, é importante escolher uma linguagem com palavras e expressões que possam gerar a sensação de identificação de seu público.

Outro ponto muito importante na hora de fazer branding para dentistas é definir qual o tom de voz você e sua clínica utilizará. Mais formal? Informal? Descontraído? Você quem decide!

Os canais de comunicação que serão utilizados pela marca também fazem parte de todo o processo. Cada canal possui um público diferente, e cabe a você entender onde o seu público está.

Por exemplo: no facebook, a maioria dos usuários possuem mais de 40 anos. Se a sua clínica estiver precisando de pacientes para implantes dentários, lá é o melhor lugar para encontrar.

E por último, o conteúdo. O que você vai comunicar é muito importante. O seu discurso precisa estar alinhado com os valores da marca, e todo o conteúdo precisa transmitir a sua personalidade. Dessa forma, o seu branding para dentistas vai funcionar!

Construção das personas

Branding para Dentistas de forma descomplicada - TRACIONE
Branding para Dentistas de forma descomplicada 6 - TRACIONE

Por último, vamos falar das personas, um ponto importantíssimo para realizar branding para dentistas.

A persona é um perfil fictício que representa o seu cliente ideal. Ela terá todas as dores que os seus clientes geralmente têm, os anseios, medos e desejos. Ela ajuda a marca a definir qual o tom ela deve assumir na hora de realizar qualquer tipo de comunicação.

A partir de uma pesquisa de mercado, é possível definir quais as características a persona terá, exatamente como uma pessoa real. Quais seus interesses e gostos pessoais, sua idade, sexo, estado civil, renda, entre muitas outras características.

Dessa forma, você saberá exatamente quem focar na hora de planejar uma estratégia de marketing, aumentando muito as chances de conversão.

Quer saber mais sobre Marketing e Marketing Odontológico? Leia os nossos outros posts!

tendências-de-marketing-digital
Avatar of Felipe Martins
Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

Pin It