Marketing OdontológicoVoltar

Como conseguir pacientes na odontologia que são qualificados e não curiosos

Compartilhe nas redes sociais:

Você se formou agora em odontologia e fica se perguntando “como conseguir pacientes na odontologia“? Este texto pode te ajudar.

Uma das áreas mais disputadas e concorridas do mercado de trabalho é a de odontologia. Só quem é dentista sabe o quão difícil é conseguir novos clientes para a sua clínica odontológica.

Mas, mesmo com toda essa dificuldade, saiba que existem práticas a serem seguidas que podem ajudar muito na captação de novos pacientes.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto sobre como conseguir pacientes na odontologia.

Invista nas Redes Sociais

Hoje em dia, se a sua empresa não possui uma presença online, provavelmente ela não sobreviverá no mercado, principalmente o odontológico, que é extremamente competitivo. Se você não sabe como conseguir pacientes na odontologia, as redes sociais podem te ajudar.

As Redes Sociais já estão aí há algum tempo, e já se transformaram em canais consolidados de comunicação e marketing. De acordo com pesquisa da Hubspot, cerca de 74% dos profissionais de marketing globais continuam investindo em marketing nas Redes Sociais.

Atualmente, em 2021, as principais Redes Sociais são o Facebook, Instagram e Linkedin. Cada um possui um tipo de público, por isso é muito importante realizar uma pesquisa mais aprofundada para entender o quanto investir em cada uma.

COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA
COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA QUE SÃO QUALIFICADOS E NÃO CURIOSOS 1

Público Alvo

Se você procurar no google por “como conseguir pacientes na odontologia”, todos os artigos falarão desta prática: conhecer o seu público alvo.

Todo curso de odontologia deveria ter uma matéria específica sobre público alvo. É a partir desta informação que o dentista começa o planejamento estratégico da sua clínica odontológica.

Quando você define qual o tipo de cliente que procura, você economiza tempo, consegue montar o seu consultório baseado nesta informação, planeja e treina formas diferentes de atender, e decide até a localização do seu consultório.

Por exemplo: se você escolhe atender apenas crianças, será necessário entender e aprender a linguagem delas. Ninguém conversa com uma criança da mesma forma que com um adulto. As formas de se expressar e de persuadir são completamente diferentes.

Se o seu foco é atender apenas convênios, é fundamental montar o seu consultório em um local onde já existam outros consultórios, clínicas e hospitais. Esta escolha será essencial na hora de conseguir novos clientes, pois muitas pessoas marcam 2, 3 consultas no mesmo dia, e preferem não ter que se deslocar tanto de uma para outra.

Se o seu foco é atender apenas pessoas de classe média alta, é necessário escolher um bairro frequentado por esse tipo de pessoa.

“Qual o meu público-alvo? Esta é a primeira pergunta que a pessoa que não sabe como conseguir pacientes na odontologia deve fazer.

COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA QUE SÃO QUALIFICADOS E NÃO CURIOSOS | 2 | TRACIONE
COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA QUE SÃO QUALIFICADOS E NÃO CURIOSOS 2

Crie um bom relacionamento com seus pacientes

É claro que existem várias e várias técnicas e estratégias de marketing para conseguir novos clientes, mas nenhuma ganha da mais antiga e simples: o boca-a-boca.

Pra você que não sabe como conseguir pacientes na odontologia, saiba que o boca-a-boca é a melhor.

Esta prática está diretamente relacionada com o gatilho mental da Prova Social.

Quando vamos comprar algum produto, é natural procurar saber a opinião de outras pessoas que já o têm.

Mas para que os seus pacientes falem positivamente do seu trabalho para outras pessoas, é necessário manter um bom relacionamento com eles.

Procure entrar em contato alguns dias depois da consulta para saber como eles estão, se sentiram alguma dor, algum desconforto. Essa sensação de preocupação mostra que você se importa, e os clientes valorizam isso.

Ofereça descontos para os pacientes que te indicarem para outras pessoas, como se fosse um clube de benefícios, sabe? Isso vai estreitar a relação entre vocês, além de conseguir novos pacientes.

Envie uma mensagem de texto, ou faça uma ligação alguns dias antes da próxima consulta, apenas para lembrá-lo. Te garanto que a relação entre vocês vai ficar bem melhor, e você vai descobrir como conseguir pacientes na odontologia.

COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA QUE SÃO QUALIFICADOS E NÃO CURIOSOS | 4 | TRACIONE
COMO CONSEGUIR PACIENTES NA ODONTOLOGIA QUE SÃO QUALIFICADOS E NÃO CURIOSOS 3

Se divulgue

Vivemos em um mundo globalizado, e em uma era completamente digital. Se você não está presente na internet, praticamente não existe. Se você não sabe como conseguir pacientes na odontologia, comece a fazer parte da internet.

Uma das melhores formas para trabalhar a sua marca pessoal é através das redes sociais. Crie um perfil no Instagram, no facebook, e mostre o seu trabalho. Poste fotos de atendimentos, resultados de trabalhos, vídeos explicando procedimentos, escreva posts tirando as dúvidas das pessoas.

Outra ótima opção para mostrar o seu trabalho e passar credibilidade para novos pacientes é criando um site. Nele, você pode contar a sua história, expor a sua formação, postar fotos, entre várias opções mais.

Tenha constância

E por último mas não menos importante, uma das dicas mais valiosas para quem procura como conseguir pacientes na odontologia.

É muito importante que você mantenha constância nas suas postagens. O algoritmo das redes sociais trabalha baseado em quantas vezes você postou na semana, e se o trabalho está tendo prosseguimento.

Caso você fique alguns dias sem postar nada, os seus posts vão parar de aparecer para os seus seguidores, diminuindo o seu engajamento na rede.

Geralmente, é realizado um planejamento de postagens, um calendário, para que o setor responsável saiba quais conteúdos serão postados em determinados dias.

Ah, e não se esqueça de postar na hora certa. Faça uma pesquisa e procure saber qual o horário em que o seu público alvo mais acessa as redes sociais.

Uma ótima forma de como conseguir pacientes na odontologia é continuar a ler o blog da Tracione! Temos outro post falando sobre conseguir clientes, e diversos outros sobre vários assuntos!

A internet e as redes sociais mudaram a forma como nos relacionamos, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, e é muito importante estarmos sempre atualizados quanto às novas tecnologias. Tenho certeza que adotando estas estratégias, você nunca mais terá dúvidas de como conseguir pacientes na odontologia.