Você sabe qual a importância das mídias sociais para dentistas?
Há quase 25 anos foi criada a primeira rede social da internet: a SixDegrees. Depois, foram aparecendo outras, e uma das que fez mais sucesso na época foi o Orkut.
E quem diria que uma ferramenta utilizada apenas para entretenimento e lazer, se tornaria um dos maiores canais de comunicação do mundo?
Hoje em dia, as mídias sociais nos “cercam” por todos os lados.
Se você gosta de frequentar grupos de discussão, temos o Facebook. Se quer ver e postar conteúdo em áudio e vídeo, o Instagram. Se quer arrumar emprego ou encontrar colaboradores, o Linkedin.
Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto sobre mídias sociais para dentistas.
Quer saber como? Arrasta pra cima! (Mentira, é só terminar de ler o post).
Por que utilizar mídias sociais para dentistas?
Atualmente, a maioria das pessoas possuem um perfil em alguma mídia social. Já se tornou comum passar algumas horas do dia navegando por elas. Dentro do ônibus voltando pra casa, em um consultório esperando ser atendido, no aeroporto esperando o avião, antes de ir dormir.
No caso dos dentistas, existem várias vantagens em utilizar as redes sociais, como diz o site americano “My Social Practice“:
“O marketing de mídia social não é apenas a melhor maneira absoluta de alcançar novos pacientes e melhorar o relacionamento por meio da comunicação e do engajamento, mas também a ferramenta mais útil que os dentistas podem usar para aliviar o medo que muitas pessoas sentem quando enfrentam a possibilidade de visitar o dentista“.
E é aí que está a parte positiva.
1 – Fortalece as relações
Quando presente em alguma rede social, você poderá interagir com os seus pacientes, criando um laço. É possível responder as mensagens, curtir as fotos, responder comentários. Dessa forma, o paciente começa a perceber que você se importa com ele, gerando uma relação de confiança. Esta é uma das maiores vantagens de utilizar mídias sociais para dentistas.
2 – Comunicação moderna
Todo consultório tem um número de telefone e um endereço de e-mail, utilizado para que os pacientes possam marcar consulta, desmarcar, etc.
O problema é que, atualmente, a praticidade de enviar uma mensagem de texto, ou um recado pelo Whatsapp, por exemplo, conquistou as pessoas. Dessa forma, você facilita a comunicação com os seus pacientes.
Mídias sociais para dentistas é sinônimo de uma comunicação moderna e fácil.
3 – Vantagem mercadológica
Lembra que no início do texto eu disse que, quem não está presente na internet, praticamente não existe?
Pois é. As mídias sociais para dentistas proporcionam uma grande vantagem mercadológica. Estando presente nas redes sociais, você já está muito na frente dos seus concorrentes.
Montando um perfil bem produzido, coerente, com uma boa escrita, com fotos de alta qualidade e vídeos bem produzidos, te coloca mais na frente ainda dos outros dentistas que possuem um perfil nas mídias sociais, mas não o gerenciam de maneira adequada.
Por isso é muito importante investir em uma boa câmera para tirar fotos (ou um smartphone com uma boa câmera), uma boa iluminação, microfones de lapela para que o áudio fique limpo e claro nos conteúdos em vídeo, e um bom planejamento de postagens, para que o perfil nunca fique muito tempo sem realizar posts.
4 – Autoridade da marca
Uma das maiores vantagens que as mídias sociais para dentistas podem proporcionar é construir uma autoridade da marca.
Criando um perfil no instagram, por exemplo, além de expor as suas formações, os pacientes podem acompanhar o seu trabalho mais de perto.
Postar imagens de trabalhos realizados, depoimentos de pacientes satisfeitos e dúvidas sanadas é a principal forma de conquistar um paciente.
5 – Restrições do CFO
Mas calma lá!
Não é porque você criou o seu perfil de dentista em uma mídia social que pode ficar postando qualquer tipo de conteúdo.
O Código de Ética Odontológica (CFO), do Conselho Federal de Odontologia, possui um Capítulo XVI que trata sobre publicidade, propaganda e anúncio.
O Código recomenda que o profissional não poste em mídias sociais material com informações enganosas, que desvalorize a profissão, que constranja as pessoas e que não quebrem o sigilo profissional.
Mais especificamente falando, estas são as recomendações do CFO, entre outros:
- qualquer tipo de propaganda que seja enganosa ou abusiva;
- dados pessoais de pacientes sem a autorização dos mesmos;
- ofertas gratuitas, preços de serviços, etc;
- qual tipo de tratamento ou técnica que não possua comprovação científica.
As mídias sociais para dentistas possibilitaram uma nova maneira de se comunicar com os pacientes em um mercado de trabalho tão concorrido como o odontológico. Ter o paciente mais próximo de você, vendo o seu trabalho diariamente e mantendo contato, cria uma relação que proporciona uma autoridade e confiança que conquista o cliente! Inclusive, já falamos de maneira mais detalhada sobre como conseguir clientes na odontologia aqui no blog. Corre lá para ver!
E você? Já criou o seu perfil nas mídias sociais? O que está esperando?