E aí? Já ouviu falar de Google Analytics? E de Google Analytics 4? A versão mais recente da plataforma de análise de dados do Google.
Hoje, vamos falar sobre esse programa que é super NECESSÁRIO para todo analista de marketing. Vamos falar sobre a nova versão – que logo será a única – e o porquê você não precisa esquentar a cabeça com o fim do Google Analytics Universal.
Afinal, ele só está crescendo, e sim:“eles crescem tão rápido”.
Curtiu? Bora ler um pouquinho mais sobre o assunto?
Antes de tudo, preciso te lembrar que se precisar de uma ajuda nossa, seja na utilização do GA4, no marketing digital e mesmo para acelerar suas vendas, você pode marcar uma CONSULTORIA DE MARKETING E VENDAS GRATUITA.
O que é o Google Analytics?
Antes de falar do Google Analytics 4, vamos começar pelo básico, o que é o Google Analytics?
O GA, para os íntimos, é a plataforma de análise de dados do Google. O software permite que através da análise de dados, empresas coletem informações importantes sobre seus sites, como tráfego e comportamento dos usuários, para, assim, aprimorarem suas páginas.
O sistema, além de gratuito (OBA!), é muito útil. Com ele, a sua equipe de marketing consegue descobrir as melhores formas de construir o layout do site, monitorar o desempenho para melhorá-lo; identificar oportunidades, entre outras infinitas possibilidades.
Por isso, é melhor acreditar quando eu digo que ele é NECESSÁRIO para todo Analista de Marketing.
Google Analytics 4 X Google Analytics Universal
Em sua versão anterior, mais conhecida como GAU ou Google Analytics Universal, o sistema funcionava baseado em pageviews. Ou seja: o código do GA carregava ao abrir qualquer página de um site.
Isso acarretava em alguns problemas, como: o despreparo do software para ler aplicativos, uma interface nada amigável para algumas utilizações, entre outros.
No entanto, com a metodologia de leitura de dados por eventos do Google Analytics 4 e com uma nova interface, melhorada – sempre bom ressaltar, algumas dessas questões foram resolvidas, ou, pelo menos, minimizadas.
A coleta em eventos funciona com interações. Sempre que você executar alguma ação no site ou app, como: clicar em algum botão, realizar alguma pesquisa, ou qualquer interação do tipo, o site relança o código, fazendo uma nova leitura.
A coleta de dados fica, digamos, muito mais “user-based”, focada em você quem está acessando o seu site, o que é uma tendência preciosíssima para o mercado. Afinal, o que mais importa nisso tudo é saber como o seu cliente se sente ao utilizar o site, não é?
Claro que nem tudo são flores. Apesar das incríveis melhorias apresentadas pelo Google Analytics 4, a leitura da base de eventos complica um pouco a utilização da plataforma. Antigamente era só instalar a tag de pageview e boa! 90% do serviço já estava feito, era só esperar os relatórios. Agora, alguns outros passos são necessários.
Mas, relaxa! É super fácil encontrar instruções de passo-a-passo para qualquer funcionalidade que você quiser. Inclusive, já fica aqui a dica de um “tutorial” incrível. Ah! Nem esquenta de olhar isso se você não for “Pró” em Google Analytics, só vai te confundir.
Vale destacar que, se você passou a usar essa ferramenta recentemente, talvez nem tenha percebido as alterações, já que o novo sistema foi implantado em 2020. No entanto, a Google anunciou que no mês que vem, a versão GAU será descontinuada. Com isso, se você ainda usa o modelo antigo, é a hora de se adaptar ao Google Analytics 4.
4 Motivos para usar e gostar do Google Analytics 4
Bom, claro: tem o motivo de que simplesmente não será mais possível usar a versão anterior a partir do mês que vem. Sendo assim, quem não se adaptar ao Google Analytics 4 vai sofrer com a desinformação, o fantasma mais assustador do Marketing Digital.
Mas tem 5 motivos infalíveis para aproveitar a onda e gostar do GA4, mesmo ele sendo um pouquinho mais complexo. Vale lembrar que não é à toa que ele é mais complexo! Significa que você tem mais conteúdo e especificações para serem utilizadas, o que deve facilitar muito o seu trabalho, e claro, melhorar seus resultados.
- Foco no usuário: Já deve tá cansado, ou cansada, de ouvir que esse é o novo segredo do Marketing Digital, não é? O famoso: “pensar primeiro no usuário”. Mas se tem sido muito repetido é porque funciona, gente! Enquanto o Universal Analytics se baseia em sessões e visualizações de página, o Google Analytics 4 adota um modelo de dados centrado em você, com a leitura em eventos. Assim é possível pegar cada detalhe de comportamento e utilização do usuário na sua página.
- Coleta de dados aprimorada: O Google Analytics 4 aprimora a coleta de dados, permitindo integrar dados de sites e apps em uma única visualização. Acho que não preciso nem citar a importância disso aqui, não é? Afinal, hoje em dia, e daqui para frente, cada vez mais, os smartphones estão tomando o lugar dos computadores. Inclusive não me assustaria se você estivesse lendo esse texto em um celular.
- Privacidade: Manter suas informações seguras tem sido uma das prioridades das pessoas. No entanto, isso pode atrapalhar alguns softwares de conseguir as informações que são essenciais para o desenvolvimento de campanhas e estratégias, mas isso não é problema para o Google Analitycs 4. O novo sistema conta com medições sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão. Medidas que protegem as informações dos seus usuários, mas que permitem que você siga adquirindo o conteúdo que importa, mesmo quando os cookies da página estão ausentes ou bloqueados.
- Integração aprimorada com o Google Ads: O GA4 tem uma integração super prática com o Google Ads, o que facilita na hora de acompanhar e analisar o desempenho das campanhas. Essa integração direta ajuda as empresas a entender o impacto de suas campanhas no comportamento do usuário e a otimizar o ROI.
E esses aqui foram só quatro diferenciais do Google Analytics 4 contra o GAU, mas tem muito mais coisa. Quanto mais prática você tiver, vai fazer um uso sensacional, como os recursos preditivos, o aprendizado de máquina, entre outros.
Conclusão
Não tem jeito, seja como GAU, seja como Google Analytics 4, a plataforma é incrível e uma mão na roda para quem vive do Marketing Digital.
E agora, sem o GAU na área, o jeito é se adaptar ao GA4 e fazer bom uso dele. E pode ter certeza: se você se der bem com essa plataforma, o seu site vai se dar bem também!
Agora, se a pedida é aprender mais sobre essa ferramenta e outras do Marketing Digital, não perde tempo e já visite o artigo anterior aqui no blog da Tracione! Ah! Aqui tem bastante conteúdo qualificado para ajudar a tracionar o seu negócio.