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Mudanças no Google: Desvendando o impacto da Core Update de novembro no algoritmo de busca

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Tem mudança no Algoritmo de Busca do Google: bora ver quais são? 

MUDANÇAS NO GOOGLE: DESVENDANDO O IMPACTO DA CORE UPDATE DE NOVEMBRO NO ALGORITMO DE BUSCA | 1 | TRACIONE

Quem trabalha com SEO não pode reclamar de tédio: todo dia é uma novidade diferente.

Atenção para esta: em novembro do ano passado, o Google fez uma nova core update com ajustes significativos no seu algoritmo de busca para melhorar a relevância e a precisão dos resultados.

Significa? É  hora de dar uma repaginada em suas estratégias de SEO.

E AGORA??? Quais mudanças são essas? O que fazer? Calma! A gente te explica tudinho.

Mudanças no Algoritmo de Busca 

Na última semana, falamos aqui no blog sobre a relevância do TikTok e YouTube para suas estratégias de SEO. A novidade da vez vem do Google, com a última atualização do algoritmo de busca.

Aliás: duas últimas, né? Porque foi uma atualização em outubro, e outra logo em novembro.

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PARA O DESESPERO DOS PROFISSIONAIS DE SEO.

Essa última, inclusive, foi uma das atualizações mais longas do Google.

26 dias (de 02 a 28 de novembro).

E é ela que nos interessa aqui.

Segundo o portal Search Engine Land, essas atualizações causaram impactos quase imediatos.

Muitos sites tiveram alta volatilidade em seus rankings, com algumas páginas subindo ou descendo de forma abrupta nas classificações de pesquisa.

Tudo isso, porque o core update aconteceu em sobreposição com outra atualização significativa do Google – a atualização de avaliações de novembro de 2023.

Mas o que significam todos esses updates? 

Essa última atualização, a de novembro do ano passado, foi destinada à revisão e análise de páginas.

Mas trata-se de uma atualização definitiva:

“no futuro, com o sistema de avaliações sendo aprimorado em um ritmo regular e contínuo, não publicaremos mais atualizações futuras no painel de status.”

Palavras do próprio Google.

Já o core update, que é o que mais interessa para fins de SEO, diz respeito a uma mudança nos algoritmos principais de classificação de pesquisa do Google.

Todas elas, óbvio, para melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa.

Em suma: o Google muda algoritmos com o objetivo de dar aquela refinada nas avaliações e classificação das páginas da web.

Segundo o Google:

“Usamos sistemas automatizados para classificar os resultados da pesquisa e, como qualquer coisa, eles não são perfeitos. Estamos sempre procurando maneiras de melhorar esses sistemas para mostrar melhores resultados.”

Mas o que foi feito efetivamente em novembro do ano passado?

O sistema agora analisa cada parte de conteúdo na web inteirinha, decidindo o que é realmente valioso.

Em suma: um grande filtro que garante que apenas a nata das natas dos resultados cheguem topo dos resultados de pesquisa.

E por que essas atualizações do Google importam tanto para você? 

Por “você”, estamos nos referindo a marcas, empresas e agências de marketing digital.

Sempre que o Google atualiza seus algoritmos de classificação de pesquisa, um determinado site pode ter um desempenho melhor ou pior nos resultados de pesquisa.

Positivas ou negativas, as atualizações afetam o tráfego orgânico e as conversões, impactando de forma direta os investimentos e receitas.

Saber quando essas updates acontecem permitem que você saiba se as oscilações na sua página foram resultado de uma mudança de estratégia de vendas (ou até comportamento dos consumidores) ou causadas por alguma alteração de algoritmo do Google.

O que você deve fazer com o seu site depois dessas atualizações? 

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Acompanhar, e sobretudo: mudar, se adaptar!

O Google, inclusive, sugere algumas perguntas para você mesmo avaliar o conteúdo do seu site.

São perguntas de:

CONTEÚDO

O seu conteúdo oferece informações originais, descrição substancial, análise além do óbvio e se baseia em outras fontes?

RELEVÂNCIA E EXPERTISE

Títulos e descrições não bastam para o Google.

O artigo deve ser relevante, oferecer informações claras, confiáveis, e livre de erros.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Os textos devem ser bem escritos, sem erros de concordância ou gramática, e de preferência sem muitos anúncios na página para não distrair quem está lendo.

PERGUNTAS COMPARATIVAS

Ah! O conteúdo não deve ser apenas bom, ele deve ser o MELHOR entre os primeiros resultados das buscas.

O que você está fazendo para se destacar, hein?

É por isso mesmo que você deveria contar com uma agência de SEO!  

Essas mudanças de algoritmo são MUITO comuns. São mais de 300 por ano (!).

Algumas podem impactar mais, como esses core updates, levando à uma queda do seu tráfego orgânico.

Quando você tem uma agência especializada em SEO, como a Tracione, você conta com um time de experts, super antenados a todas essas atualizações.

Muito mais que saberem de todas essas mudanças, eles também sabem criar uma estratégia para melhorar ainda mais o conteúdo, de forma a aparecer no topo das buscas.

Lembre-se: o interesse do Google é exibir resultados de alta qualidade para as pessoas.

Tracione recomenda a leitura! 

O Search Engine Land é um portal que deve fazer parte da sua rotina diária de leitura.

Lá, você fica por dentro de novidades, tendências do marketing digital, tecnologia e publicidade.

Além de ficar por dentro de recursos e mudanças de produtos em plataformas digitais, o Search Engine Land também oferece artigos de especialistas com dicas, práticas e estratégias para traçar seu planejamento digital.