TRC NewsVoltar

Google Core Update de Março: Descubra em Detalhes Tudo Sobre a Nova Atualização

Compartilhe nas redes sociais:

O Google atualizou mais uma vez o seu algoritmo. Muito além: a Google Core Update de março revolucionou o SEO.

As mudanças chegaram para combater o spam e criar regras mais rígidas de produção de conteúdo.

Quer ficar por dentro de TODOS os detalhes da Google Core Update de Março? Então, bora seguir leitura! A gente explica porque essa nova atualização foi tão significativa.

GOOGLE CORE UPDATE DE MARÇO: DESCUBRA EM DETALHES TUDO SOBRE A NOVA ATUALIZAÇÃO | 1 | TRACIONE

Quer caprichar nas estratégias de SEO?

A Tracione é uma agência expert quando o assunto é marketing digital. Nosso time está sempre antenado nas mudanças do Google, e cria um planejamento para posicionar a sua empresa nos primeiros lugares de busca.  Agende uma sessão estratégica gratuita conosco.

Quais as mudanças do Core Update de Março de 2024? 

A última Core Update do Google realizada, agora em março, foi uma das maiores dos últimos tempos.

E mais: impactou o SEO.

O objetivo? Melhorar ainda mais a qualidade da pesquisa, removendo o spam e conteúdos superficiais e pouco relevantes.

Nós, enquanto usuários, agradecemos. Valeu, Google!

40% dos sites com conteúdo de baixa qualidade e não original devem ser removidos nos resultados de pesquisa. Vários já foram desindexados. 

A gente analisa, em detalhes, cada uma dessas mudanças.

O Ranking de Qualidade Melhorou

Uma palavrinha super importante da Elizabeth Tucker, diretora de produto do Google:

“Esta atualização traz mais do que apenas ajustes algorítmicos. É um movimento estratégico para remodelar a narrativa em torno da qualidade de pesquisa do Google. Queremos enfatizar que a IA não é a inimiga; nosso foco está em garantir que conteúdo valioso e relevante suba para o topo.”

E o que foi feito?

Aperfeiçoamento de sistemas de classificação para identificar páginas não úteis, que tivessem uma experiência ruim ou conteúdo criado para obterem bom desempenho nos motores de busca.

Acho que ficou claro, né? O foco do Google é em conteúdo criado para audiências humanas.

Políticas Anti-Spam mais eficientes

Neste caso, o Core Update de março focou em três áreas: domínios expirados, restringir a criação de conteúdo de escala que manipulam as classificações de pesquisa e abuso da reputação de site

Menos resultados de baixa qualidade e não originais

Identificar e remover páginas que pareçam pouco úteis ou ofereçam uma experiência ruim para o usuário.

Agilidade nas penalizações

Ações manuais. Isso deu o que falar na Core Update do Google de março.

Pra quem não sabe, quando o Google detecta um site que não segue suas diretrizes, pode impor uma “ação manual”.

Ou seja: desindexar, remover completamente de seus resultados de pesquisa.

O pesadelo de quem tem um site e comercializa um produto ou serviço online.

Desde o dia 05 de março, essas notificações aumentaram de forma significativa.

relatos de sites que foram totalmente desindexados, com penalidades aplicadas em todas as páginas.

É, o Google não está de brincadeira.

E o principal de tudo: as ações do Google parecem mirar sites que utilizam conteúdo gerado por Inteligência Artificial de forma predominante.

Ou seja: é bom ficar de olho no uso irrestrito e indiscriminado de ferramentas como o ChatGPT.

O foco está nas pessoas, e não em robôs! 

Uma vez que a Inteligência Artificial foi alvo da Core Update do Google de março, é bom a gente se atentar melhor a esse tópico.

Aliás, desde a última atualização, o Google vem beneficiando conteúdos originais em detrimento daqueles gerados por IA.

A prioridade, de uma vez por todas, serão os conteúdos relevantes, de alta qualidade, inéditos, confiáveis e, principalmente: criado por e direcionado a pessoas.

E, sim, viu? O Google consegue distinguir conteúdo original e de alta qualidade daqueles gerados por IA, com pouca – ou pasme – nenhuma edição humana.

Quando analisados, a maioria dos sites removidos dos resultados de busca, tinham conteúdo ruim, raso e que violavam as regras de spam.

Dito isso, não é que o Google esteja travando uma guerra com a Inteligência Artificial.

Nada disso: a mira do gigante é com o conteúdo fraco e repetitivo, que não gera valor para as pessoas, quando usam a ferramenta para fazer buscas.

Você pode, sim, recorrer ao ChatGPT, por exemplo, mas como uma ferramenta de PESQUISA. Assim como você recorre ao próprio Google, certo?

Mas é preciso primar pela originalidade, pela sua personalidade, seja ao criar um texto, uma imagem ou um vídeo, por exemplo.

Vamos combinar? Excelente a Core Update de março priorizar a criatividade, o conteúdo relevante, e sobretudo, nós seres humanos. Tanto na posição de CRIADORES de conteúdo, como de CONSUMIDORES de conteúdo.

Genial.

A IA não é uma inimiga, mas uma aliada. O que o Google quer é valorizar o potencial humano.

E como você e a sua empresa devem se comportar com essa nova Core Update do Google? 

Basicamente: criando conteúdo relevante e de qualidade, que estejam de acordo com as diretrizes, e mais: que garanta as primeiras posições no ranking de pesquisa.

Tudo isso, claro, adicionado do seu toque pessoal, ao seu diferencial, da sua personalidade.

Os conteúdos devem ser orientados por especialistas na área, que conferem credibilidade, originalidade e garantem um bom posicionamento e cliques, com alta taxa de conversão.

Aí é que entra a Tracione. Nosso time é formado por especialistas, sempre antenados a todas as mudanças de algoritmo do Google, e mais: capaz de criar uma estratégia focada no seu perfil.