Já ouviu falar do uso do ChatGPT no Marketing Digital?
Que a Inteligência Artificial é presente, e é o futuro, todo mundo já sabe! A bola da vez é o ChatGPT, um assistente de voz ou um buscador, tipo o Google. Você faz uma pergunta, e ele responde tudo por texto.
A menos que você viva em uma floresta ou em uma caverna longe de qualquer contato com a civilização, você certamente já ouviu falar nele, certo?
Mas sabia que, além de responder sobre praticamente tudo, usar o ChatGPT no Marketing Digital pode ajudar – e muito – a sua empresa? A Inteligência artificial é poderosa, e as possibilidades são imensas.
E é sobre todo o potencial dessa AI o tema do artigo desta semana. Garanto que muita coisa vai ser novidade pra você.
Lembre-se: precisou de uma agência de marketing digital ou uma aceleradora de vendas para tracionar o seu negócio? Você pode agendar uma SESSÃO ESTRATÉGICA GRATUITA com o nosso time a hora que quiser.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma mistura entre buscador e assistente de voz. Só que você faz a pergunta em texto, ele responde em texto, e diferente do Google, você não precisa clicar em links para ler.
As respostas são fluentes, parecem ter sido escritas por uma pessoa mesmo. Ele também faz contas de matemática e – pasme! – é capaz de escrever códigos em linguagens de programação.
Detalhe curioso: ultimamente, até conselhos, o ChatGPT tem oferecido às pessoas.
Mas as funcionalidades não param por aí, não, viu? o ChatGPT pode ser uma ferramenta super importante para ajudar na sua estratégia de Marketing Digital, e até mesmo na sua loja virtual. Assunto que vai ser detalhado no próximo tópico.
Por que usar o ChatGPT no Marketing Digital da minha empresa?
O ChatGPT é uma Inteligência Artificial pra lá de valiosa, que pode agregar no relacionamento com o seu cliente. Aqui vão algumas dicas de como usar o ChatGPT no Marketing do seu negócio:
Criação de Conteúdo
Usar o ChatGPT no Marketing ajuda a sua empresa a compartilhar conteúdos relevantes, economizando tempo e esforço. Quer escrever sobre um tema? Então, peça que ele escreva o texto para você. Isso mesmo: dessa forma, você consegue redigir uma News e E-mail Marketing, Posts para redes sociais, Artigos para blogs e muito mais com muito mais agilidade.
Ah! Esta dica é importante, hein? Não copie exatamente o que ele escreveu. Reescreva o texto, dando a sua cara, o seu toque final. Assim, você vai conseguir criar uma relação de afinidade com quem está lendo seu conteúdo.
Identificação do perfil do seu cliente
Já no e-commerce, ele pode melhorar, e muito, o relacionamento com o consumidor. Você pode perguntá-lo sobre o comportamento do cliente, tendências de mercado e estratégias da concorrência. Viu só? Um jeito super prático de identificar oportunidades lucrativas, e tracionar o seu negócio.
Automatizar pra ganhar tempo
Junto com o seu chatbot, o ChatGPT pode ajudar o seu cliente a encontrar um produto, respondendo perguntas sobre ele como preço, cor, tamanho e disponibilidade. Além disso, ele pode gerar respostas automatizadas para perguntas frequentes, e até fornecer recomendações personalizadas com base no histórico de compra e navegação.
Acredite: ele pode até criar empresas!
Sim! E essa é uma novidade quentinha. A utilização do ChatGPT no Marketing chegou a este ponto: ajudar a criar empresas do zero, gerenciá-las e gerar receita em até 5 dias!
Tudo começou quando o designer Jackson Greathouse Fall enviou o seguinte comando para a ferramenta: “Você vai ser a HustleGPT, uma IA empresarial. Eu sou sua contraparte humana. Eu posso agir como um intermediário entre você e o mundo real. Você tem US$ 100 e sua meta é tornar isso na maior quantidade de dinheiro possível no menor espaço de tempo, sem fazer nada ilegal”.
Desafio aceito. A partir daí, o ChatGPT criou o Green Gadget Guru, um negócio próprio para compartilhar dicas de produtos sustentáveis e como ter uma vida mais amigável com o meio ambiente.
E não para por aí, hein? O ChatGPT também criou um “planejamento” para a empresa, com uma estratégia de desenvolvimento de site, nicho de atuação, presença em redes sociais e todos os gastos associados às operações.
Ele também sugeriu temas para posts e indicou conceitos para criar uma logo, mas segundo Fall, as ideias de design foram ruins.
Fall já recebeu investimentos de outras pessoas interessadas no projeto, e seguindo orientações da IA, contratou duas pessoas para trabalhar como redatoras, escrevendo conteúdos para o site.
Em cinco dias, o projeto já acumulou US$ 130 de receita, e um total de 1.824 membros em uma comunidade criada na plataforma de chat Discord.
Ele disse que vai continuar publicando atualizações sobre o projeto no próximo mês, mostrando a evolução do negócio a partir das decisões da Inteligência Artificial. Fall também destacou que o ChatGPT ainda não é uma grande ameaça: “nossos trabalhos estão seguros”, garantiu.
Como acessar o ChatGPT?
É muito simples acessar o ChatGPT e ter acesso a todas as potencialidades da ferramenta. É acessar o site, criar sua conta e fazer perguntas.
ChatGPT: o fim da Era Google?
Com o sucesso da tecnologia, já tem gente até dizendo que, em um futuro próximo, o ChatGPT pode acabar com o Google.
De fato, o ChatGPT é uma revolução. Entretanto, existem alguns limites: ele não revela a fonte das informações, e – ainda – não responde perguntas científicas complexas. Ah! Seus “conhecimentos” são baseados em informações que foram colocadas na internet até 2021. Claro: como se trata de um robô, ele não pensa criticamente como a gente.
E sabe o quê mais? Nos últimos dias, a Google anunciou que está testando o seu próprio robô: o Bard!
É, a empresa está tentando recuperar o terreno conquistado pelo ChatGPT, e abriu acesso limitado para a sua nova IA. Por enquanto, só pessoas selecionadas dos Estados Unidos e do Reino Unido podem utilizar o Bard. Mas se você tiver um serviço VPN, pode se inscrever no site e testar também.
Por enquanto, o Bard está só em fase de testes, sem previsão de lançamento oficial. Mas imagina: se o ChatGPT já é incrível, o que a Inteligência Artificial do maior buscador do mundo será capaz de fazer?
Mas a briga continua: ChatGPT 4
É gente e a disputa promete ser acirrada, viu? Na corrida do chatbot, a Microsoft liberou o Bing com o ChatGPT 4 pra todo mundo. Até então, você tinha que entrar na fila para usar a ferramenta do bate-papo inteligente. Agora, é só fazer o login e solicitar o acesso.
Mas o que é o ChatGPT 4? A nova tecnologia do chatbot é muito mais eficiente que o antecessor. Prepare! Se você já havia se surpreendido com as respostas da versão inicial, vai se surpreender ainda mais. O ChatGPT 4 é capaz de gerar respostas mais completas e coesas, muito similares aos textos escritos por humanos.
E de acordo com os desenvolvedores, ele ainda tem 40% de chance de produzir respostas corretas, além de ser menos propenso a criar conteúdos preconceituosos ou ofensivos.
Legal, né? Por enquanto, o ChatGPT 4 está disponível apenas na versão paga, ou pelo Bing conforme mencionamos acima.