O marketing para franquias de dentistas está crescendo cada vez mais por um motivo óbvio: cada vez mais vemos redes de franquias odontológicas surgirem pelo país.

O setor de saúde aumentou em 4,7% seu faturamento entre 2018 e 2019, de acordo com um balanço realizado pela “Associação Brasileira de Franchising” (ABF).

Isso se dá porque, para um dentista recém-formado conseguir entrar no mercado odontológico, ele precisaria trabalhar em alguma clínica ganhando bem menos até conseguir juntar uma boa grana, e depois ainda ter que realizar uma grande pesquisa de mercado em várias regiões para saber onde é o melhor lugar para abrir a sua clínica.

No caso da franquia, o franqueado trabalha com uma marca já existente no mercado, sendo papel da franquia gerar demanda para seus franqueados, e fortalecer cada vez mais o nome da marca.

Além de que o dentista franqueado consegue pular a etapa de validação do consultório, pois a marca já é conhecida, dando uma tranquilidade bem maior para trabalhar.

Por esse motivo, é normal vermos gestores de clínicas odontológicas começarem a oferecer franquias no mercado visando o crescimento da marca e expansão de atuação. 

Mas o que a maioria não sabe é que o marketing para franquias de dentistas é FUNDAMENTAL para conseguir franqueados.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto sobre 5 estratégias de marketing para franquias de dentistas!

Utilizar o Linkedin para o lado profissional

Marketing para franquias de dentistas2
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 8 - TRACIONE

O Linkedin é a maior rede social focada em relacionamento profissional do mundo, e um ótimo lugar para fazer marketing para franquias de dentistas!

Quase todas as empresas existentes possuem perfil no Linkedin, e recrutam novos colaboradores através da plataforma.

É lá que estão diversos profissionais de odontologia do mundo e que podem vir a ser um franqueado algum dia. Por isso, é muito importante que a sua marca esteja presente, sempre produzindo conteúdo de qualidade.

É muito importante lembrar que o tom de fala no Linkedin deve ser um pouco mais formal, devido ao foco da plataforma.

Mídia paga: Google Adwords

Marketing para franquias de dentistas3
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 9 - TRACIONE

Todo post aqui do blog nós sempre falamos: se você quer fazer marketing para franquias de dentistas ou para qualquer outra coisa, é fundamental investir no google ads.

Nós vivemos em um mundo em que as pessoas utilizam o celular o tempo inteiro, em todos os lugares e para tudo! Foi-se o tempo que o Marketing tradicional era o bastante para quem queria anunciar. Hoje em dia, o marketing digital é essencial para a sua estratégia online.

“Mas, por que o Google?”

Simplesmente porque o Google é uma das maiores empresas do mundo, com o mecanismo de pesquisa mais utilizado da internet. É lá que os seus anúncios irão aparecer para possíveis franqueados.

Inbound Marketing

Marketing para franquias de dentistas4
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 10 - TRACIONE

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital atualmente, e no marketing para franquias de dentistas não é diferente.

Neste caso, é até mais fácil planejar uma estratégia de Inbound Marketing, sabe por que?

Porque, o primeiro passo, é definir a persona, que é uma personificação do seu público-alvo. Neste caso, você pode pegar os seus clientes reais e traçar um perfil visando atingir novos clientes.

Neste momento, é importante coletar informações básicas, como nome, idade, profissão, mas é fundamental entender os aspectos comportamentais, como rotina, os desafios do dia a dia, objetivos, etc.

Depois, é começar a produzir conteúdo para as 4 etapas da jornada de compra, e fazer os leads caminharem pelo funil de vendas até virar um cliente de fato.

A melhor forma para atingir a todos: Instagram

Marketing para franquias de dentistas5
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 11 - TRACIONE

Atualmente, o Instagram é a rede social mais utilizada no mundo. Por já estar há bastante tempo no mercado, e já ser uma rede bem consolidada, é fundamental que você tenha um perfil nela para realizar marketing para franquias de dentistas.

7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas - TRACIONE

Na plataforma você tem inúmeras opções.

Você pode engajar o seu público criando conteúdo relevante, e assim atingindo cada vez mais pessoas; investir no instagram ads, onde é possível veicular anúncios pagos visando atingir e impactar o seu público-alvo; e até mesmo fazer parcerias com influenciadores digitais a fim de darem mais visibilidade para a sua marca.

Facebook

Marketing para franquias de dentistas6
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 12 - TRACIONE

O Facebook é uma das grandes redes sociais existentes hoje em dia.

Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Instagram, a plataforma continua extremamente relevante, com um gigantesco número de usuários, perfeito para quem quer fazer marketing para franquias de dentistas.

O Facebook não é muito diferente do Instagram. Lá, é possível criar conteúdo visando atingir um grande número de pessoas para, consequentemente, aumentar o seu número de seguidores.

Assim como o instagram possui seu próprio sistema de anúncios, o facebook também tem: Facebook Ads.

Com ele, você pode anunciar na plataforma, aparecendo para mais pessoas. Esta é uma das melhores opções para fazer marketing para franquias de dentistas.

Podcast para dentistas

Marketing para franquias de dentistas7
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 13 - TRACIONE

Os podcasts já existem há mais de uma década, mas em 2020, devido à pandemia e à nova leva de programas, a mídia deu um “boom” com dezenas de novos programas aparecendo.

Esta mídia é uma ótima opção para realizar marketing para franquias de dentistas.

Nela, é possível discutir o mercado odontológico e mostrar as vantagens de se investir em uma franquia odontológica.

É possível convidar investidores, donos de franquias, dentistas e vários tipos de convidados para esclarecer as dúvidas acerca do assunto e aumentar o seu número de franqueados.

Estratégia antiga e eficaz: e-mail marketing

Marketing para franquias de dentistas8
7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas 14 - TRACIONE

De todas as estratégias citadas, o e-mail marketing é o mais antigo e um dos melhores para fazer marketing para franquias de dentistas.

Muita gente pensa que, com a chegada das redes sociais e das novas formas de comunicar, os emails não são mais utilizados e que são uma tecnologia do passado.

Erro crasso deles.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas e eficazes que existem.

O motivo?

Porque, no e-mail marketing, quem recebe o seu conteúdo são pessoas que se inscreveram e realmente querem receber.

É claro que tudo utilizado de forma exagerada faz mal, então não é interessante enviar muitos emails para a sua lista de contatos, pois pode gerar desconforto na pessoa, fazendo com que ela saia da sua lista.

Ah, e outro erro extremamente grave de quem trabalha com e-mail marketing é comprar lista de contatos.

Isso é algo que não se deve fazer. A lista de contatos deve ser conseguida de forma totalmente orgânica, através de landing pages, formulários, etc. Dessa forma, você só enviará e-mails para quem escolheu receber! 

Como você viu, investir em marketing para franquias de dentistas é fundamental se você deseja aumentar o número de consultórios e transformar a sua marca em uma marca referência!

Quer saber mais sobre Marketing Odontológico? Clique aqui e leia nossos outros posts!

7 estratégias de Marketing para Franquias de Dentistas - TRACIONE
Avatar of Felipe Martins
Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

Pin It