Podemos dizer que escolher nomes para clínica odontológica é uma das partes mais importantes e mais difíceis ao abrir uma clínica.

Muitas pessoas acham que é só escolher um nome qualquer e pronto, começar a atender.

Outras partem da premissa de que, o nome não importa, o importante é fazer um bom trabalho. “Se o atendimento for bom, os pacientes nem ligam para o nome”.

É claro que um bom atendimento é a parte principal de uma clínica odontológica, mas o nome pode impactar positivamente ou negativamente no branding da sua marca.

Como diz o blog “Titanwebagency”:

Escolher um nome para um consultório odontológico é uma arte e uma ciência. O nome da sua clínica dentária é a primeira coisa que qualquer novo paciente verá. Isso significa que o nome que você escolher deve transmitir autoridade e profissionalismo.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto onde falamos sobre 5 aspectos importantes para se atentar na hora de escolher nomes para clinica odontológica.

Fazer sentido é fundamental

nomes para clínica odontológica2
Como dar um nome para sua clínica em 8 passos 4 - TRACIONE

Na hora de escolher nomes para clínica odontológica, é preciso seguir uma lógica fundamental para qualquer segmento: fazer sentido.

É essencial que o nome escolhido tenha a ver com a área de atuação da clínica, ou com o serviço que a clínica presta.

Se a clínica for focada em ortodontia, por exemplo, pode utilizar “ortoclinica”, ou “ortodents”, ou qualquer coisa que tenha ligação com a palavra orto.

Utilizar a palavra “aparelho dentário” também é válido, mas um pouco mais difícil, aí vai da criatividade de cada um na hora de escolher o nome.

Evite utilizar um nome que, apesar de você ter achado muito bonito, não tenha nada a ver com a clínica, ou com o serviço prestado. É necessário ter coerência.

Exemplos:

Ortoclinica
Ortodents
Odontoclinic
Odontoclinica
Dentclinic
Sorriso Perfeito
Sorriso Feliz
Doutor Dentista
Doutor Sorriso
Fábrica de sorrisos
Shopping dental
Clínica do Sorriso

Nomes curtos

A nossa segunda dica para quem quer escolher nomes para clínica odontológica é encontrar algum que seja o mais curto possível.

Palavras curtas são mais fáceis de falar e, consequentemente, de lembrar.

Com certeza você já ficou com algum nome de filme, ator, música ou qualquer coisa na cabeça, mas não conseguia lembrar porque era grande demais. Quanto maior o nome, mais difícil de confundi-lo com outras palavras.

Atualmente, esta regra está sendo seguida por várias empresas grandes, que têm diminuído seus nomes para serem lembradas e escritas de maneira mais simples. Por exemplo, temos a Riachuelo, que hoje em dia aparece como “Rchlo”.

Exemplos:
Clínica Sorria
Clínica Sorriso
Dr. Dente
Clínica Sorria de novo
Clínica Novo dente
Clínica Sorria sem medo
Clínica lindo sorriso
Clínica Mestre do dente
Oficina do Dente
Sorriso de luxo

Design da marca

Outro ponto muito importante que devemos nos atentar na hora de escolher nomes para clínica odontológica é sobre o design da marca.

O nome é apenas uma parte do design da sua marca, composto por várias outras partes.

Sempre que vamos criar um nome, é importante lembrar da sua aplicação na hora de criar o design da marca, como a logomarca.

É possível ter ideias que façam o nome participar da logomarca, incorporando a ideia da clínica na parte visual.

Como dar um nome para sua clínica em 8 passos - TRACIONE

Identidade visual e design gráfico

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da expressão “identidade visual”, certo? Mas, você sabe o que é?

A identidade visual é a expressividade da marca nas suas mais diversas aplicações através do design gráfico. Cartões de visitas, website, redes sociais, uniformes para a equipe, veículo da empresa, outdoors, jornais, revistas.

Todas as formas de estampar a logomarca da empresa trabalhando a identidade visual, é responsabilidade do designer gráfico.

Por esse motivo, na hora de escolher nomes para clínica odontológica é importante ficar atento se o nome tem uma boa aplicação na identidade visual da clínica.

 

Pesquise MUITO

nomes para clínica odontológica3
Como dar um nome para sua clínica em 8 passos 5 - TRACIONE

Muitas vezes, na hora de dar nomes para clínica odontológica, pensamos em um e decidimos utilizá-lo.

Um conselho que eu dou é para NUNCA parar na primeira opção. Pode até ser que lá na frente você vá usá-la, mas sempre tenha várias opções em mãos. Um nome pode levar a outro, que leva a outro, possibilitando você encontrar o nome perfeito em algum momento.

Outra vantagem de pesquisar bastante é que você pode encontrar várias palavras novas nunca utilizadas antes na área, e que remetem à odontologia.

Seja original, sem cópias

Talvez, essa seja a dica mais importante na hora de escolher nomes para clínica odontológica.

NUNCA copie o nome de alguma clínica, pois pode ser configurado como crime de plágio, gerando processos jurídicos, gastos desnecessários, multas e várias consequências bem chatas de se lidar.

Ah, e nada de utilizar nomes parecidos com os de outras clínicas achando que ninguém percebe. As pessoas percebem, e isso pode criar uma imagem negativa da sua clínica.

O mais certo é pesquisar bastante, e criar um nome totalmente original e que tenha a ver com a clínica.

Contrate um profissional

nomes para cl´nica odontológica4
Como dar um nome para sua clínica em 8 passos 6 - TRACIONE

Pois é, criar nomes para clínica odontológica não é uma tarefa simples, que pode ser feita da noite para o dia.

Uma ótima opção é contratar uma agência para criar o nome para você.

Por trabalharem com isso, eles já sabem como funciona o mercado, e possuem os melhores métodos e ferramentas.

Além de que, você poderá fazer um “pacote” e contratar outros serviços da agência, como a criação da logomarca, de campanhas de anúncios, landing page.

Um exemplo de empresa focada totalmente em identidade visual para negócios é a Escandi.

Verifique a disponibilidade

No momento em que você estiver pesquisando e criando nomes para clínica odontológica, lembre sempre de verificar a disponibilidade no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial .

O INPI é o órgão federal responsável pelo registro da propriedade intelectual de marcas e patentes. Dessa forma, você não corre o risco de utilizar um nome já registrado por outra empresa.

Ah, e não se esqueça de verificar a disponibilidade do nome no site “registro.br“, para saber se você pode utilizá-lo em seu domínio.

tendências-de-marketing-digital
Avatar of Felipe Martins
Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

Pin It