Deixa eu te fazer duas perguntas:
1ª – você realiza ligações telefônicas hoje em dia?
2ª – você já ouviu falar em call tracking para dentistas?
Calma, já já você vai entender a relação das duas perguntas.
Muita gente pode imaginar que a resposta mais óbvia para a primeira pergunta seria “é claro que não, ligações telefônicas é coisa do passado”.
Realmente, as ligações telefônicas foram inventadas há décadas, e hoje em dia existem diversas outras tecnologias mais novas que possibilitam a comunicação entre dois pontos distintos.
Mas, ainda assim, as ligações telefônicas ainda são muito utilizadas.
Tá, e a segunda pergunta?
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Bom, vamos ao texto que você vai entender!
As chamadas telefônicas atualmente
Como já falado no parágrafo anterior, a maioria das pessoas imaginam que as ligações telefônicas caíram em desuso, e ninguém mais as utiliza, né?
Pois é. Mas na realidade, não é bem isso.
De acordo com o Google, cerca de 70% das pessoas que pesquisam algo através de um dispositivo móvel, realizam chamadas telefônicas baseadas nas pesquisas.
Outro dado que o Google traz na mesma matéria é que, a presença de um número telefônico em um anúncio influenciam de maneira positiva os clientes, dando mais credibilidade para a empresa.
E por último, um dado que vai mudar a sua percepção em relação à realização de chamadas telefônicas hoje em dia:
40 milhões de chamadas são realizadas mensalmente a partir de anúncios do google.
O que é call tracking?
Como podemos ver, as chamadas telefônicas continuam sendo uma forte ferramenta para as empresas, e é aí que entramos no assunto principal do post: call tracking para dentistas.
Primeiro, vou utilizar um exemplo para explicar o que é “call tracking”.
Digamos que a sua empresa decida investir em publicidade. Uma parte do orçamento vai para o marketing digital, através de anúncios no google. A outra parte é investida em mídias offline, como traseiras de ônibus.
Durante o período das campanhas, a sua empresa recebe diversas ligações, e destas ligações, 85% compraram o seu produto.
Com o call tracking, é possível descobrir a partir de qual mídia vieram as ligações que fecharam negócio com você.
Desta forma, é possível descobrir em quais canais e mídias é mais vantajoso investir.
“Entendi, mas e o call tracking para dentistas?”
O call tracking é uma ótima tecnologia para os dentistas potencializarem o seu marketing e atrair cada vez mais clientes qualificados para o seu negócio.
Vou te falar as vantagens de utilizar call tracking para dentistas.
1 – Gravação de ligações
O call tracking para dentistas possui uma funcionalidade extremamente importante para todas as clínicas odontológicas: a possibilidade de gravar as ligações.
Não entendeu a importância ainda? Calma, eu te explico.
Toda clínica precisa de uma pessoa ou uma equipe responsável por atender todas as ligações recebidas, correto?
Este cargo possui uma alta rotatividade de funcionários, e com isso, o dono da clínica precisa realizar um novo treinamento com o funcionário recém-contratado.
Nas primeiras semanas, o novo funcionário vai ficar um pouco perdido e confuso, principalmente na hora de atender as ligações telefônicas, pois estará em período de experiência.
Com um call tracking, é possível que o dono da clínica grave todas as ligações atendidas pelo funcionário anterior e utilize como treinamento para novos funcionários. Desta forma, ele poupa o próprio tempo em treinar o funcionário, e oferece um treinamento muito mais prático e assertivo para o novo funcionário.
Ah, e sem falar que todas as dúvidas recebidas pela clínica ficam gravadas, podendo utilizá-las para criar um documento que facilite a vida do funcionário caso outras pessoas tenham a mesma dúvida.
Outra grande vantagem de investir em call tracking para dentistas e gravar as ligações é que o proprietário da clínica pode analisar as ligações gravadas do novo funcionário e corrigir os pontos de falha presentes na ligação.
2 – Saber de onde vieram as ligações
Outra funcionalidade que vale cada centavo investido em call tracking para dentistas é a de saber exatamente de onde veio cada ligação.
Quando o dentista investe em marketing digital, ele atrai clientes de diferentes campanhas. Pode ter vindo de um anúncio no google, ou um anúncio no youtube, ou através de busca pelo google.
Com o call tracking, é possível saber exatamente de onde vieram os leads, qualificá-los, e reestruturar a campanha de marketing direcionando mais recursos para onde vieram mais clientes.
3 – Tempo médio e horário de pico das ligações
É isto mesmo que você está imaginando!
Com o call tracking para dentistas, o proprietário da clínica consegue saber quanto tempo cada ligação durou. Desta forma, é possível calcular a média geral de tempo de ligações.
Outra vantagem do call tracking para dentistas é que a ferramentas registra todas as ligações, sendo possível saber quais os horários que a clínica mais recebe ligações.
Tendo este dado em mãos, é possível dar mais atenção a este horário, não deixando o telefone sozinho.
4 – O que você perde se não utiliza call tracking para dentistas
E por último, vamos falar sobre o que você perde não utilizando o call tracking para dentistas.
Você não saberá se o atendente da sua clínica está tratando todos os funcionários de maneira cordial, e se ele está seguindo um padrão de atendimento.
Desta forma, nunca vai saber se um dos motivos da sua clínica estar perdendo ou ganhando pacientes é o funcionário que atende as ligações.
Você não saberá de onde vieram os seus clientes, se baseando apenas no “achismo”.
“Ah, deve ter vindo do google. Ou será que foi do youtube?”
Desta forma, não conseguirá potencializar as suas campanhas para conseguir cada vez mais clientes, mantendo a média de pacientes lá embaixo.
Você também nunca saberá em qual horário a sua clínica recebe mais ligações. Imagina a seguinte situação:
O horário que a sua clínica mais recebe ligações é a hora do almoço. Um dia, você precisa sair exatamente na hora do almoço para resolver um problema, e o atendente da sua clínica vai almoçar na mesma hora.
Você perderá várias ligações de possíveis clientes.
Call tracking para dentistas é a melhor solução para potencializar as suas campanhas de marketing digital, aumentar a quantidade de clientes que chegam até você e classificá-los, e melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Quer saber mais sobre Marketing digital para dentistas? Temos um outro post no blog que fala exatamente sobre isso!