A cada ano que passa, a tecnologia avança mais rápido, junto com as tendências de marketing digital. Inovações que antes demoravam anos para serem criadas, testadas e lançadas, hoje em dia acontecem em questão de meses.
Tenho certeza que o celular que você comprou há 1 ano já está começando a ficar obsoleto.
Novos modelos com novas tecnologias de câmeras, ou novas funcionalidades já surgiram no mercado antes mesmo de você se acostumar com o seu aparelho.
No meio do Marketing Digital também é assim.
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1 – Inteligência Artificial
Para começar a nossa lista de tendências de marketing digital, vamos começar com uma que vem sendo desenvolvida há anos!
Provavelmente, você já ouviu esse termo por aí. Teve até um filme lançado com esse nome, lembra?
Pois é. A Inteligência Artificial já faz parte da nossa vida há um tempo, e em 2021 promete se tornar mais forte ainda.
Ela é uma das tendências do Marketing Digital que já está sendo utilizada através do “Machine Learning”.
Este recurso é, literalmente, ensinar uma máquina a realizar algum tipo de serviço de maneira inteligente.
O principal exemplo seriam as mídias sociais.
Faça um teste: pegue seu celular e pesquise no google sobre algum produto. Entre em alguns links, visite alguns sites com reviews e assista alguns vídeos no youtube sobre este produto.
Assim que você acessar o Instagram, ou qualquer outra rede social, pode ter certeza: aparecerão anúncios deste produto para você, ou algo relacionado a seus comportamentos e interesses.
É assim que o Machine Learning funciona.
Antigamente, as marcas anunciavam na televisão os seus produtos e serviços, ou em outdoors pela cidade, certo?
Dessa forma, atingiam todas as pessoas, tanto o seu público específico, quanto vários outros “públicos” nada a ver com a proposta da marca.
Hoje em dia, o Marketing Digital possibilita segmentar quais pessoas irão receber determinados assuntos, baseado em seus costumes e rotina.
2 – Voice Search
“Hey, Siri”. “Ok, Google”.
Com certeza você já utilizou uma dessas frases no seu dia-a-dia.
Pois é, trata-se dos serviços de “Voice Search”, uma das tendências de marketing digital mais fortes da nossa lista.
Como toda tecnologia lançada, a busca por voz veio para facilitar a vida das pessoas.
A tecnologia começou a ser utilizada nos celulares, possibilitando realizar buscas, ou até ligar para outras pessoas através de comandos por voz.
Com a evolução da tecnologia, notebooks passaram a ser equipados com a ferramenta, e hoje em dia, já é possível encontrar Smart TVs com Voice Search integrado ao seu sistema.
A cada ano que passa, o Google tem deixado de se identificar como um simples mecanismo de pesquisa, para se identificar também como um mecanismo de resposta.
Hoje em dia, é possível utilizar o comando por voz enquanto desempenha outras tarefas.
Se estiver dirigindo, você pode pesquisar por farmácias mais próximas, e dar o comando por voz para que o GPS te leve até o local. Tudo isso sem tirar as mãos do volante, e a atenção da pista. Dentre todas as tendências de marketing digital, essa é uma das mais úteis.
De acordo com o site “Statista”, em 2024, teremos cerca de 8,4 bilhões de assistentes por voz no mundo todo!
3 – Shopping TV – QR Code
Você já assistiu aqueles canais de compra, tipo Polishop? Por um tempo, eles foram tendências de marketing digital.
Eles anunciam os produtos na televisão, dão todas as informações, o valor, a forma de pagamento, e tudo necessário para a pessoa comprar.
Mas, sejamos sinceros: você já comprou alguma vez? Ou conhece alguém que comprou?
Como não tinha outra forma na época que surgiu, esta foi a melhor encontrada, mas você já reparou na trajetória necessária para realizar uma compra?
Você tem que assistir o anúncio, ouvir e ler todas as informações, pegar o seu smartphone, abrir o navegador, digitar o endereço do site, procurar pelo produto para, finalmente, comprar.
É um trajeto longo e burocrático, e VÁRIOS clientes param na metade e não finalizam a compra.
Essa nova tecnologia que pretende ser uma das maiores tendências de marketing digital de 2021 veio para sanar esse problema.
Durante a apresentação do produto na televisão, aparecerá um QR Code. A pessoa terá que simplesmente chegar com o celular perto e realizar a leitura do código.
Pronto.
Já é direcionada para a página de compra, tendo que apertar somente o botão de “comprar”.
A NBCU colocou um QR Code comprável em um de seus programas. Em 5 minutos, o código foi escaneado 5 mil vezes, aumentando a taxa de conversão em 30%.
4 – Eventos virtuais
Todo mundo, em algum momento da vida, já pensou:
“Nossa, se eu pudesse trabalhar de casa, seria ótimo!”.
Também, pudera: ter que gastar pelo menos 2 horas por dia dentro de um ônibus ou metrô só para ir ao trabalho é complicado. Além de ter que acordar mais cedo para tomar banho, arrumar, e etc.
Finalmente, esse momento chegou. Essa é uma das tendências de marketing digital que muitos sempre sonharam.
A pandemia acelerou o processo do home office, que já vinha sendo testado por várias empresas há algum tempo. Muitas delas, inclusive, constataram um aumento no rendimento dos funcionários a partir do momento que adotaram esse sistema.
Em 2021, vimos o home office se consolidar de vez, e em 2022 veremos várias empresas sem sedes fixas.
Com a pandemia, as empresas viram que não é necessário uma estrutura tão grande para fazer alguns serviços acontecerem, podendo economizar dinheiro e tempo.
E por esse motivo, os eventos virtuais serão cada vez mais corriqueiros no dia a dia empresarial. E eu te dou algumas vantagens de adotar tendências de marketing digital como essas:
- É muito mais barato. Em vez de a empresa ter que alugar um local, montar toda a estrutura e contratar vários tipos de serviços necessários, ela realiza o evento online e economiza dinheiro e tempo.
- Quem nunca ficou ansioso por chegar sexta-feira para poder descansar, e descobre que no sábado tem um evento do trabalho? Nos eventos virtuais, as pessoas poderão participar de casa, sem precisar gastar horas arrumando e deslocando para o local.
- É possível reunir pessoas de vários locais do país, e até do mundo, de maneira fácil, barata e ágil. Talvez, se a empresa contava com a palestra de um renomado profissional, na versão online é mais fácil o convidado participar, já que não terá que viajar de um lugar para o outro.
5 – Limitações de anúncios FB
No mundo digital de hoje em dia, principalmente quem trabalha anunciando no FB, essa é uma das tendências de marketing digital mais importantes.
A partir de 2021, o Facebook vai limitar a quantidade de anúncios por página.
Você já deve ter visto que, em algumas páginas no Facebook, existe uma grande quantidade de anúncios, certo?
Pois é. Na primeira vez que pensamos nisso, a primeira coisa que vem à cabeça é, “mas ter muitos anúncios é bom! Mais dinheiro entrando!”. Sim, o pensamento até que não está errado, mas pensando mais a fundo e de forma mais objetiva, não é bom.
Segundo o facebook, quando a página possui muitos anúncios, cada um deles é entregue com menos frequência. Isso faz com que não saiam da fase de aprendizado, não dando prosseguimento à estratégia.
Dessa forma, a empresa gasta muito dinheiro antes mesmo que o sistema de entrega consiga otimizar o desempenho.
6 – Google Analytics 4
Google Analytics! Uma das tendências de marketing digital que ganhou o mundo assim que foi lançada, há alguns anos.
Até quem não trabalha na área, já deve ter ouvido algumas vezes sobre a ferramenta, mesmo que não saiba para quê serve exatamente.
O Google Analytics é o responsável por analisar as métricas das campanhas da empresa. Através dele, é possível entender os hábitos dos consumidores, saber o que está fazendo sucesso entre os consumidores, e o que pode ser excluído da campanha.
Para 2021 e 2022, uma das maiores tendências de marketing digital será a nova versão do Google Analytics, o “Google Analytics 4”!
Aliado à uma inteligência artificial ainda mais poderosa, o Google Analytics 4 chega com várias inovações.
Uma delas é a possibilidade de analisar e prever quais as tendências futuras do mercado.
Os profissionais poderão saber qual segmento da empresa gerará mais retorno no futuro baseado na receita média, podendo antecipar as ações dos clientes, e focar melhor em determinado público.
7 – Compras no Whatsapp
Há 20, 25 anos, ninguém diria que seria possível comprar sem sair de casa, e de maneira segura.
As compras online já fazem parte da nossa rotina há pelo menos 10 anos, mas algumas novas tendências de marketing digital prometem expandir ainda mais essas possibilidades.
Quem possui qualquer tipo de comércio, já pode criar uma conta no whatsapp, e vender diretamente por lá. Calma, eu explico.
Antes, muitas lojas tinham uma conta no whatsapp que utilizavam para interagir com os seus consumidores, tirar dúvidas, e até mesmo fazer pedidos.
O problema é que o aplicativo se limitava à troca de mensagens. A pessoa podia até fazer o pedido pelo whatsapp, mas para isso, tinha que entrar no site da loja, ou em um perfil do instagram para escolher o produto, e aí comunicar através do whatsapp.
Agora, o whatsapp deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens, e iniciou a transição para se tornar também um market place.
Com essa nova atualização, é possível a loja ou o comércio criar um catálogo de produtos que a pessoa pode acessar dentro do whatsapp. A partir daí, o cliente pode realizar o seu pedido e fazer observações na hora da compra. Tudo isso sem precisar sequer conversar com alguém.
Com certeza essa será uma das grandes tendências de marketing digital de 2021.
8 – Compras pelo Instagram
Ainda na área das vendas, temos essa novidade na área das tendências de marketing digital ligando o e-commerce com as redes sociais.
Em 2021, outra tendência que promete vir muito forte são as compras pelo instagram.
Exatamente. Foi-se o tempo em que navegávamos pelo Orkut e, a única coisa que podíamos fazer era ver 12 fotos de alguém (era o máximo permitido pela plataforma), e discutir nas famosas “Comunidades”.
Hoje em dia, as redes sociais atingiram um outro patamar, sempre visando atrair mais usuários, e por mais tempo possível dentro do aplicativo.
Bem parecido com o Whatsapp, o Instagram integrou em seu sistema o “Market Place”.
A loja em questão cria uma conta comercial no Instagram, e uma página do negócio no Facebook. Depois, basta adicionar os produtos para venda no catálogo, com preços, informações, formas de pagamento, e etc.
9 – Conteúdo em vídeo
Atualmente, uma das maiores formas de consumir conteúdos é através dos vídeos.
Além do youtube, que é a maior rede de compartilhamento de vídeos atualmente, temos o Instagram e o Tiktok, que também trabalham com a mídia.
E esse consumo promete subir ainda mais em 2021 com os conteúdos interativos.
Exatamente.
Vídeos onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo prometem ser uma das novas tendências de marketing digital.
Um bom exemplo são os vídeos com perguntas, onde a pessoa pode responder enquetes dentro do vídeo.
Além de deixar o conteúdo mais dinâmico, deixa o espectador mais próximo do criador de conteúdo.
Dessa forma, além do espectador aprender coisas novas de maneira interativa, o criador de conteúdos consegue informações valiosas, podendo traçar padrões comportamentais e oferecer cada vez mais conteúdos mais específicos e segmentados, aumentando o seu engajamento.
10 – Publicidade Programática
Uma das tendências de marketing digital que promete vir forte em 2021 é a “Publicidade Programática”, ou “Mídia Programática”.
Já faz um tempo que, tanto consumidores como quem trabalha com marketing e publicidade, sabe que a forma de fazer publicidade mudou.
Aquela estratégia antiga de entregar a mesma proposta para várias pessoas, e ter uma conversão baixa já não é a mais efetiva.
Cada vez mais, as publicidades exclusivas, entregues para apenas um certo nicho é muito mais rentável e assertiva.
E é aí que a mídia programática vem sendo bastante utilizada.
Basicamente falando, a mídia programática é a compra e venda de espaços publicitários na internet de forma automatizada, visando uma maior assertividade.
Dessa forma, os anúncios vão aparecer apenas para as pessoas certas, na hora certa e em um contexto certo.
Atualmente, nos Estados Unidos, a publicidade programática corresponde a 85% do total de gastos com publicidade digital, de acordo com um relatório da “Brand Disruption 2020 (IAB, 2020)”.
No Brasil, o valor ainda é menor, mas já corresponde a ⅓ do valor gasto com publicidade (IAB, 2020). Para quem procura tendências de marketing digital, esse é um bom exemplo para investir.
11 – Google Shoploop
Como já dito anteriormente neste post, o e-commerce já faz parte das nossas vidas há mais de uma década.
E essa é uma das tendências de marketing digital dentro desta área que mostra o avanço da tecnologia cada vez mais forte.
Google Shoploop. Já ouviu falar?
Se não, pode ir se acostumando…
O Google Shoploop é uma plataforma de vendas que já possui vídeos do produto integrados.
Vamos lá.
Hoje em dia, na hora de comprar algum produto, qual o seu passo a passo?
- 1 – Pesquisar sobre o produto.
- 2 – Ler ou assistir reviews do produto no youtube.
Certo?
Esta plataforma reúne as duas coisas: o produto, e vídeos de review, diminuindo a burocracia durante o processo de compras, e aumentando as vendas dos produtos. Esta é uma das tendências de marketing digital que mudará a forma de comprar.
12 – Studio Ads Spotify
Google Ads, Facebooks Ads.
Hoje em dia, é “Ads” para tudo quanto é lado.
Se você navega diariamente pela internet, com certeza ouve essa palavra constantemente.
E em 2022, vai ouvir ainda mais.
O Studio Ads Spotify promete revolucionar a publicidade online.
Com a ferramenta, os criadores de conteúdo poderão criar os seus próprios “Ads”.
É isso mesmo.
O intuito é impactar os cliente da melhor forma possível, e da maneira mais assertiva.
Pensa bem: quem conhece melhor os seus consumidores do que os próprios criadores de conteúdo? Finalmente, tendências de marketing digital para o mercado da música estão aparecendo.
13 – Publicidade Self Service no TikTok
Quando falamos de tendências de marketing digital, vimos como a publicidade já faz parte das redes sociais, e todos já nos acostumamos com isso.
Anúncios antes dos vídeos no youtube, links patrocinados no instagram, banners no facebook.
E para seguir o padrão dessa nova forma de fazer publicidade, uma das tendências de marketing digital mais fortes de 2021 são os anúncios no Tiktok.
E posso te afirmar que anunciar lá pode ser um ótimo negócio. Te dou vários motivos.
Primeiro, que os vídeos patrocinados não podem ser pulados pelos usuários. Ou seja: toda publicidade será assistida.
Outro fator fortíssimo é que a plataforma já é a quarta maior em número de usuários, e continua crescendo.
66% de todos os usuários têm menos de 30 anos, e cerca de 60% são mulheres. Logo, já temos um público-alvo ótimo para vários produtos e marcas do mercado.
Mas, se mesmo depois de eu ter dado todos esses motivos você ainda assim não acha uma boa anunciar lá, saiba que várias grandes marcas acreditam que essa é uma das mais promissoras tendências de marketing digital e já estão anunciando na plataforma. Coca-Cola, Nike, Kit Kat, Disney.
14 – Campanhas de Storydoing
Provavelmente você já ouviu falar do “Storytelling”, certo?
No marketing, é muito utilizado para cativar e emocionar pessoas com a marca através de histórias bem contadas.
Essa prática já é utilizada há anos.
Mas e a Storydoing? Conhece?
Pois é. Essa promete ser uma das tendências de Marketing digital em 2021.
O Storydoing consiste em “viver” a história contada.
Na hora de realizar uma campanha, a marca planeja ações e promove experiências únicas e memoráveis aos seus clientes. Dessa forma, o cliente cria um elo de ligação sentimental com a marca, gerando engajamento.
Um ótimo exemplo de Storydoing foi a campanha da Heineken em 2016.
- Por ser o patrocinador oficial da Champions League, a marca realizou uma festa para assistir à final e convidou 3 homens, e para cada um deles, deu também um dia em um Spa para que pudessem presentear suas namoradas. O plano estava traçado: enquanto elas estavam no Spa, eles iriam à festa assistir à final da Champions League.
- No grande dia, pouco tempo antes do início da partida, os 3 homens assistiram a um vídeo gravado pelas suas namoradas.
- No vídeo, as 3 fingiam estar no Spa, e ao final, revelavam estar dentro do estádio onde aconteceu a final.
Dessa forma, a Heineken agradou os homens, e agradou ainda mais as mulheres, mostrando que elas também gostam de futebol.
Assim como o Storytelling, o Storydoing é uma das tendências de marketing digital em 2022.
15 – Youtube Video Builder
Em 2020, vivemos uma das maiores pandemias da história, inédita para a maioria das pessoas.
Durante o momento de incerteza, muitos comerciantes e empreendedores tiveram que fechar os seus negócios.
Pensando na crise gerada pela pandemia do Coronavírus, o Youtube encontrou uma solução para os pequenos empreendedores que promete ser uma das tendências de marketing digital do ano: o Youtube Video Builder.
Utilizando a ferramenta, os pequenos empreendedores conseguem criar vídeos simples para anúncios, barateando os seus custos.
Outra grande vantagem é que não precisa de um grande conhecimento técnico para utilizar a ferramenta. Qualquer um consegue criar.
A ferramenta não é voltada apenas para os pequenos empreendedores, mas para qualquer um que queira criar vídeos simples e curtos, baratos e sem burocracia, de forma rápida. Novas tendências de marketing digital ajudando pequenos empreendedores!
16 – Processamento de Linguagem Neural
Aqui neste post, já falamos sobre uma das tendências de marketing digital mais esperadas: as Inteligências Artificiais. Além de falar como elas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.
Uma delas é o Processamento de Linguagem Neural, que já é utilizado e promete virar uma das tendências de marketing digital em 2022.
A tecnologia consiste na capacidade da Inteligência Artificial conseguir entender e interpretar qualquer tipo de texto, levando em consideração sarcasmo e ironia, os níveis de linguagem do idioma. Basicamente, interpretarem textos como nós, humanos.
Dessa forma, as Inteligências Artificiais conseguirão auxiliar os profissionais de diversas profissões que precisem deste tipo de interpretação rápida e certeira. Sem dúvidas, uma das tendências de marketing digital mais úteis.
17 – Migração da Publicidade da TV para OTT
E por último, temos uma das maiores tendências de marketing digital: a migração da Publicidade da TV para os serviços de stream.
Essa migração já está acontecendo há algum tempo, mas com o recente lançamento de vários serviços novos de assinatura, o processo promete ficar mais forte ainda em 2021.
Com o crescimento dos serviços de streaming, as marcas começaram a anunciar nas plataformas.
E sabe qual a principal vantagem de se anunciar em uma plataforma de streaming?
É mais fácil identificar e recolher informações do público, para que no futuro, a publicidade consiga entregar conteúdos mais certeiros e segmentados.
2021 promete ser um dos anos mais fortes quando o assunto é “tendências de marketing digital tecnológicas”.
Como 2020 foi um ano atípico e extremamente instável, várias marcas e companhias preferiram adiar seus lançamentos para 2021.
Agora, eu te pergunto: qual tendência você acha que será a mais forte?
Uma das tendências de marketing digital que é muito utilizada desde que foi lançada é o Google Ads. Neste post, explicamos tudo sobre Google ads para dentistas!