As estratégias de Marketing Digital para dentistas estão cada vez mais sendo utilizadas por profissionais, e vamos te falar o porquê.

Como já falamos outras vezes em outros artigos do nosso blog, o mercado odontológico no país é extremamente concorrido. Em todo bairro tem pelo menos 1 consultório odontológico.

Desde o surgimento da internet e criação do Marketing Digital, diversos setores foram evoluindo e aderindo a essa nova forma de fazer marketing.

Atualmente, com as mídias sociais, é muito mais fácil investir em marketing digital visando impactar os clientes.

Quer captar mais pacientes de odontologia? Faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO clicando neste link, ou continue lendo nosso texto sobre quais estratégias de marketing digital para dentistas você pode utilizar.

Regras do CFO (Conselho Federal de Odontologia)

O primeiro passo antes de começar a planejar estratégias de marketing digital para dentistas é entender quais as regras que o CFO impõe em relação à divulgação de clínicas e consultórios.

O primeiro ponto a ser citado é que, em qualquer divulgação profissional de clínicas e consultórios, é obrigatório ter o nome e o número da inscrição do dentista no Conselho Federal de Odontologia.

A atual resolução (CFO 196/2019), ressalta, entre outros, que não é permitida a divulgação de preços ou meios de pagamento no anúncio. Todo e qualquer valor, assim como a forma de pagamento deve ser informada ao cliente de maneira privada, quando for solicitado.

Outra proibição é quanto a apresentação de procedimentos sem comprovação científica. Desde técnicas alternativas sem embasamento científico, como técnicas e produtos que ainda estão em fase de testes.
A resolução conta com outras proibições, e você pode acessá-la por completo neste link.

4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas - TRACIONE
4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas 4 - TRACIONE

Passos para criar estratégias de marketing digital para dentistas

Agora que já estamos por dentro da parte jurídica do processo, vamos entender quais os passos necessários na construção de estratégias de marketing digital para dentistas.

Persona

Você já ouviu falar de persona?

E de público-alvo?

Durante muito tempo, o marketing trabalhou com o conceito do público-alvo, em que  era segmentado entre duas faixas de idades determinadas, ou por uma localização mais abrangente, etc.

O problema é que, dessa forma, o target ficava muito abrangente, atingindo pessoas que não eram o foco da empresa, consequentemente gastando recursos desnecessários.

A partir daí, foi criado o conceito de “Persona”.

As personas são perfis fictícios dos clientes ideias, baseados em estudo, dados, testes.

Com a persona criada, a empresa consegue direcionar todas as suas estratégias de marketing digital para dentistas e ações baseada nesta persona.

4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas - TRACIONE
4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas - TRACIONE
4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas 5 - TRACIONE

Identidade visual

Para que estratégias de marketing digital para dentistas deem certo, é fundamental que a marca tenha uma identidade visual bem projetada.

Um logotipo pelo qual todos irão remeter ao consultório só de olhar, as cores que serão utilizadas em qualquer material, as fontes, o estilo.

É bom lembrar que as redes sociais são ambientes muito mais visuais do que textuais. O que ganha destaque no feed e chama a atenção dos futuros pacientes é a identidade visual da marca.

Objetivos

Como tudo em nossa vida, os objetivos são uma das partes mais importantes na hora de planejar estratégias de marketing digital para dentistas.

Cada consultório possui um objetivo que pode ser completamente diferente de outros, responsável por guiar toda a estratégia.

Por exemplo: um consultório recém inaugurado provavelmente está em busca de novos pacientes. A estratégia será mais voltada à divulgação para que as suas personas conheçam o consultório, o trabalho dos profissionais, as referências de cada um.

Já um consultório consolidado no mercado, provavelmente busca fidelizar os seus clientes. Para isso, uma estratégia de relacionamento com o cliente é a mais indicada para o caso. Manter um contato pós-consulta pra saber se o cliente está bem, enviar mensagens lembrando das próximas consultas, oferecer descontos.

Tenha uma boa equipe de criação de conteúdo

Não importa quais estratégias de marketing digital para dentistas você escolherá, em todas elas a criação de conteúdo é uma das partes principais de todo o processo.

Seja uma estratégia voltada a inbound marketing, com produção de textos para o seu blog, ou vários posts diferentes nas mídias sociais; ou uma estratégia totalmente focada em outbound marketing, com vários anúncios. A produção de conteúdo é de extrema importância.

estratégias de marketing digital para dentistas
4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas 6 - TRACIONE

Por onde começar?

Para você que está um pouco perdido com tanta informação e não sabe por onde começar a aplicar estratégias de marketing digital para dentistas, tenha calma.

Você pode começar dando uma olhada no que a sua concorrência está fazendo.

Procure um consultório que já possui uma certa experiência no mercado e que você considere concorrente seu e investigue suas redes sociais.

Olha o que ele posta, como ele posta, qual a frequência, qual a linguagem utilizada, as cores, o engajamento. A partir daí, você saberá o que fazer e o que não fazer. Mas lembre-se: nunca copie conteúdos e estratégias, utilize essa investigação apenas para se inspirar.

Seguindo todas as dicas que demos no texto, tenho certeza que a sua clínica ou consultório odontológico encontrará uma estratégia certeira dentre tantas estratégias de marketing digital para dentistas.

Depois de aplicá-la, basta acompanhar e esperar os clientes entrarem em contato para marcar uma consulta!

Se você quer saber um pouco melhor sobre Marketing Digital para dentistas, nós temos um outro post aqui no blog perfeito para você!

4 Estratégias de Marketing Digital para Dentistas - TRACIONE
Avatar of Felipe Martins
Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

Pin It