Assim que o dentista se forma, ele já começa a pensar em ideias para atrair clientes, pois saber que ser dentista no Brasil não é uma tarefa fácil. Passar no vestibular, entrar em uma faculdade, fazer 5 anos de odontologia e conseguir o diploma ao final do curso é só o começo, e provavelmente a parte mais fácil da carreira de um dentista.
O Brasil é o país com o maior número de dentistas em atividade, de acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia). Em 8 anos, a quantidade de profissionais no mercado cresceu 42,27%.
Esse fator gera um grande problema para quem é da área: uma concorrência gigante no mercado. Por causa disso, os dentistas têm que se virar para conseguir novos pacientes constantemente e manter o consultório funcionando.
Se você é dentista e enfrenta o mesmo problema, nós podemos te ajudar.
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1 – Utilize as redes sociais da forma correta
Hoje em dia, as redes sociais são as principais ferramentas que conseguem unir as pessoas de maneira simples e fácil. Devido à democratização da tecnologia, é muito fácil ter um smartphone.
Uma das ideias para atrair clientes que mais dão resultado é utilizar essas redes sociais da maneira correta!
Mas quando digo utilizar, não é simplesmente criar um perfil, tirar fotos, postar e acabou.
Para que sua estratégia nas redes sociais dêem certo, é muito importante um planejamento estratégico prévio.
Conhecer o seu público-alvo, entender a linguagem deles e descobrir o que eles mais gostam de ver nas redes é um passo importante. Dessa maneira, você consegue segmentar e definir exatamente onde focar os seus esforços.
Ah, e pra quem acha que fazer um post por semana é o bastante, está completamente enganado. Atualmente, as redes sociais contam com algoritmos baseados no número de postagens e o engajamento do perfil. Quem possui uma rotina de postagens, possui mais visibilidade nas redes sociais.
Para criar uma rotina de postagens e garantir que o seu perfil seja notado, é muito importante realizar posts constantemente, seja no próprio feed de ferramentas, ou em outras ferramentas presentes na rede social.
2 – Crie bons relacionamentos
A nossa vida é toda baseada em relacionamentos. Desde criança criamos diversos relacionamentos, seja na família, na rua, no bairro, na escola, ou em qualquer outro lugar.
Uma das ideias para atrair clientes mais utilizada pelos profissionais é criar um bom relacionamento com todos os seus clientes.
“Mas como isso me trará mais pacientes?”
Você já deve ter ouvido falar que o boca-a-boca é a melhor forma de propaganda, né? Essa afirmação está correta.
Quando um paciente é bem atendido em sua clínica, ele falará de você para seus amigos e seus familiares. Mesmo que as pessoas não precisem de um dentista no momento em que escutam, eles lembrarão da sua clínica quando precisarem.
Alguns passos que você pode seguir para manter esse bom relacionamento com os clientes é: ser cordial sempre; tratar todos os pacientes de maneira igualitária, sempre de bom humor e com um sorriso no rosto; ligar depois de alguns meses para saber como o paciente está; ligar um dia antes da consulta para lembrar os pacientes.
Tudo isso gera uma experiência transformadora para o paciente, que gera confiança, amizade e fidelidade, além de possíveis novos clientes através de indicação! Por esse motivo que essa é uma das ideias para atrair clientes mais utilizadas pelas empresas.
3 – Faça parcerias
Outra ótima maneira para atrair novos pacientes para o seu consultório é através das parcerias.
Converse com os comerciantes ou com alguma empresa presente no bairro onde está localizado o seu consultório, e ofereça descontos para todos os funcionários, para os familiares deles.
Outra ótima opção é fazer parcerias com academias, escolas de idiomas e estúdios de tatuagem, sempre oferecendo descontos em parceria para quem utilizar os serviços dos dois locais.
Esta é uma das melhores ideias para atrair clientes, pois além de você se beneficiar, ajuda também outras empresas a conquistar um novo público.
4 – Utilize o Google Ads
Uma das ideias para atrair clientes mais utilizadas hoje em dia é o Google Ads. Com certeza você já deve ter ouvido falar nele por aí, mas você sabe o que é?
É a plataforma de anúncios do Google. Através dela, é possível criar e veicular anúncios no google e em toda a sua rede, como o Youtube, Gmail, Playstore, Displays.
Muita gente não a conhece e nunca nem ouviu falar, mas estamos em contato indireto com ela o dia inteiro.
Sabe quando você realiza uma pesquisa no google e aparecem links em destaque no topo da página? Aqueles são anúncios criados e veiculados através do Google Ads, assim como os anúncios que aparecem no youtube e os banners que encontramos em páginas na web.
Através do Google Ads, é possível segmentar o seu público e exibir os anúncios apenas para o seu público-alvo. Desta forma, você terá o seu trabalho divulgado apenas para quem procura pelo serviço, atraindo clientes.
Se quiser saber um pouco mais sobre o Google Ads, temos um post aqui no blog falando sobre!
5 – Atraindo clientes com o Inbound Marketing
Se você procura ideias para atrair clientes, o Inbound Marketing não pode ficar de fora. Provavelmente você já deve ter ouvido este termo por aí.
O Inbound Marketing é o “Marketing de atração”, em tradução livre, e é uma estratégia que age ao contrário do marketing tradicional, o chamado “Outbound Marketing”.
No marketing tradicional, as empresas vão atrás do cliente oferecendo os seus produtos. No Inbound Marketing não, é ao contrário. O cliente é quem procura a empresa.
Através de uma estratégia bem traçada, são realizadas ações para chamar a atenção e atrair os clientes para o seu site ou blog.
A partir daí, a empresa trabalha no relacionamento com os clientes, gerando autoridade com conteúdos personalizados e tratamento diferenciado, atraindo mais clientes certos, com mais possibilidades de fechar negócio.
Por esse motivo, o Inbound Marketing é uma das ideias para atrair clientes mais utilizadas!
6 – SEO
Por último, vamos falar do SEO, uma das ideias para atrair clientes que nos cerca diariamente, mas muitas pessoas nem percebem.
Quando você realiza alguma busca no google, é bem provável que você entre nos 3 primeiros sites que aparecem, certo? No máximo, em algum site na primeira página de pesquisa.
Pois é. Estes sites estão na primeira página por causa do SEO, assim como os que aparecem em primeiro, em segundo, etc.
Na hora que você realiza uma pesquisa, os algoritmos do Google definem um ranking dos melhores sites correspondentes à palavra-chave que você utilizou.
Mas como eles definem este ranking?
Através do SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que fazem com que seu site fique bem posicionado nas pesquisas do Google.
Mas quais são estas ações?
Criação de conteúdo de qualidade, experiência do usuário, SEO OnPage, Autoridade de marca, entre muitos outros.
Com certeza, esta é uma das ideias para atrair clientes que não podem faltar na sua estratégia.
Existem diversas outras ideias para atrair clientes. Se eu fosse listar todas, ninguém iria ler este texto, de tão grande. Mas o mais importante é procurar maneiras de entender o seu público, pois a partir daí, será mais fácil conseguir novos pacientes.
O mercado está cada vez mais competitivo, e quem não se adapta às novas tecnologias e às novas formas de comunicação, fica para trás.
E você? Tem outras ideias para atrair clientes?