Inbound marketing para franquias de odontologia. Hoje em dia, as redes de franquias odontológicas estão em alta, e nada melhor do que falarmos sobre estratégias relacionadas a isso , certo?

O primeiro ponto que temos que pensar é o seguinte:

Se você é dono de uma dessas redes, o seu foco é aumentar a sua rede para conseguir cada vez mais franqueados, e atrair mais pacientes para as franquias, certo?

Para isso, é necessário investir em estratégias de marketing, e posso te garantir que existem várias.

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Inbound Marketing

Antes de tudo, eu preciso te explicar o que é inbound marketing.

Inbound marketing é uma estratégia utilizada para atrair pessoas qualificadas até você, e posteriormente, convertê-las em clientes. Para isso, são utilizadas algumas técnicas que vamos explicar com mais detalhes neste texto.

De acordo com o site “risefuel“, “a maioria dos consumidores deseja ser educada e informada antes de pensar em visitar seu consultório. É por isso que o marketing de conteúdo é extremamente importante para o seu negócio à medida que nos aproximamos de 2020.”

1 – Criando a persona

Provavelmente você já deve ter ouvido o termo “público alvo” por aí, certo?

Hoje em dia, são utilizadas as personas, uma “evolução” do público alvo. As personas são fundamentais para que a sua estratégia de inbound marketing para franquias de odontologia dê certo.

A persona é o perfil ideal do cliente que você procura, construído através de uma extensa pesquisa para determinar qual a idade, sexo, faixa etária, profisão, renda, etc.

As características comportamentais da persona também precisam ser definidas, como os seus medos, os seus desejos, a forma como lida com as coisas. Dessa forma, você terá uma persona ideal que deixará a sua estratégia ainda mais certeira.

2 – Começando o Marketing de Conteúdo

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Franquias de Odontologia: Guia do Inbound Marketing 5 - TRACIONE

Em uma estratégia inbound marketing para franquias de odontologia, o marketing de conteúdo é a geração de conteúdo que será direcionado para a sua persona, para que ela seja atraída até a sua empresa.

Neste momento, os conteúdos devem ser criados de maneira “segmentada”, seguindo a jornada de compras do cliente que trabalha lado a lado com o funil de vendas, conceito em que define em qual dos pontos abaixo ele está. As 4 etapas da jornada de compra do cliente são:

  • Aprendizado e descoberta:

É quando a pessoa descobre que ela tem um problema e precisa resolver, mas ainda não sabe como.

  • Reconhecimento do problema:

Nesta etapa, o cliente percebe qual o problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo.

  • Consideração da solução:

Aqui, o cliente já sabe o seu problema e começa a considerar quais as soluções.

  • Decisão:

É o momento que o cliente decide como vai resolver o problema.

Com toda essa estrutura, é mais fácil guiar a pessoa ao longo do funil de vendas. Se a pessoa entrou na primeira etapa (aprendizado e descoberta), é necessário guiá-la por todas as etapas do funil, mas não necessariamente etapa por etapa. Ela pode sair da primeira etapa direto para a última.

Se ela entrou já no fundo do funil (etapas de “consideração da solução”, e “decisão”), ótimo, ela está perto de fechar negócio, mas existe a possibilidade de que precise visitar as etapas anteriores para ter certeza.

Ainda falando sobre marketing de conteúdo em inbound marketing para franquias de odontologia, é possível oferecer vários tipos de conteúdos ricos para que, cada vez mais, você consiga autoridade no assunto e conquiste a confiança.

Podemos citar ebooks, infográficos, White papers, entre muitos outros.

3 – Mídias Sociais

Provavelmente, uma das partes mais importantes em nossa estratégia de Inbound marketing para franquias de odontologia.

Hoje em dia, todo mundo possui perfis nas mídias sociais, e as utilizam várias e várias horas por dia.

Franquias de Odontologia: Guia do Inbound Marketing - TRACIONE

Mas antes de investir em todas as mídias sociais, é importante saber em qual delas a sua persona se encontra.

Por exemplo: o Instagram é uma mídia social utilizada por pessoas mais jovens, até os 35 anos.

Já o facebook condensa um público um pouco mais velho, a partir dos 40 anos.

Sabendo onde o seu público está, a sua estratégia de inbound marketing para franquias de odontologia será muito mais certeira e trará resultados significativos.

A partir do momento que você passa a investir nas mídias sociais, você poderá interagir com o seu público, realizar enquetes, postar conteúdos e receber feedbacks. Tudo isso é muito importante para que você possa entender quem te segue, e quais são os seus potenciais franqueados.

4 – SEO

Sabe quando você realiza alguma pesquisa no google e aparece uma lista de sites? O SEO é o responsável por definir quem aparecerá em primeiro, em segundo, em terceiro e assim sucessivamente.

Pode parecer que não, mas isso é extremamente importante para sua estratégia de inbound marketing para franquias de odontologia.

Todo mundo que pesquisa algo no google, clica sempre nos primeiros links, e nunca saem da primeira página, muito raramente.

Por isso, é muito importante investir em uma estratégia de SEO, para que o seu site figure entre os primeiros resultados de buscas de algumas palavras-chaves específicas. Dessa forma, o seu site terá um grande tráfego de pessoas, trazendo cada vez mais possíveis franqueados para você.
Pronto! A sua estratégia de inbound marketing para franquias de odontologia está completa! Agora é só botar pra rodar e colher os frutos!

5 – Mídia paga

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Franquias de Odontologia: Guia do Inbound Marketing 6 - TRACIONE

Hoje em dia, uma das principais estratégias de inbound marketing para franquias de odontologia é a mídia paga.

Em um mundo completamente tecnológico, onde as pessoas podem fazer praticamente qualquer coisa utilizando um smartphone, a mídia paga tem um valor imenso.

Isso porque, baseado em palavras-chaves e hábitos das pessoas, a franquia consegue criar anúncios no google, no instagram, facebook.

Estes anúncios só irão atingir quem realizar pesquisas relacionadas ao tema.

6 – Email marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas na internet e, ao contrário do que muitos pensam, é extremamente eficaz no Inbound Marketing para franquias de odontologia.

O envio de email tem vários pontos positivos.

Primeiro que é um conteúdo completamente direcionado ao seu público, pois só recebem os e-mails quem estiver na sua lista de transmissão.

Segundo, é uma estratégia barata e fácil de executar.

Terceiro, você consegue enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, mostrando para o cliente que você se importa com ele.

Enfim, se eu continuar citando as outras vantagens, você nunca terminaria de ler este artigo.

7 – Podcast

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Franquias de Odontologia: Guia do Inbound Marketing 7 - TRACIONE

Este tipo de mídia ainda é pouco usado em inbound marketing para franquias de odontologia, mas tem um grande potencial.

Hoje em dia, o podcast está crescendo muito, com vários canais e programas sobre os mais diversos assuntos.

Um podcast sobre odontologia, ou até mesmo sobre franquias de odontologia seria perfeito para uma estratégia de inbound marketing.

8 – Youtube e conteúdo em vídeo

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Franquias de Odontologia: Guia do Inbound Marketing 8 - TRACIONE

Hoje em dia, os vídeos são uma das principais formas de consumir conteúdo.

Com o crescimento do youtube, Instagram e Tiktok, o vídeo está, cada vez mais, sendo produzido, seja pela facilidade de gravá-lo e postá-lo, como pela facilidade de consumir.
Em uma estratégia de inbound marketing para franquias de odontologia, o conteúdo em vídeo é um grande diferencial que deixa a estratégia mais dinâmica, explorando várias formas de atrair novos clientes!

 

Leia nossos outros conteúdos sobre marketing odontológico em nosso blog!

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Author

Sou Estrategista de Marketing Digital e sócio executivo na Tracione. Te ajudo a atrair oportunidades certas para sua empresa.

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